Preços de frutos devem cair no Brasil após o tarifaço

Quando o fruto começa a florescer, o mercado implode, e a manga baiana, orgulho do Vale São Francisco, treme com o tarifaço de 50 % que os Estados Unidos devem aplicar a partir de 1º de agosto de 2025. Em Salvador e região, produtores já contam as horas e os prejuízos que se avizinham.

Segundo a Federação da Agricultura da Bahia (Faeb), 60 % da manga produzida no estado é exportada para os EUA, o segundo maior comprador após a União Europeia. A colheita, prevista para setembro, pode representar a perda de até 50 mil toneladas, impactando diretamente 7 mil trabalhadores rurais e uma cadeia de renda familiar e regional.

A política que brota sob os pés do povo

Enquanto os tronos se mantêm estáticos, o vento muda. Movimentos sociais que cultivam comida, água e dignidade agora disputam mandato nos palcos institucionais — e o resultado é revolução. No Nordeste, onde a luta ressoa em cada município pequeno, a voz do campo e da favela salta do chão para as câmaras e assembleias.

Em 2024, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) rompeu o silêncio da urna e lançou mais de 600 candidaturas pelo país, distribuídas em 367 municípios em 22 estados, com forte presença no Nordeste: 58% dessas candidaturas estão na região. Prioridade: reforma agrária, agroecologia e combate à fome. 62,5% dos candidatos são pretos ou pardos, 38% ligados à comunidade LGBTQIA+ e grupo indígena representado, em uma plataforma que busca transformar (setores) históricos da política institucional.

Reação à pobreza energética e projetos ecológicos

 

Quando o sol queimando pinga sobre a caatinga, ele não só seca a terra: refaz um caminho. Nas veias ressecadas do Semiárido, iniciativas silenciosas crescem como plantas teimosas, gerando luz, alimento, dignidade.

Agricultoras e agricultores abraçam uma revolução solar. O programa Um Milhão de Tetos Solares (P1MTS) da ASA quer levar energia às casas do sertão, individual ou comunitária, atendendo 4 mil famílias em 60 municípios no Nordeste e Minas Gerais. Os sistemas individuais geram cerca de 300 kWh/mês por família e podem reduzir até 95 % da conta de luz, gerando economia e conforto doméstico profundo.

Bahia amplia investimentos e garante novas casas para população rural e povos tradicionais

Editais do Minha Casa Minha Vida Rural preveem construção de mais de 4,7 mil unidades, priorizando quilombolas, indígenas e agricultores familiares em todo o estado.

O Governo do Estado amplia os investimentos em habitação rural, com foco também em comunidades tradicionais, povos originários e quilombolas, em mais de 41 municípios baianos. Nesta segunda-feira (28), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a publicação de edital de chamamento público, para construção de 4.708 unidades, na zona rural da Bahia. A ação, realizada durante agenda do chefe do Executivo, integra o Programa Minha Casa Minha Vida Rural (MCMV Rural), e é resultado de parceria entre o  Ministério das Cidades (MCID), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).

O Cangaço está na moda

Em 2023, a Prime Vídeo lançou a série Cangaço Novo, que apresentou, como o próprio título sugere, uma nova expressão da violência praticada por grupos organizados em busca de riqueza por meio da força bruta. Naquele ano, para mim, foi a melhor produção brasileira no campo da arte cinematográfica, nesse caso, adaptada ao streaming, formato já popularizado pela internet.

Enquanto o tema ganhava espaço em livros, produtoras trabalhavam simultaneamente em novas narrativas para as telas. Em 2025, duas delas foram lançadas: Maria e o Cangaço, pela Disney+, e Guerreiros do Sol, da Globoplay, cada qual trazendo a visão singular de seus autores e diretores.

Alguns críticos apontam exageros nas tramas paralelas à história de Maria Bonita. Há espaço para tudo: relações homoafetivas masculinas e femininas surgem com destaque, em representações inéditas nas telonas e ainda pouco exploradas em registros literários. Acredito que esses elementos foram incorporados propositalmente para apimentar as narrativas e gerar burburinho, despertando atenção para os produtos culturais.

Prevenção a acidentes de trabalho deve ser compromisso de empregados e empregadores

Cada dia 27 de julho novas e velhas reflexões vêm à tona sobre o universo dos milhões de trabalhadores e trabalhadoras do Brasil. É que a data marca o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho Apesar dos avanços, dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) dão conta que, em 2024, o Brasil registrou um total de mais de 724 mil acidentes de trabalho. Cerca de 60% resultaram em afastamentos de até 15 dias, e 12%, superiores e esse prazo.

Para a advogada trabalhista e professora de Direito do Trabalho, Christianne Gurgel, para além da repercussão de todos os sujeitos da relação trabalhista e sua família, os acidentes de trabalho geram custos elevados para o Estado. “É preciso um despertar à cultura do cuidado no meio ambiente de trabalho. As empresas e empregadores devem gerenciar e documentar os riscos, fazer verdadeiro inventário e adotar medidas para impedir ou diminuir seus impactos, protegendo um ambiente mais humano e acolhedor, onde não haja comprometimento da saúde e integridade mental e física dos colaboradores. Dessa forma, pode-se diminuir as chances de acidentes e não onerar as instituições governamentais”, destacou.

A CIDADE ONDE NÃO HAVIA DEMAIS

Havia uma cidade onde ninguém queria mais do que precisava. Não era utopia - era costume. SUFICIÊNCIA era o nome da cidade. Ela se escondia entre montanhas e riachos, invisível àos olhos apressados. Lá, os armários tinham o número exato de roupas para vestir a semana, nem a mais, nem a menos. Os mercados não faziam promoções do tipo "leve 3, pague 2", porque ninguém levava 3 se só precisava de 1. As casas não tinham garagem para mais de 1 carro. Os moradores se contentavam em caminhar. Mas não muito. Não havia excesso - não por escassez, mas por escolha. A palavra "sobra" era tão rara quanto "luxo"! Comer até saciar, descansar até recuperar, sorrir até bastar.

Bahia participa da construção do Plano Nordeste de Transformação Ecológica

A construção coletiva das metas e objetivos do Plano Nacional de Transformação Ecológica foi o foco da oficina promovida pelo Consórcio Nordeste, nesta quinta-feira, dia 24 de julho, em Brasília. A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) teve participação ativa no evento, que reuniu também representantes de outras secretarias da Bahia e dos demais estados para debater diretrizes estratégicas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região, no contexto do Plano Nordeste de Transformação Ecológica (PTE-NE).

Para a Bahia, maior estado do Nordeste em extensão territorial, com maior faixa litorânea e líder na produção agropecuária regional, a participação nesse processo é fundamental, como explica a assessora técnica e representante da Seagri no encontro, Jorgete Oliveira.  "A construção de um plano regional com foco ecológico fortalece a capacidade da Bahia de liderar ações sustentáveis e inovadoras no campo e nas cidades. Nosso estado desempenha papel central na segurança alimentar da região e possui uma diversidade de ecossistemas, compreendendo os biomas Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica", pontuou.

No Oeste, Jerônimo Rodrigues inspeciona ampliação e requalificação do aeroporto de Barreiras

A ampliação e requalificação do Aeroporto de Barreiras – Dom Ricardo Weberberger, no Oeste baiano, que reúnem a cerca de R$63,43 milhões em investimentos, receberam nesta sexta-feira (25) a visita do governador, Jerônimo Rodrigues. Acompanhado pelo superintendente de infraestrutura de transportes da Bahia, Saulo Pontes, representantes do movimento “Decola Oeste” e outras autoridades, o governador destacou a relevância estratégica do empreendimento para impulsionar o desenvolvimento econômico da região, especialmente nas áreas do agronegócio, turismo e logística. 

“Além do transporte de pessoas, de passageiros, teremos aqui um aeroporto muito importante para exportação. Por exemplo, o cacau — não tenho dúvidas de que este aeroporto será fundamental. Além dele, temos também os aeródromos, que são aeroportos menores, como o de Santa Rita de Cássia. Portanto, estamos abrindo a possibilidade de garantir que, por ser uma região com uma geografia muito ampla, tenhamos condições de atender diferentes demandas: transporte de pacientes, turismo, negócios. Este aeroporto, com fé em Deus, estará pronto até meados do ano que vem. Vamos voltar aqui para entregá-lo completamente finalizado”, pontuou o governador.

Campanha promove a doação regular de sangue na Hemoba

Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população baiana sobre a importância da doação regular de sangue, a Hemoba promove a Campanha "Doar sangue. Seu compromisso com a vida" para ampliar o número de doadores fidelizados e garantir o nível seguro dos estoques nas unidades da Fundação na capital e no interior do estado.

Já que a demanda por hemocomponentes nos hospitais e centros de saúde é constante, a doação regular de sangue garante o atendimento das necessidades dos pacientes, como nos procedimentos médicos complexos e tratamentos de doenças graves e emergências (acidentes e traumas). Apesar de ser um gesto simples, voluntário e solidário que salva vidas, muitas pessoas só doam sangue em momentos de apelo emergencial, o que gera oscilações preocupantes nos estoques de sangue.

Dignidade não se negocia

“Vamos recuperar nosso quintal.”

— Pete Hegseth, secretário de Defesa dos EUA, em discurso no US Army War College (23/04/2025)

A agressão dos EUA ao Brasil, interrompendo uma negociação que apenas se iniciava — por iniciativa nossa, aliás —, vem sendo recebida pelo que ela é: intempestiva e isenta de qualquer sorte de causalidade. Em síntese, essencialmente ilegítima, como toda intervenção estrangeira na ordem política de um país independente. Seu caráter é ostensivamente político (a aparência econômica do tarifaço é apenas um disfarce) e se apresenta como insólita punição a um país soberano.

O Brasil é acusado de, nos rigorosos termos de sua Constituição, estar, por intermédio do poder competente, julgando os crimes de uma quadrilha de delinquentes (civis e militares) que, valendo-se inclusive do aparelho público, intentou um golpe de Estado contra o sistema representativo. Vitorioso, o assalto da extrema-direita frustraria a manifestação eleitoral da soberania popular, feriria de morte a democracia há tanto custo humano posta de pé e embarcaria o país no desvão de uma ditadura neofascista. A partir daí... o inferno seria o limite.

"EDUARDO E MÔNICA"

(Incompatibilidade ideológica grave)

"Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coração?"

A Legião Urbana já avisava que Eduardo e Mônica não tinham nada a ver...mas essa minha adaptação é ainda mais improvável: Eduardo Bolsonaro e Mônica da Disney!!

Ele, um entusiasta de armas que fala "TRUMPINGLÊS" fluentemente.

Ela, uma diplomata com cara de Princesa e discurso de inclusão!

Eduardo prefere fuzil, Mônica prefere Sansão!

Eduardo curte tiro ao alvo.

MIGUEL BAIANO

Na cidade, tem gente que todo mundo conhece. O prefeito, o padre, o dono da padaria e do Posto Avenida. Mas ninguém, é mais popular que ele: Miguel Baiano, o rei da caipfruta. Miguel não tem diploma, mas entende de fruta como médico entende de anatomia. Se você tossir perto dele, ele já emenda: “Isso é falta de maracujá com gengibre, meu rei“. E pronto: prepara na hora uma caipfruta terapêutica, geladinha, colorida e com a borda do copo lambuzada de mel e alegria.

Seu carrinho de drinks é uma verdadeira escola de samba ambulante: luzes piscando, música tocando, bandeirolas e aquele sorriso que ele distribui com a mesma generosidade que pinga a cachaça.

- Hoje tem de que Miguel?

- Tem de tudo, meu rei! Tem caipfruta de manga com hortelã, morango com manjericão, limão com rapadura e, se você estiver apaixonado, faço uma especial: Paixão Tropical, que é um paraíso doce no copo.

Lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026 reafirma protagonismo da agricultura familiar baiana no cenário nacional

Foto: Matheus Landim
O fortalecimento da agricultura familiar na Bahia inicia um novo capítulo a partir desta quarta-feira (23). O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, lançou no Parque de Exposições de Salvador, o Plano Safra Bahia 2025/2026, o maior da história. Com investimento de R$ 4,3 bilhões para o estado, a iniciativa inclui ampliação de crédito, incentivo à produção sustentável e o fortalecimento das políticas voltadas ao campo.

Durante o lançamento do programa, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o aumento do ticket médio para o agricultor baiano, que em 2023, era R$12 mil. Passamos para 13, queremos botar para 15. Então, nós estamos criando uma cultura de crédito aqui, para que o agricultor possa pegar o dinheiro emprestado no Pronaf, que tem um desconto de juros muito bom, tem um prazo de carência muito bom, dá tempo ele produzir, pagar sua conta, tomar outro [empréstimo] e assim, a roda da economia vai girando”, enfatizou o governador, que esteve acompanhado pelo vice-governador Geraldo Júnior e pelos senadores da República, Jaques Wagner e Otto Alencar.

Governo do Estado divulga lista dos selecionados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola

Consulta pode ser feita pelo portal BA.GOV.BR


Já estão disponíveis as listas dos selecionados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola. Para consulta, o candidato deve acessar o portal BA.GOV.BR (ba.gov.br/comunicacao/cnhdagente/resultado). O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) disponibilizou 12 mil vagas - sendo duas mil para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, cinco mil vagas destinadas a estudantes 18+ inscritos no programa Bolsa Presença, mil vagas destinadas a jovens atendidos pelo programa Bahia pela Paz,  50 vagas para atendimento às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, além de 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.

O RONCO DO VIGIA

Imagem ilustrativa
Lá no prédio da esquina, entre a padaria do Zé Miguel e o bar do Silvinho tem um vigia que é mais famoso que o síndico: o seu Dimas, o vigia que ronca mais alto que alarme de carro. Dizem que o ronco dele já assustou dois assaltantes e um gato. O primeiro ladrão saiu correndo achando que era um pitbull engasgado. O segundo achou que fosse terremoto. O gato? Bom, o gato ainda não voltou. 

Seu Dimas trabalha à noite, mas dorme como se fosse domingo de manhã. Chega às 22h, arma a cadeira de praia na portaria, ajeita o boné sobre os olhos e pronto. Uma vez uma moça esqueceu a chave e ficou meia hora tentando acordar o homem. Bateu palma, tocou o interfone, fez barulho com as chaves e nada. Acabou ligando para a mãe, chorando. A mãe veio, trouxe a chave reserva e ainda disse: “Não acorda o seu Dimas. Coitado! Tá num sono tão bom!”.

Bahia sedia encontro do Consórcio Nordeste para fortalecer a assistência social nos estados

Representantes dos nove estados do Nordeste estão reunidos em Salvador para construir estratégias integradas de fortalecimento da assistência social. A capital baiana sedia, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), a reunião da Câmara Temática de Assistência Social do Consórcio Nordeste, que acontece no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Participam do encontro secretários e secretárias estaduais, equipes técnicas e convidados.

Durante os dois dias de programação, os participantes discutem caminhos para ampliar o acesso da população aos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ênfase no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade. Estão em pauta temas como a sustentabilidade financeira da rede, o fortalecimento da segurança alimentar em diálogo com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), a relação com os legislativos estaduais e a articulação com outras políticas públicas.

Cinco times já estão confirmados para a Copa Maria Bonita

Dentre os clubes que participarão da competição de futebol feminino, Sport-PE, Confiança-SE, CRB-AL, Botafogo-PB e Fortaleza-CE estão com a presença no gramado confirmada

Pernambuco se prepara para escrever um novo capítulo da história do futebol feminino: entre os dias 2 e 11 de outubro, o estado será palco da estreia da Copa Maria Bonita, a maior competição da modalidade já realizada no Nordeste. Nesse torneio inédito, nove clubes, cada um representando um estado da região, entrarão em campo para celebrar o talento das mulheres no esporte. Com Sport-PE, Confiança-SE, Botafogo-PB, CRB-AL e Fortaleza Esporte Clube-CE já confirmados, a copa promete deixar sua marca no cenário esportivo nacional.

As Leoas da Ilha, consideradas as maiores campeãs do futebol estadual com 10 vitórias em campeonatos, entram na disputa mirando o título de melhor time do Nordeste de 2025. "Ficamos muito felizes em disputar a Copa Maria Bonita, um torneio que exalta a nossa região e valoriza o futebol feminino do Nordeste, que é muito qualificado, possui grandes atletas. E representar Pernambuco é motivo de honra e responsabilidade. Estamos trabalhando firmes para ir em busca do título", afirmou a atacante do time, Gessica Barbosa.

Na Paraíba, as belas do Botafogo levantaram o troféu do Campeonato Estadual três vezes e prometem entrar na Copa Maria Bonita para brigar forte. Em Alagoas, o time feminino do Clube de Regatas Brasil (CRB), um dos mais tradicionais do estado, chega na disputa embalado pelo apoio da torcida para mostrar garra e determinação.

Do outro lado, as meninas dragão do Confiança surgem como um adversário à altura, carregando o título do Campeonato Sergipano Feminino e uma torcida dedicada. Já no Ceará, as jogadoras do Fortaleza Esporte Clube guardam três troféus do Campeonato Estadual e entram na Maria Bonita para mostrar a força do futebol cearense e lutar por mais um título.

Apoio e transmissão

Idealizada por Denis Perucci, a Copa Maria Bonita será sediada em Recife e terá 14 partidas com divisão em três grupos com três equipes cada. Os vencedores de cada grupo e o segundo melhor colocado avançam às semifinais, que antecedem a grande final. "A competição conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Governo do Estado de Pernambuco, da Federação Pernambucana de Futebol e da Dupla Comunicação. Também teremos transmissão ao vivo realizada pela Globo, Sportv, GloboPlay, Nosso Futebol e GOAT", explica Perucci.

 

Governo da Bahia lança Plano Safra 2025/2026 nesta quarta-feira (23)

O Governo da Bahia, em parceria com o Governo Federal, lança nesta quarta-feira (23), às 14h30, no Parque de Exposições de Salvador, o Plano Safra Bahia 2025/2026. A iniciativa marca o início de um novo ciclo de investimentos voltados à agricultura familiar no estado, com destaque para o fortalecimento das agroindústrias familiares, assistência técnica e entrega de máquinas e equipamentos agrícolas.

A ação integra o conjunto de medidas do Plano Safra da Agricultura Familiar do Governo Federal, lançado no final de junho. Com um volume histórico de R$ 89 bilhões, o plano prevê recursos para crédito rural (PRONAF), compras públicas, assistência técnica, seguro agrícola e estímulo à transição agroecológica. Um dos principais destaques é o lançamento do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), que propõe práticas agrícolas mais sustentáveis e saudáveis, além de fomentar o uso de bioinsumos.

"ENTRE CONCERTOS E CONSERTOS" - A sinfonia que falta em Paulo afonso

Precisamos de alguns consertos...porque de concertos estamos muito bem entoados!

Em Paulo Afonso, a cultura está dando um verdadeiro show! São concertos nos palcos, nas praças, e até nos becos. A prova é o "Beco da Cultura"...a música toca, o povo vibra e a cidade aplaude de pé!!

E é justo reconhecer: o Galo tem cantado muito bem nesse segmento! Tá mais afinado que galo cantando no terreiro ao nascer do sol!!

Mas enquanto os ouvidos se alegram, os olhos ainda tropeçam em alguns serviços desafinados.

O maestro da cidade precisa agora reger um novo movimento: não é o tropicalismo, bossa nova, cinema-novo, clube da esquina não, e sim, outros movimentos que dançam como música lenta em final de festa...

Crescimento do turismo baiano volta a superar média nacional, segundo IBGE

A última pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é comemorada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) por colocar, novamente, o turismo baiano com desempenho acima da média nacional no setor. De janeiro a maio deste ano, o volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 10,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado, enquanto no Brasil houve um aumento de 7%. No recorte de maio de 2025 com o mesmo mês de 2024, o turismo baiano cresceu 12,5%, outra vez à frente da média no país, que ficou em 9,5%.

Governo da Bahia entrega trator, forrageira e tanque pipa em Uauá e Sento Sé

As comunidades rurais de Uauá e Sento Sé viveram um fim de semana de avanços importantes. O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou novas entregas que fortalecem a agricultura familiar e o enfrentamento aos efeitos da seca no semiárido baiano.

No município de Uauá, foram entregues um trator agrícola com implementos para a Associação Comunitária Hermógenes Ferreira dos Santos, da Fazenda Carrancudo, uma máquina forrageira para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do município e um tanque pipa de 4 mil litros para a Associação de Desenvolvimento de Santana, da Fazenda Santana.

Governo do Estado e União assinam contratos para mais de mil novas moradias populares, em Feira de Santana e Alagoinhas

Investimentos de R$ 200 milhões contemplam unidades do Minha Casa, Minha Vida e Novo PAC.

Feira de Santana vai receber um importante investimento em habitação popular, com a construção de 208 novas moradias nos residenciais Pedra do Descanso I e II, integrados ao Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Os contratos foram assinados nesta segunda-feira (21), em cerimônia realizada no Centro de Convenções do município, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Com recursos de quase R$ 35 milhões, as unidades beneficiarão famílias de baixa renda, oferecendo infraestrutura completa, áreas de lazer e equipamentos comunitários.

Governo Trump perde apoio da maioria em política migratória

Pesquisas mostram reversão no apoio popular enquanto deportações em massa e medidas restritivas se intensificam 

Aprovação em Queda Livre: Apenas 35% dos americanos aprovam o manejo de Trump da imigração, contra 62% que desaprovam – queda de 11 pontos desde fevereiro. 

"Foram Longe Demais": 55% consideram as deportações excessivas (+10 pts desde fevereiro), com 90% dos democratas e 15% dos republicanos compartilhando essa visão. 

Rejeição a Políticas-Chave:

  59% se opõem a deportar imigrantes sem antecedentes criminais  

57% rejeitam novos centros de detenção para 100 mil migrantes  

59% desaprovam o fim do Temporary Protected Status (TPS) para refugiados  

Tabela 1: Aprovação das Políticas Migratórias de Trump (Julho 2025)

PolíticaAprovação TotalRepublicanosDemocratas
Uso de polícias locais em deportações50%80%25%
Suspensão de pedidos de asilo39%75%10%
Fim da cidadania por solo (birthright)41%76%13%
Expansão do muro na fronteira45%88%27%
Fonte: Dados consolidados do Pew Research, Gallup e CNN

"Solução" Virou "Excesso": Com travessias na fronteira Sul em mínimas históricas, a percepção de "crise" deu lugar a críticas sobre brutalidade. Imagens de raids em locais de trabalho e famílias separadas dominam a mídia. 

Impacto Econômico Temido: 53% acreditam que as políticas custarão mais aos contribuintes do que pouparão. Setores como construção (20% de força de trabalho imigrante) e agricultura (50%) alertam para escassez de mão de obra e inflação. 

Reação Social: Protestos em cidades como Los Angeles ganham apoio de 55% da população, que os considera "justificados". 59% rejeitam uso da Guarda Nacional contra manifestantes. 

Fim de Proteções Humanitárias: 

Cancelamento do parole para 530 mil cubanos, haitianos, nicaraguenses e venezuelanos, incentivando "autodeportação"  

Revogação do TPS para venezuelanos expondo retornados à crise política e econômica  

Detenção em Massa e Militarização: 

Uso da base de Guantánamo para detenção de migrantes e de tropas para deportações  

Expansão da "Remoção Acelerada", permitindo deportações sem audiência judicial  

Ataque a Direitos Fundamentais: 

Fim da cidadania por solo para filhos de indocumentados em desafio à 14ª Emenda  

Restrições ao asilo e fechamento de escritórios de processamento de refugiados na América Central  

"O DHS rescindiu políticas da era Biden que protegiam igrejas e hospitais de operações de imigração. Agentes agora realizam raids em escolas e abrigos religiosos, gerando relatos de famílias escondidas em 'redutos' urbanos".

A Divisão Partidária: Republicanos Apoiam, Mas Preocupações Surgem 

Embora 78% dos republicanos apoiem a abordagem geral de Trump, apoio a políticas específicas varia: 

83% aprovam deportações em geral, mas só 47% apoiam deportar imigrantes sem registros criminais  

64% agora veem imigração como "positiva" (+25 pts desde 2024)  

59% apoiam caminho para cidadania de imigrantes indocumentados – salto de 13 pontos  

Risco Econômico: O corte de US$66 bilhões/ano em impostos pagos por imigrantes indocumentados, devido à cooperação ICE-IRS que quebra sigilo fiscal. 

Desgaste Político: A imigração agora é a 2ª maior preocupação nacional (20%), com democratas reduzindo vantagem republicana no tema de 26 para 10 pontos. 

Cenários: Especialistas preveem: 

Status quo: ICE mantém raids, mas evita confrontos com empresários  

 "Carve-outs": Exceções para indústrias dependentes de imigrantes (ex: agricultura)  

Reação judicial: 210 ações judiciais contra políticas migratórias já foram abertas em 2025  

Trump cumpriu promessas de campanha: reduziu travessias, deportou milhares e desmantelou programas de refúgio. Mas, ao implementá-las, esbarra no paradoxo da eficácia: o que era "solução" tornou-se "excesso" para a maioria. Como resume Ramesh Ponnuru (*Washington Post): 

"O público não quer ver todos os imigrantes deportados – especialmente quem criou raízes aqui. [...] A reação atual reflete a percepção de brutalidade desnecessária". 

Ainda sem recuo, o governo enfrenta um dilema: continuar a política de "América Primeiro" e arriscar o custo econômico e político, ou ajustar táticas diante da erosão do apoio. O preço, como alerta o cientista político Romuald Sciora, "pode ser altíssimo".

Governo do Estado entrega ponte sobre o Rio Vaza Barris e reforça infraestrutura e saúde em Uauá

Jerônimo inaugurou também UBS, pavimentações, novo pelotão da PM e anunciou mais obras estratégicas para o município

Neste domingo (20), o governador Jerônimo Rodrigues concluiu sua passagem pela região Norte da Bahia, com uma visita ao município de Uauá, onde realizou entregas e inaugurou obras nas áreas de saúde, infraestrutura, segurança pública e desenvolvimento rural. A população da capital do bode testemunhou uma verdadeira transformação com a inauguração da ponte sobre o Rio Vaza Barris, no trecho da BA-120, que muda a realidade de milhares de famílias da região.

Para o empresário Givanildo Basilino dos Santos a ponte é de grande importância para o desenvolvimento agrícola e o tráfego na região. “É uma obra que a gente precisava há muito tempo. Vivia no sofrimento com esse rio. Não tinha passagem quando chovia e hoje, graças a Deus, temos a ponte. E também vai contribuir muito, tanto para o escoamento, quanto para o pessoal da agricultura familiar, os pequenos agricultores, que agora podem trazer as suas mercadorias para a feira”, pontuou.

Governador autoriza reforma do Estádio Adauto Moraes e assiste classificação do Juazeirense para a próxima fase da Série D

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, neste domingo (20), a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) a firmar convênio com o Município de Juazeiro para a reforma e ampliação do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela penúltima rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, no Adautão, como é conhecido o equipamento esportivo.

O jogo terminou empatado em 0x0, resultado que garantiu ao Juazeirense a classificação antecipada para a segunda fase da competição nacional. Acompanhando a partida das arquibancadas, Jerônimo destacou o papel do esporte como instrumento de inclusão e desenvolvimento regional.

A queda do “Rei de Paus”. William Campos deixa a SEINFRA

Crise silenciosa na Prefeitura de Paulo Afonso

A gestão do prefeito Mário Galinho em Paulo Afonso, Bahia, enfrenta turbulências internas com a saída de mais um nome estratégicos do primeiro escalão, dessa vez foi William Campos, secretário de Infraestrutura. A demissão, embora oficialmente comunicada com cordialidade, levantam dúvidas sobre os bastidores da administração municipal.

A saída de William Campos foi confirmada no domingo, 20 de julho, após rumores que circularam durante a semana anterior. O arquiteto e urbanista, considerado um dos pilares técnicos da gestão Galinho, ocupou o cargo por 200 dias antes de oficializar sua saída.

Dólares e tornozeleira com Bolsonaro

A sexta-feira amanheceu com mais um capítulo explosivo na trajetória política do ex-presidente Jair Bolsonaro. Durante uma operação de busca e apreensão autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Polícia Federal encontrou cerca de US$ 14 mil em espécie na residência de Bolsonaro, em Brasília.

A ação faz parte de uma investigação que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado, da qual Bolsonaro é réu. Além da apreensão do dinheiro, a operação também resultou em medidas cautelares duras: o ex-presidente agora está obrigado a usar tornozeleira eletrônica, está proibido de acessar redes sociais e não pode manter contato com diplomatas, embaixadores ou outros investigados.

TCE aprova por unanimidade contas do segundo ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues

Foto ilustrativa: Wuiga Rubini

As contas referentes ao segundo ano de gestão do governador Jerônimo Rodrigues foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). A sessão plenária foi realizada nesta quinta-feira (17), presidida pelo conselheiro Marcus Presídio.

O relator do processo na corte foi o conselheiro Inaldo Araújo, que apresentou relatório decidindo pela aprovação das contas de 2024 do chefe do Executivo. Também votaram, na sessão, os conselheiros Antonio Honorato de Castro Neto, João Bonfim, Carolina Matos e Gildásio Penedo Filho. Com a decisão pela aprovação no TCE, as contas agora seguem para apreciação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Festival Guri inicia programação nesta sexta-feira em Petrolina (PE)

Foto: Kaian Alves
O Guri, festival interiorano de teatro para crianças, abrirá a sua segunda edição na manhã desta sexta-feira (18), às 10h, com a apresentação do espetáculo “Lendas na Caixa”, na Ilha do Massangano. Nesta temporada, o projeto promoverá a circulação de grupos de teatro do interior do Brasil, com destaque para criações que apresentem o universo lúdico das infâncias. A programação reúne espetáculos, oficinas e ações formativas, em locais como o Teatro Dona Amélia, CEU das Águas, Parque Josepha Coelho e bairros de Petrolina (PE) até o dia 27 de julho. 

Produzido pelo Coletivo na Caixa (RJ), a obra “Lendas na Caixa” apresenta as lendas do Rio São Francisco através de uma proposta sensível e diversa, que mistura teatro, música e artes visuais. No mesmo dia, às 19h, a Tropa do Balacobaco, de Arcoverde (PE), apresenta o espetáculo de mamulengos “Retetei”, na Agrovila Massangano.

Chocolat Festival Bahia 2025 começa nesta quinta com a presença da agricultura familiar

A partir desta quinta-feira (17/07), Ilhéus será palco de mais uma edição do Chocolat Festival Bahia 2025, o maior evento de cacau e chocolate da América Latina. Até o próximo domingo (20), o Centro de Convenções reunirá especialistas, produtores, marcas e visitantes de todo o Brasil. E, mais uma vez, quem ganha protagonismo é a agricultura familiar baiana, que se destaca como força produtiva no mercado de chocolates e derivados do cacau.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A participação da agricultura familiar no festival evidencia os resultados dos investimentos públicos e do acompanhamento técnico voltado ao fortalecimento da cadeia do cacau no estado.

Juazeiro recebe reforço na segurança pública com entrega de nova sede do CPR-Norte e viaturas

Foto: Thuane Maria
Durante visita do governador ao município, foi lançada ainda operação de combate a incêndios florestais, com atuação dos Bombeiros.

Um dos principais polos do Norte baiano, Juazeiro foi palco, nesta quarta-feira (16), de ações estratégicas para a segurança pública, promovidas pelo Governo do Estado. Na cidade, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhado do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Aloísio Mascarenhas, inaugurou a nova sede do Comando de Policiamento da Região Norte (CPR-N).

A nova estrutura recebeu um investimento de R$ 2,07 mi e integra as ações da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A sede vai abrigar unidades administrativas e operacionais responsáveis por coordenar o policiamento em dezenas de municípios da região norte.

Governo do Estado apresenta Projeto Sertão Vivo aos territórios baianos

Foto: Marta Medeiros
O Governo do Estado segue com a apresentação do Projeto Sertão Vivo aos territórios de identidade da Bahia que serão beneficiados pela iniciativa. Nesta terça-feira (15), foi realizada a segunda oficina territorial, no município de Bom Jesus da Lapa, sede do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, reunindo representantes dos municípios que integram os territórios do Velho Chico e da Bacia do Rio Grande.

O ciclo de oficinas teve início na segunda-feira (14), em Vitória da Conquista, com a participação de municípios do Sudoeste Baiano e do Médio Rio das Contas.
Lançado em junho deste ano, o Projeto Sertão Vivo beneficiará mais de 300 mil pessoas em 49 municípios do Semiárido baiano, distribuídos em 13 Territórios de Identidade. Serão atendidas agricultores/as familiar, povos indígenas, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária e outras comunidades tradicionais.

Sobradinho sediará o 3º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura

 

Foto: Ananda Barros
Com o tema “Riquezas da Terra: valorizar culturas e vivências dos povos e territórios do Semiárido baiano”, o 3º Festival Territorial da Pesca Artesanal e Aquicultura promete movimentar o município de Sobradinho (BA) nos dias 1º e 2 de agosto.

O evento, realizado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Derivados de Peixes de Sobradinho (Coopes Sobradinho), tem como objetivo promover a troca de conhecimentos, incentivar a comercialização do pescado e seus derivados, além de impulsionar o turismo e valorizar a cultura local.

“Esse festival é muito importante para Sobradinho e região, pois estimula o crescimento econômico, a colaboração entre os produtores e a qualificação dos participantes. Além disso, contribui para difundir informações, valorizar os potenciais gastronômicos, integrar diferentes segmentos da agricultura familiar e gerar emprego e renda. Também evidencia a diversidade cultural e fortalece a identidade do território, ao mesmo tempo em que estimula o turismo”, destaca Rosália Vieira, presidente da Coopes Sobradinho.

Festival Guri abre inscrições para oficinas gratuitas em Petrolina (PE)

Retetei - Foto:  Kaian Alves
Projeto da Trup Errante com a Pipa Produções conta com incentivo do Governo de Pernambuco através do Funcultura

Estão abertas as inscrições para as ações formativas da segunda edição do Guri, festival interiorano de teatro para crianças que será realizado em Petrolina (PE) entre os dias 18 e 27 de julho. O evento oferece oficinas gratuitas de teatro, musicalização, experimentação cênica e cortejos, conduzidas por artistas de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraíba. As atividades serão no Sesc Petrolina e são abertas ao público interessado em processos artísticos. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pela plataforma Sympla (links abaixo).

As atividades integram a proposta pedagógica do Festival Guri, que também inclui uma programação de espetáculos infantis em diversos espaços de Petrolina, como o Teatro Dona Amélia, Parque Josepha Coelho, CEU das Águas e comunidades do município.

A entrada de Trump na campanha eleitoral

“Palavras, palavras, palavras”

– Shakespeare, Hamlet

Numa cena memorável de “Wall Street – Poder e Glória” (1987), de Oliver Stone, o especulador inescrupuloso Gordon Gekko, interpretado por Michael Douglas, explica a seu pupilo bestificado as regras do jogo em que sempre vence: “O 1% mais rico possui metade da riqueza do país, cinco trilhões de dólares. Noventa por cento dos americanos lá fora possuem pouco ou nenhum patrimônio líquido. [...] Eu não crio nada. Eu sou o proprietário. Nós é que fazemos os regulamentos; nós tiramos o coelho da cartola enquanto todo o mundo se pergunta como é que a gente consegue. Mas você não é inocente a ponto de achar que vivemos numa democracia, né, Buddy? É o livre mercado. E você faz parte dele.”

Com agroindústria requalificada, apicultores de Anagé miram novos mercados com a produção de mel

A comunidade de Vaquetal, no município de Anagé, vive uma nova fase com a requalificação e ampliação da Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas. A entrega do equipamento, realizada neste fim de semana pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), marca um novo momento para os apicultores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vaquetal, Pau Ferro e Barra da Conceição.

Além da reforma da agroindústria, o projeto incluiu a construção de um anexo, aquisição de kits apícolas e o desenvolvimento de identidade visual, com embalagens, rótulos e um manual de boas práticas. As melhorias fortalecem o acesso a novos mercados e agregam valor ao produto. Agora, o mel sai da agroindústria em embalagens padronizadas nos formatos: bisnaga (280g e 500g), potes de 1kg e 1,4kg (equivalente a 1 litro), e baldes de 28kg — o que permite sua comercialização desde feiras livres até mercados mais estruturados.