Assinatura de convênio viabiliza requalificação de feira municipal em Taperoá



Para adequar os espaços e as condições para a comercialização de alimentos produzidos pela agricultura familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), vem realizando a campanha Viva Feira & Feira Segura

Até o momento, a campanha já entregou 4.846 mil barracas e 18.291 mil kits feirantes (avental, máscaras, álcool em gel, toucas e folhetos com orientações sobre os protocolos de segurança contra a Covid-19), para cerca de 370 municípios baianos. O investimento total da campanha Viva Feira & Feira Segura é de R$6 milhões.

Nesta terça-feira (06), representantes da SDR, assinaram mais um convênio da campanha Viva Feira & Feira Segura, dessa vez, com o município de Taperoá, no Território Baixo Sul. O convênio, no valor de mais de R$272 mil, destina recursos para a requalificação da feira livre do município.

De acordo com Wilson Dias, diretor-presidente da CAR/SDR, o objetivo é ampliar cada vez mais a campanha no Estado: “Sabemos que as feiras livres têm grande importância para os municípios, no que se refere à geração de emprego e renda, pois de um lado os agricultores familiares comercializam os produtos e do outro, a população tem a oportunidade de consumir alimentos saudáveis. Essa relação é benéfica para todos, principalmente para a economia local”.

A prefeita de Taperoá, Christianne Guimaraes, conhecida popularmente como Kitty, não escondeu a satisfação com a assinatura do convênio: “A gente tem hoje um município quase 90% agrícola e requalificar a feira no centro da cidade vai trazer muitos benefícios para os agricultores familiares e para população. Além disso, estamos criando um trabalho com as associações e articulando a compra da produção da agricultura familiar, na perspectiva de abastecer creches, escolas e o hospital”.

Participaram do ato de assinatura do convênio, Jeandro Ribeiro, chefe de gabinete da SDR, Ioná Queiroz, diretora-geral da CAR/SDR, além do deputado estadual Rosemberg Pinto.


Sobre Viva a Feira & Feira Segura

A execução da campanha Viva Feira & Feira Segura ocorre por meio de adesão do município, sendo prioritários os municípios que figuram nas primeiras 50 posições com maior incidência de Covid-19 por habitante, utilizando como fonte o Boletim Quinzenal Epidemiológico do Covid-19, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A campanha é parte integrante da ação da SDR intitulada Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, e é realizada no âmbito do projeto Bahia Produtiva, cofinanciado pelo Banco Mundial.

Nenhum comentário: