TV Educa Bahia exibe aulas de diferentes componentes curriculares

Com o início do ano letivo 2020/21, que começou nesta segunda-feira (15), os estudantes da rede estadual de ensino têm à disposição uma série de recursos elaborados para garantir o ensino e a aprendizagem. Além de plataformas digitais qualificadas, cadernos de conteúdos e outros materiais de apoio digitais e impressos, eles podem acessar as aulas transmitidas na programação do canal aberto TV Educa Bahia. As aulas ao vivo do Ensino Médio são produzidas pelo projeto Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), que é desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). Já as aulas do Ensino Fundamental são do programa "Vamos aprender", do canal Futura.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, falou sobre a importância da iniciativa. "Esta iniciativa da SEC de ofertar aulas remotas ao vivo é de uma importância vital para nossos alunos que estão afastados da sala de aula presencial, por conta da pandemia da Covid-19. É uma grande oportunidade de resgatar e construir conhecimento em tempo real. Tenho certeza de que todos saem ganhando com esta experiência inovadora na educação baiana".

De acordo com a diretora executiva do EMITEC, Letícia Machado, a construção das aulas pela equipe do EMITEC tem como base os Cadernos de Apoio à Aprendizagem, criados pela SEC e disponíveis no Portal da Educação, e compostos por trilhas de aprendizagem. "Nesse material, são abordados os temas essenciais do currículo do Ensino Médio, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). Saliento que esse material não substitui o livro didático, apenas traz de forma leve e lúdica esses temas, além de utilizar outros materiais construídos pelos professores do EMITEC e da rede, como as Pílulas de Aprendizagem e os Roteiros de Estudos", frisou Letícia. 

Programação - A grade de aulas na TV está organizada por horários, séries/anos e disciplinas. As aulas do Ensino Médio serão veiculadas da seguinte forma: 1º ano, das 8h às 10h30; 2º ano, das 10h30 às 13h; e 3º ano, das 14h50 às 17h30. Já as aulas do Ensino Fundamental serão assim: 4º e 5º ano, das 13h às 13h30; 6º e 7º ano, das 13h30 às 14h10; e 8º e 9º ano, das 14h10 às 14h50. Nesta segunda (15), por exemplo, os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio acompanharão aulas de Língua Portuguesa e Sociologia. Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio conferem aulas de Química, Atividade Complementar e Biologia. Confira a programação no endereço.

Além da veiculação na TV Educa Bahia, as aulas produzidas pelos professores do EMITEC também são gravadas e disponibilizadas na Plataforma Anísio Teixeira.

Foto: Carol Garcia/GOVBA.

Nenhum comentário: