FESTA DE SÃO FRANCISCO




Construído em 1949 sobre pequena colina, tem estrutura em pedra da própria região. A nave tem 90m2 e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. Na parede de fundo a imagem de São Francisco de Assis, o padroeiro da cidade, está impressa em alto relevo. Nas paredes laterais, as estátuas de São Judas Tadeu, Nossa Senhora da Conceição e de São José, além dos quadros que representam a via-crúcis de Jesus. A igreja de São Francisco de Assis já é cartão postal da cidade mais precisa ser incorporado aos roteiros turísticos, especialmente para os visitantes da terceira idade.

Paulo Afonso tem uma particularidade. O santo padroeiro não fica na igreja matriz, lá está a imagem de Nossa Senhora de Fátima que é cultuada muito mais pela população local que o próprio padroeiro.

A festa para o padroeiro é a mais expressiva no calendário de eventos religiosos do município.

1181/82: Nasce em Assis. Batizado com o nome de Giovanni di Pietro (pai) di Bernardone (avô). Mudado para Francisco.

1226: 3 de outubro, à tarde: Francisco cantando "mortem suscepit" (morreu cantando). No domingo seguinte, 4 de outubro, é sepultado na igreja de São Jorge, na cidade de Assis, mas o cortejo fúnebre passa antes pelo mosteiro de São Damião, para a despedida de Clara.
1228: 16 de julho: Francisco é canonizado. Relíquias trasladadas para a nova basílica, em construção, em 25 de maio de 1230.

Nenhum comentário: