A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
está realizando uma consulta junto a discentes e docentes para avaliar a
viabilidade da realização de atividades remotas na instituição durante a
pandemia de Covid-19. A pesquisa, organizada pela Comissão Noésis, acontece por
meio de formulário online e estará disponível até quinta-feira (9). Os
resultados irão embasar o planejamento de futuras ações acadêmicas remotas.
Toda a comunidade acadêmica deve participar.
Professores e estudantes de graduação da instituição devem
participar preenchendo os formulários eletrônicos específicos para cada
segmento. Os questionários reúnem perguntas sobre condições de acesso à
internet, situação socioeconômica, espaço e convivência familiar da comunidade
acadêmica. As respostas dos questionários permitirão analisar as condições de
acesso e uso de ferramentas digitais entre estudantes e professores da
Universidade.
Segundo o docente do Colegiado de Ciências Sociais Adelson
de Oliveira, presidente da Comissão Noésis, instância responsável pela consulta
e pelo planejamento de ações remotas na Univasf durante a pandemia, a depender
do resultado deste diagnóstico, será possível planejar, a médio e longo prazo,
atividades online vinculadas aos componentes curriculares optativos e eletivos
das graduações.
De acordo com o docente, a participação da comunidade
acadêmica na consulta é de extrema importância e todos devem estar atentos ao
preenchimento dos formulários do diagnóstico. “Somente a partir dos dados
consolidados pelo diagnóstico poderemos fazer proposições seguras e com
viabilidade de execução, atendendo as especificidades e necessidades
particulares que fazem da nossa universidade plural. Somente com o apoio de
toda a comunidade encontraremos os melhores caminhos a seguir”, diz.
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