Documentário "Geração 70: entre Censuras e Cipós" na TVE nesta quinta-feira



O documentário inédito "Geração 70: entre Censuras e Cipós" será exibido nesta quinta-feira (15), às 21h30, na TVE. O especial produzido pela emissora pública faz um registro da década de 1970 que representou um momento importante para as artes em geral, especialmente nas artes visuais, em função do contexto de perseguições impostas pela ditadura militar. O conteúdo reconta este momento a partir de artistas que compuseram esta geração e será exibido em horário alternativo também no sábado (17), às 22h e poderá ser assistido também através do Youtube.com/tvebahia. 

Na Bahia, o grupo surgido em torno da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), carregou em sua linguagem e processos artísticos uma nova proposta, que rompia com a geração anterior, conhecida como segunda geração Modernista, que teve como principais nomes Mario Cravo Júnior, Genaro de Carvalho e Carlos Bastos.

São 14 artistas que fazem parte do projeto, entre eles Bel Borba, Vauluizo Bezerra, Zivé Giudice, Edison da Luz, J. Cunha, Almandrade e Sônia Rangel. A atração conta também com reflexões do pesquisador Ayrson Heráclito. Este registro audiovisual teve como inspiração inicial a Exposição Coletiva Tempo e Linguagens, na Paulo Darzé Galeria de Arte, em 2015.

A concepção da obra é de Caroline Vieira, Denise Dias e Silvana Moura. Ao longo do documentário é possível ver como foi possível driblar a experimentação na linguagem, criando artifícios para burlar a censura que mostrava sua face mais dura, com o fechamento da segunda Bienal da Bahia, em 1968, que confiscou e desapareceu com algumas obras.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia   

twitter.com/tvebahia

 

SERVIÇO:

"Documentário Geração 70: entre Censuras e Cipós"

Quando: quinta-feira (15), às 21h30 e horário alternativo no sábado (17), 22h.

Onde: Aqui na TVE.

Nenhum comentário: