Secretaria de Desenvolvimento Rural abre 97 vagas abertas no programa Partiu Estágio

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) abriu 97 vagas para estudantes universitários no Programa Partiu Estágio (Edital 001/2022). O prazo para inscrição vai até o próximo dia 14 de março, no site do Programa Estágio.

As vagas do Partiu Estágio para a SDR estão distribuídas em 17 municípios, incluindo Salvador. Sendo 61 vagas abertas para a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), nas áreas de: Administração, Agronomia, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Secretariado Executivo e Sistema da Informação.

Mais 36 oportunidades, destinadas a outras unidades da SDR, são para estudantes de Engenharia Ambiental, Agronomia, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Jornalismo e Tecnologia da Informação.

Uma das estudantes que ingressaram como estagiária e hoje trabalham na SDR é a analista jurídica Bárbara Silva, que estagiou na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), por meio do Partiu Estágio. Atualmente ela faz parte do Núcleo de Apoio Jurídico (NAJ) da CDA. “Sem dúvidas, o Partiu Estágio contribuiu, significativamente, na minha formação profissional. Através desta oportunidade pude aprender, na prática, sobre regularização fundiária e mais sobre Direito Agrário. Foram conhecimentos importantes para a minha aprovação do processo seletivo REDA”.


Quem pode participar

Para participar, os interessados precisam estudar e residir na Bahia, possuir idade mínima de 16 anos, além de ter concluído, pelo menos, 50% da carga horária do curso de Graduação. Estudantes de Ensino à Distância (EAD) também podem participar, desde que façam o curso em uma sede ou polo de EAD localizado no Estado.

As vagas serão prioritárias para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e para aqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública, ou com bolsa integral na rede privada. O programa reservará 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme Lei Federal nº 11.788/2008.


Inscrição

O estudante que deseja fazer a inscrição deve fazer o login no site Programa Estágio e preencher uma ficha cadastral, fornecendo seu nome e CPF, além de outros dados pessoais como e-mail, endereço residencial e local onde estuda. Importante ressaltar que a área do estágio deve ser a mesma do curso em que o estudante está matriculado. Posteriormente, em data a ser divulgada, os universitários selecionados para o Partiu Estágio receberão a convocação no endereço de e-mail que forneceram no ato da inscrição.

O programa é uma iniciativa do Governo da Bahia, gerido pela Secretaria da Administração (SAEB), para garantir oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia. Lançado em 2017, o Partiu Estágio já contratou 14.035 universitários para atuação em órgãos e entidades da administração estadual. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais.

Foto: Carol Garcia/GOVBA.

Nenhum comentário: