Seca Persistente: Território do São Francisco enfrenta Risco Máximo até maio/26

Marcos Palmeira, Presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco – CONTESF, trouxe à baila um tema que já preocupa prefeitos, comerciantes e pequenos produtores dos municípios abrangidos pela instituição que dirige.

“A seca, que se estende desde 2024, está preocupando os criadores de nossa região” – assinala Marcos Palmeira (PC do B), prefeito de Remanso, um dos dez municípios que integram o CONTESF.

Com dados do INEMA e projeções de institutos e órgãos federais (CPTEC/INPE), fala em um índice de -5 a -10 por cento de precipitação entre outubro de 2025 a abril de 2026 e a possibilidade do El Niño promover uma redução mais significativa nas chuvas.

O Governo da Bahia distribuiu quase 250 mil sacas de milho no mês de junho e julho, uma ação que promoveu a capacidade de resistência à seca dos criadores em toda a região do São Francisco, porém, assinala o Presidente do CONTESF; “A extensão do período seco, exige uma outra ação, da distribuição de milho, ainda este ano que possa garantir boas condições para a criação até o final do período seco”.

Os prefeitos que integram o CONSTESF (Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho, Uauá, Sento Sé, Canudos e Pilão Arcado), todos com decreto de emergência em razão da estiagem, tem em comum essa preocupação e a percepção da necessidade de antecipação do apoio estadual e federal com a distribuição de milho.

Nenhum comentário: