Produção familiar no Médio São Francisco baiano tem circulação facilitada.

Visando a facilitar o escoamento da produção agrícola familiar, bem como a mobilidade em áreas rurais, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está recuperando acessos vicinais de 18 municípios do Médio São Francisco baiano – área de atuação da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa –, graças a 26 convênios firmados com prefeituras municipais.

O investimento para a recuperação de cerca de 890 quilômetros de vias vicinais chega a R$ 34 milhões, com recursos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. Os municípios beneficiados são América Dourada, Barra, Barro Alto, Canarana, Carinhanha, Central, Cocos, Gentio do Ouro, Guanambi, Ibipeba, Ipupiara, Itaguaçu da Bahia, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, Santana, São Gabriel e Souto Soares.

No município de Central serão recuperados 25,10 quilômetros de acessos, representando um investimento de quase R$ 1,2 milhão. “Essa obra será muito importante para o nosso município porque vai melhorar o escoamento da produção agrícola, em que se destacam o milho, a mamona e o feijão. Além disso, todos os agricultores serão beneficiados com acesso às suas propriedades. As duas vias que serão recuperadas são muito importantes e muito movimentadas e auxiliarão nosso turismo, pois melhorarão o acesso aos nossos sítios arqueológicos”, diz o prefeito do município de Central, Uilson Monteiro da Silva.

Nenhum comentário: