Rural Produtivo completa um ano divulgando potencial da agricultura familiar da Bahia



O Rural Produtivo, programa da agricultura familiar da Bahia, completa um ano neste sábado (31), mostrando, semanalmente, na TVE, a força produtiva do segmento. O programa mostra associações e cooperativas que, com apoio do Governo do Estado, por meio de projetos como o Bahia Produtiva e o Pró-Semiárido, têm conquistado a melhoria de vida para seus associados. 

São temas como plantio, produção, criações, tecnologias e estratégias de convivência com o Semiárido. As ações dos projetos são executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). 

Para o secretário da SDR, Josias Gomes, é um ano de comemoração: “Que felicidade termos a oportunidade de todo sábado vermos as iniciativas dos nossos agricultores divulgadas. São experiências dos diversos sistemas produtivos, que têm uma importância enorme, e a alegria transmitida pelos nossos agricultores. Agora, todo o mundo pode visualizar o potencial da agricultura familiar baiana”.

Em cada edição é possível conhecer histórias de vida de uma gente guerreira, que produz 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas, e contar com dicas de assistência técnica, com respostas de profissionais da área às dúvidas de agricultores. 

A Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Rede Cooperacaju) foi uma das organizações produtivas que tiveram sua história contada no primeiro programa. O presidente, Icaro Renê, conta que, nesse último ano, a cooperativa vem passando por grandes mudanças: “Nesse um ano, conseguimos a abertura do CNPJ para trabalhar com diversas culturas dos nossos agricultores familiares, em especial o milho não transgênico para a produção do Flocão de cuscuz e a mamona, para a produção de biodiesel, em pareceria com outras cooperativas. Tivemos também as mudanças das nossas embalagens de castanhas e o lançamento das nossas pastas de castanhas de caju”. 

O programa incentiva ainda o consumo dos produtos da agricultura familiar e agroecológicos, com indicação de feiras onde são encontrados produtos da agricultura familiar, que acontecem em todo estado, ensina receitas com produtos do meio rural e também apresenta atrações culturais. 

O Rural Produtivo está na TVE aos sábados, às 14h, com reapresentações às segundas (6h30) e quintas (20h).  Todos os episódios estão disponíveis no canal do Youtube da emissora. O programa também é exibido na TV Futura, às segundas-feiras (11h30) e aos sábados (11h30), e na TVT de São Paulo, às quartas (19h30) e domingos (18h).

Nenhum comentário: