Catadores de resíduos sólidos recebem equipamentos do Governo do Estado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), encerrou nesta quinta-feira (29), em Eunápolis, a maratona de distribuição de 257 kits de equipamentos de proteção individual para catadoras e catadores do extremo sul baiano. Na oportunidade, foram entregues também balança eletrônica, prensa hidráulica e carrinho elétrico para coleta.

“A ação visa dar dignidade e fortalecer a atividade da coleta seletiva e reciclagem feita pelos catadores e cooperativas envolvidas, buscando melhorar as condições de trabalho e ampliar a geração de renda”, ressaltou o titular da Setre, Davidson Magalhães, durante a entrega.

Ao longo da semana, trabalhadores dos municípios de Teixeira de Freitas, Itamaraju e Porto Seguro também foram contemplados com os kits compostos por calça, camisa, bota, boné, pares de luvas, seis big bags, máscara facial com respirador 1/4 e 50 filtros para reposição.

As entregas fazem parte do projeto Pró-Catador, que oferece apoio a 4 mil catadores e catadoras de materiais recicláveis de 12 municípios baianos. Já foram contemplados trabalhadores e grupos produtivos das cidades de Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Jacobina, Irecê e Barreiras.

A iniciativa promove também capacitação e assistência técnica para garantia de direitos básicos, formação de redes de cooperativas e comercialização de produtos a preços justos. O projeto integra a Política Estadual de Economia Solidária e as metas de inclusão socioprodutiva, fomentando a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos municípios beneficiários.

Nenhum comentário: