Codevasf e Univasf permite aprendizado sobre captação e tratamento de água de chuva a alunos de Engenharia.

Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, norte da Bahia, puderam aprender mais sobre as tecnologias de captação e tratamento de água de chuva para consumo humano, estratégia importante do governo federal na zona rural do semiárido. A palestra foi ministrada durante uma das aulas do curso por Joselito Menezes, coordenador regional do programa Água para Todos na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).
Menezes explicou que as cisternas são uma forma de melhorar ainda mais o serviço prestado pelo governo federal à população do campo, que carece de água potável de qualidade. “Temos que ter a consciência de que cada região atendida pelo programa tem sua particularidade. É a partir disso que nós sempre estamos pensando em melhorias no sentido de não apenas garantir água no reservatório, mas que essa água tenha qualidade, assegurando a saúde do beneficiário”, esclareceu o coordenador.
Para o estudante de Engenharia Civil, Átila Rios de Assunção, a aula é uma forma de conciliar teoria e prática, um momento em que os alunos podem ter a oportunidade de saber um pouco da realidade fora da universidade. “Foi muito interessante ver essas tecnologias e poder perceber também que a engenharia deve sempre ir se aprimorando de acordo com as necessidades da população. Eu gostei muito das soluções, das tecnologias implantadas, de poder sair do convencional, entrar na sustentabilidade, entender como ajudar a população”, declarou o estudante.
Já a professora do curso, Sylvia Paes de Omena, elogiou a forma como a palestra foi conduzida. Para ela, “é fundamental essa parceria entre instituições, sobretudo quando nós temos a oportunidade de trazer uma instituição como a Codevasf aqui e mostrar na prática um projeto que é amplamente divulgado, mas que a gente não tem uma proximidade para entender o funcionamento, a amplitude, quais são os problemas que são enfrentados e quais são os benefícios que a população está recebendo. A minha expectativa pessoal foi plenamente atendida e acredito que a dos alunos também”, afirmou a professora.
A palestra faz parte de um conjunto de iniciativas empreendidas entre Codevasf e Univasf com o objetivo de divulgar e demonstrar tecnologias de captação e tratamento de águas pluviais para consumo humano.
O superintendente da Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira, observa que esse tipo de parceria contribui para a melhoria da qualidade de vida da população atendida pelas instituições, uma vez que o intuito é sempre buscar a eficiência de suas ações. “Eu sou um aficionado por parcerias. A situação atual é de dificuldades, então, se houver uma parceria entre dois órgãos federais, todos ganham com isso”, apontou o superintendente.
Água para Todos

O programa Água Para Todos é uma ação continuada do governo federal que teve início em 2011. Integrante do Plano Brasil Sem Miséria, o Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI) e reúne um conjunto de ações que busca universalizar o acesso e uso de água para consumo humano e para a produção agrícola. Entre os objetivos estão oferecer água de qualidade para melhorar a segurança alimentar e nutricional, especialmente no semiárido do Nordeste.

Nenhum comentário: