6.3.21

11ª Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru terá sistema de delivery para garantir a comercialização


Delivery para garantir a comercialização

Em sua 11ª edição, a tradicional Feira do Umbu do Território Piemonte Norte do Itapicuru será totalmente on-line. A mudança tem o intuito de evitar aglomerações, neste período em que enfrentamos os riscos de contágio da Covid-19, bem como garantir que os produtos da agricultura familiar do território sejam expostos e comercializados. Com o tema “Umbuzeiro: símbolo de resistência e sabedoria do sertão”, a feira promete manter o objetivo de ser um espaço de comercialização, troca de saberes e sabores e a valorização da cultura popular.

A programação do evento, que acontece nos próximos dias 11 e 12 de março, será marcada por seminários temáticos: desenvolvimento socioeconômico do território; produção, comercialização e segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia; e mulheres rurais no empoderamento socioeconômico. Além disso, a organização do evento colocará um site no ar para exposição dos produtos e disponibilizará um sistema de delivery para garantir as entregas.

“A feira é do umbu, desde a primeira edição, a predominância é o umbu, mas a gente comercializa outros produtos oriundos da agricultura familiar”, explica Damiana Duarte, coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru (Codeter – TIPNI), destacando que a diversidade de produtos é garantida na feira.

Mais de 30 grupos de agricultores e agricultoras estão envolvidos diretamente no evento. Cinco deles são acompanhados pelo Pró-Semiárido e estão nas comunidades Cazumba 1 e Várzea do Mulato, do município de Senhor do Bonfim; comunidade de Salgado, em Andorinha, e comunidades de Gameleira e Jacuna, no município de Jaguarari.

A Feira do Umbu é uma realização do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Senhor do Bonfim e conta com diversos parceiros, entre eles, o Governo do Estado, por meio do Pró-Semiárido, projeto da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). Pelo menos 04 edições da feira contaram com a parceria da CAR/ Pró-Semiárido.

Nenhum comentário: