Depois de participar da transmissão de cargo do novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, na manhã desta segunda-feira (3), em Brasília, o governador Jaques Wagner prestigiou, na tarde de hoje (3), a cerimônia da ministra Luiza Bairros, que vai gerir a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial. A solenidade de transmissão de cargo feita pelo ministro Eloi Ferreira de Araujo, atual titular da pasta, a Luiza Bairros foi realizada no Salão Negro do Ministério da Justiça.A ministra também fez parte do governo da Bahia, atuando na Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia (Sepromi), no período de 2008 até 2010. A nova ministra da Igualdade Racial está entre as nove mulheres que vão compor o primeiro escalão do governo Dilma Rousseff.
Luiza Bairros está radicada na Bahia desde 1979, para onde se mudou depois de conhecer o Movimento Negro Unificado do estado. Foi na Bahia que a socióloga deu início a sua trajetória de luta em defesa das questões negras no Brasil.
Em seu currículo, destaca-se, ainda, a atuação no Programa das Nações Unidas de Combate ao Racismo Institucional (2003), assim como o trabalho realizado, entre 2003 e 2005, no Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) voltado para a pré-implementação do Programa de Combate ao Racismo Institucional nos Estados de Pernambuco e Bahia, entre várias outras atividades.
Um comentário:
Parabéns pela matéria. Luiza tem uma trajetória de militância reconhecida por todos os setores do movimento negro e com certeza terá condições de realizar um trablho que certamente irá proporcionar impactos na vida de milhões de negros e negras deste país.
Postar um comentário