O primeiro repovoamento promovido pela Bahia Pesca foi em 2007

Estudantes, professores, marisqueiros e vários outros segmentos da comunidade participaram, nesta quarta-feira (27), do repovoamento de 1,5 milhão megalopas (pequenos caranguejos na segunda fase de desenvolvimento, medindo apenas meio centímetro) no manguezal de Porto de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação.

A iniciativa, da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), por meio da Bahia Pesca, faz parte do projeto Puçá-Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá. As megalopas são cultivadas no laboratório da autarquia, na Fazenda Oruabo, em Santo Amaro, onde a comitiva também visitou e recebeu informações sobre os trabalhos desenvolvidos no local.

O principal objetivo do repovoamento é a defesa do meio ambiente. “Eles crescem, se tornam reprodutores, mantendo o ciclo e conseqüentemente o equilíbrio ambiental”, explica o presidente da Bahia, Pesca Isaac Albagli, lembrando que em 1997 a Doença Letárgica do Caranguejo (DLC) matou milhões destes crustáceos em vários estados do Brasil.

Nenhum comentário: