Bahia aposta em qualificação para valorizar Turismo de Observação de Aves

O turismo de observação de aves ganha adeptos em várias regiões brasileiras, dentre as quais, uma das mais valorizadas é a Chapada Diamantina. O birdwatching atrai um público crescente, razão pela qual o Clube de Observadores de Aves da Bahia (COA-BA) vai realizar, de 19 a 21 de julho, em Mucugê, o ‘Workshop Regional de Turismo de Observação de Aves’, com apoio da Secretaria Estadual do Turismo.

A programação tem os objetivos de promover o debate e orientação técnica; demonstrar o potencial do Estado para essa atividade; informar como se encontra a observação de aves nas diferentes regiões da Bahia e do Brasil, e relacionar o segmento com a possibilidade de negócio. “Visitantes compram passagens, se hospedam e adquirem produtos associados ao turismo”, assinala o diretor de Regulação e Certificação da Secretaria do Turismo da Bahia, Divaldo Borges. “Daí, a necessidade da qualidade no atendimento”.

Ele explica que a estruturação de roteiros e a qualificação dos serviços na Chapada Diamantina são ações de valorização ainda maiores do vasto potencial da Bahia neste segmento.  Aquela região apresenta mais de 400 espécies de aves da Caatinga, da Mata Atlântica e do Cerrado.

Ponto estratégico para observação de aves há 20 anos, a Casa da Geleia, na cidade de Lençóis, permite ver espécies como marias-pretas, sabiás, tibirros rupestres e cardeais. Ornitólogos, fotógrafos e observadores podem agendar uma visita e se hospedar por ali mesmo. Os roteiros de aves na Chapada Diamantina incluem, ainda, o Morro do Pai Inácio, em Palmeiras, a Mata do Remanso, o minipantanal Marimbus e a comunidade Barro Branco, em Lençóis, além da estrada da vila do Guiné, em Mucugê.

A programação do ‘Workshop Regional de Turismo de Observação de Aves’ tem início na quinta-feira (19), às 16h30. A primeira apresentação será sobre Turismo Sustentável. No dia seguinte, os temas incluirão Dicas sobre Guiamento, Turismo de Birdwatching e as aves de Mucugê, e talk show sobre a diversidade de aves da Bahia, dentre outros. Mais informações pelo site:http://www.observacaodeavesba.com.br/.

Repórter: Lenilde Pacheco

Nenhum comentário: