Encontro técnico faz balanço e traz perspectivas do Bahia Produtiva para 2022

O Governo do Estado investe R$ 658,6 milhões no fortalecimento da agricultura familiar de 41.728 famílias por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e com cofinanciamento do Banco Mundial.

Para fazer um balanço das atividades resultantes desses investimentos, traçar perspectivas e pactuar acordos com gestores, especialistas e equipe técnica dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (SETAFS) espalhados pelos 27 territórios baianos é que acontece, nesta terça e quarta-feira (8/3 e 9/3), o Encontro Técnico com Gestores do Projeto Bahia Produtiva, em Salvador.

A abertura, nesta terça-feira (8/3), teve a participação do coordenador do projeto, Fernando Cabral, que comemorou a retomada desse encontro presencial com a equipe. “Temos muitos desafios pela frente e a gente quer hoje buscar o engajamento dessa equipe no intuito de superá-los para que possamos, em dezembro, estar com esse projeto plenamente concluído e de forma altamente satisfatória.”

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, também falou aos mais de 100 participantes sobre a satisfação de contar com esse grande time para a reta final do Bahia Produtiva. “Este projeto inovador marcará a história do Desenvolvimento Rural do Brasil porque é um projeto completo desde a assistência técnica, passando pelo processo de transparência na seleção das entidades através de editais e depois a prospecção com plano de viabilidade econômica baseado em um plano de negócios factível. E o nosso grande objetivo de inserir os produtos da agricultura familiar nos diferentes mercados e aumentar o faturamento das cooperativas está sendo alcançado. E, melhor que tudo isso é o resultado na ponta: aumento da renda de todas as famílias”.

Uma das assistentes territoriais presentes ao evento é Gabriella Navarro, do território Baixo Sul. Ela comenta que “esse encontro é de grande valia para mim porque vai definir esses ajustes finais do Bahia Produtiva, esse projeto que fomenta milhares e milhares de pessoas no estado da Bahia.”

 

Revista Bahia Produtiva

Além dos grupos temáticos, talk shows e debates, o encontro dará espaço ainda ao lançamento da terceira edição Revista Bahia Produtiva – A força das mulheres produtivas, que acontecerá nesta terça, às 18h, no Novotel. O lançamento terá a participação do titular da SDR, Josias Gomes, da gestora da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira e da titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, entre outras autoridades.

Nenhum comentário: