Inscrições para os cursos técnicos de instrumento e canto no CEEP em Artes e Design seguem até domingo


Estudantes que concluíram o Ensino Médio nas redes públicas de ensino (estadual, municipal e federal) interessados nos cursos técnicos de instrumento musical – violão, flauta doce, contrabaixo, piano e teclado, percussão e bateria – e de canto, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Artes e Design, em Salvador, podem se inscrever noprocesso seletivo, através do endereço http://processoseletivoeptec.educacao.ba.gov.br

. As inscrições estão abertas até este domingo (15/7) e estão dentro do processo aberto pela Secretaria da Educação do Estado, que está oferecendo 9.335 vagas para 42 cursos técnicos de nível médio em 82 municípios baianos, na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio.

O início do período letivo será no dia 30 de julho. O CEEP em Artes e Design, localizado à Rua Bela Vista do Cabral, nº 34, no bairro de Nazaré, oferece 60 vagas, sendo 30 para instrumentos e 30 para canto, nos turnos vespertino e noturno. A divulgação do resultado do processo seletivo está prevista para o dia 17 de julho e a matrícula dos selecionados será entre os dias 19 e 23 de julho na unidade escolar para qual foi classificado.

A professora de música e diretora do CEEP em Artes e Design, Cristina Nascimento, explica que, este ano, como o curso terá duração de um ano, ao invés de dois, o processo de seleção será mais rígido para que o aproveitamento do curso seja completo. “O candidato que está buscando uma vaga em um dos cursos deve ter alguma noção de música ou de canto para concorrer. A ideia é que o período do curso seja utilizado para aperfeiçoar a técnica musical”.

Cursos técnicos – Podem fazer as inscrições para o processo seletivo para os cursos técnicos os candidatos que já concluíram o Ensino Médio e suas modalidades de forma gratuita, seja na rede pública de ensino, no âmbito federal, estadual ou municipal ou tenha, comprovadamente, cursado em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista.

Todos os 42 cursos oferecidos têm duração de dois a três semestres e são gratuitos. Entre os cursos técnicos ofertados estão os de Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agronegócios, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Cozinha, Alimentos, Saúde Bucal, Edificações, Informática, Eletromecânica, Paisagismo, Dança, Processos Fotográficos, Recursos Humanos e Guia de Turismo.


A relação de todos os cursos ofertados está disponível na portaria em anexo. No ato da inscrição, o candidato deverá fazer a opção para um único município, unidade escolar, curso e turno. Ao inscrever-se, o candidato informará o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criará uma senha, que dará origem a um login para trânsito no link do sistema, inclusive para modificar as informações ou cancelar a sua inscrição. As vagas disponibilizadas serão distribuídas segundo a ordem classificatória das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente ou resultado obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que deverão ser informadas pelo candidato no ato da inscrição.

Nenhum comentário: