O Brasil lança oficialmente, nesta segunda-feira, as regras básicas para a exploração da camada Pré-sal. Situada em uma faixa que vai do estado do Espírito Santo ao de Santa Catarina, ao longo de 800 quilômetros da costa brasileira. A camada de petróleo e gás natural, que fica a muitos metros abaixo do nível do mar, é riquíssima, como já comprovaram estudos.
O ato público será realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília. Além dos geólogos cujos estudos foram responsáveis pela descoberta, o evento será marcado pela participação de lideranças de diversos setores, como congressistas, ministros, empresários, trabalhadores, intelectuais e artistas. Em seguida, os projetos apresentados serão encaminhados ao Congresso para que as mudanças sejam debatidas e transformadas em leis para regular a exploração e produção de gás e petróleo. Pela atual avaliação do Pré-sal, o Brasil poderá atingir, em 2015, a produção média de aproximadamente 3,4 milhões de barris/dia de petróleo. Pelos dados atuais, considera-se que o maior potencial esteja na Bacia de Santos, no Litoral dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A exploração fica a cerca de 250 quilômetros de distância da costa. No local, já foram perfurados 14 poços, que resultaram em 13 descobertas. O volume de apenas três das descobertas anunciadas, até o momento, é estimado entre 9,5 e 14 bilhões de barris. Esse volume já garante o dobro das atuais reservas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário