Fieb diz que Polo Agroindustrial do São Francisco desbrava novo vetor de crescimento econômico


Comitiva chefiada pelo vice-governador visita a região e integra Governo e setor produtivo

A Fazenda Serpasa, usina do Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco que deve iniciar as operações neste segundo semestre de 2021, foi o primeiro empreendimento visitado pela comitiva do Governo do Estado, chefiada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, neste domingo (25). O projeto pode resultar em crescimento econômico para a Bahia, de acordo com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

A intenção da missão institucional é ver de perto o avanço dos 16 empreendimentos em implantação na região e planejar atração de novos investidores, para se somarem aos outros 10 projetos em análise. Representantes do Senai CIMATEC e do Sebrae, além das Secretarias da Agricultura (Seagri), de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), do Turismo (Setur) e da Educação (SEC), formam a comitiva.

“O polo está avançando e é lindo de ver como o cenário deste lugar tem se transformado. A presença da Fieb, do CIMATEC e do Sebrae nesta missão institucional, além de constatar a realidade e transformação da região, certamente viabilizará um novo olhar do setor produtivo baiano para o projeto. Queremos firmar novas parcerias, trazer tecnologia, conhecimento, infraestrutura e estimular o turismo empresarial e o empreendedorismo. Integrar a Federação das Industriais ao projeto é importante passo para o fortalecimento da industrialização local. Fiz questão de trazer a comitiva na fazenda Serpasa, a primeira de uma série de 11 que serão instaladas na região”, explica Leão. 

Para Ricardo Alban, presidente da Fieb, o Polo Agroindustrial é um projeto desafiador e de desbravamento de um novo vetor de crescimento econômico para a região. "Esta usina que está sendo implantada é o começo. Esperamos que outros empreendimentos sejam instalados, inclusive em outros municípios na circunvizinhança do rio São Francisco. Afinal, uma usina de açúcar e álcool agrega valor ao agronegócio com o produto já industrializado", diz.

O secretário da Agricultura, João Carlos Oliveira, pontua que a indústria será 100% mecanizada e está localizada numa área que atualmente se destaca como um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do Brasil: “Esta usina sucroalcooleira que está sendo implantada aqui em Muquém do São Francisco chama atenção pela consciência ambiental, cujo funcionamento vai economizar energia, considerando que parte da energia consumida será proveniente das caldeiras. Além disso, o restante será vendido à Coelba. Outro ponto é a produção de etanol, produto menos poluente do que a gasolina e o diesel”.

“O Governo de Estado está atento para estabelecer estratégias que garantam a utilização da água de maneira sustentável e equilibrada, na construção de políticas públicas para a gestão hídrica de forma integrada e eficiente, atendendo às necessidades dos empreendimentos agrícolas, pecuários e agroindustriais, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região, bem como, a garantia prioritária desse recurso para o abastecimento humano”, destaca o titular da Sihs, Leonardo Góes.

O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, afirma que o polo agroindustrial abre caminho para um novo modelo de turismo rural, por meio do desenvolvimento sustentável. “As potencialidades dessa região são inúmeras, desde a realização de eventos promocionais até a criação de roteiros pelos municípios beneficiados, com destaque para o sítio arqueológico da Vila de Piragiba e as vinícolas. Nossa equipe já está realizando estudos voltados para atividades turísticas no Médio São Francisco".

A comitiva esteve na usina Serpasa, em Muquém do São Francisco, nas fazendas Euroeste, Desterro e Barra Agro, em Barra. A viagem segue nesta segunda-feira (26), quando visita as obras da Ponte Barra Xique-Xique, o projeto experimental de soja da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Fazenda Escola Modelo CEEP Águas.

Foto: Ascom/Seplan.

Nenhum comentário: