Agricultores e agricultoras familiares de Uauá contarão com laticínio


Agricultores e agricultoras familiares produtores de leite de cabra, do município de Uauá, passarão a contar, até o próximo mês de dezembro, com um laticínio, instalado na comunidade de Testa Branca. Serão beneficiadas 200 famílias de 30 comunidades rurais do município.

Nessa quinta-feira (22), foi realizada uma visita técnica às instalações do laticínio. A atividade contou com a presença de representantes da equipe técnica do Pró-Semiárido, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e da Secretaria de Agricultura de Uauá, com o objetivo de estreitar a parceria entre Governo do Estado, via CAR/SDR e a Prefeitura Municipal de Uauá, para assegurar o funcionamento do laticínio.

“O laticínio tem uma importância muito grande na diminuição do impacto ambiental, pois a atividade leiteira tem menor pressão no sistema de pastejo da Caatinga e atua na geração de renda, sobretudo para mulheres e jovens. A ação também vai promover o fortalecimento do cooperativismo e a diversificação da produção dos agricultores familiares, além de garantir a segurança alimentar, sobretudo para o reforço da alimentação escolar”, ressaltou o técnico em Desenvolvimento Agroindustrial do Pró-Semiárido, Egnaldo Xavier.

O laticínio terá a capacidade instalada de 1.500 litros por dia, e está com 75% da obra civil concluída. A gestão do laticínio será feita pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), e contará com o apoio da Prefeitura Municipal de Uauá e suas secretarias, sobretudo a de Agricultura e Educação, para fomentar a produção no acompanhamento técnico, certificações e comercialização, principalmente para a alimentação escolar.

O laticínio é resultado de convênio entre a Associação de Testa Branca e a SDR/CAR, via Pró-Semiárido, projeto cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que tem entre seus objetivos o fomento ao desenvolvimento local e fortalecimento de cooperativas e associações.

Nenhum comentário: