Estudantes da capital e do interior apresentam tecnologias sociais em mostra científica em Salvador

Esta semana tem sido de muitos aprendizados e descobertas para estudantes e professores da rede estadual, da capital e do interior, que estão participando de uma intensa capacitação em Práticas Educativas Inovadoras de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. A atividade, que começou na segunda-feira (13), será encerrada nesta quinta-feira (16), com uma mostra de projetos de iniciação científica, por meio dos quais os estudantes irão apresentar o resultado de pesquisas desenvolvidas em sala de aula, no âmbito do projeto Ciência na Escola. Muitos destes projetos envolvem tecnologias sociais, de baixo custo e que estão fazendo a diferença na vida das comunidades onde os estudantes vivem.

Ao todo 68 estudantes, de 35 escolas estaduais, irão expor 17 projetos de iniciação científica. Dentre eles, está o ‘Helicóptero Caseiro’. O equipamento foi feito a partir de uma placa de alumínio e voa impulsionado por um motor elétrico. Com uma câmara acoplada em wi-fi, o helicóptero faz um mapeamento de áreas degradadas na região do Sobradinho. Este projeto é um desdobramento do lançador de sementes, feito à base de garrafa pet, que também foi desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Maria José Lima Silveira, em Sobradinho. Com o Helicóptero caseiro, os estudantes estão mensurando se houve recuperação de áreas onde o lançador de semente foi utilizado, além de verificar quais intervenções podem ser feitas para reduzir os impactos ambientais.

Como parte da programação da semana voltada à Educação Científica, nesta quinta-feira (15), os estudantes e professores participaram da maratona tecnológica “Hackathon Educacional”. A iniciativa, promovida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do projeto e-Nova Educação, permite que os participantes desenvolvam, de forma conjunta, ações pedagógicas utilizando os Chromebooks que estão sendo disponibilizados para as escolas a partir do projeto e-Nova Educação, desenvolvido em parceria com o Google.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, esteve no evento e falou sobre a ação. “Esta é uma experiência concreta do que é efetivamente a nova escola e aqui, por exemplo, a gente pode perceber o entusiasmo destes estudantes, desenvolvendo projetos inovadores e de cunho social, para serem aplicados nas comunidades onde moram. São diversas escolas, de diferentes regiões, com diferentes frentes de trabalho. Então, portanto, o que estamos fazendo aqui desta maneira é o que está acontecendo hoje nas escolas no dia a dia”, destacou.

Todas estas atividades que estão acontecendo durante a semana no IAT, são desdobramentos do edital submetido e selecionado pela TechCamp 2018, pela coordenadora do Programa Ciência na Escola (PCE), da Secretaria da Educação do Estado, Shirley Costa, e o professor de História, Delmaci Ribeiro de Jesus, que leciona no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes, localizado em Catu (91 km de Salvador). O STEM TechCamp Brasil é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, com o objetivo de estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em STEM, com potencial para implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa nas redes públicas de Educação Básica de todo o Brasil.

A partir de agora, espera-se que sejam implantadas novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas escolas estaduais, bem como a organização e a realização de feiras regionais nos Núcleos Territórios de Educação (NTE), buscando inovar os ambientes de aprendizagem.

O pai. (Tá na internet)

O pai meu
O pai seu
O pai nosso
Todos os pais.
Os que estão no Céu
Os pais da Terra
Os de paz, os de guerra
O pai que assumiu
O pai que sumiu
O pai que voltou
O pai que você nunca viu
O pai que é cego, o que vê demais
O pai que é mãe, a mãe que é pai
O pai que lê jornal, o pai que não lê nada
O pai brigão, o pai que conta piada
O pai que a gente ajuda, o pai que dá mesada
O pai elegante, o pai de camisa cavada
O pai viajante, o pai que não sai.
Em nome do seu,
Do meu, de todos.
Em nome do pai.

Feliz DIA DOS PAI!

Tá na internet. Infelizmente não encontrei o autor do texto.

Setur busca novos investimentos para ampliar permanência de turistas na Bahia

Durante reunião do Conselho Nacional do Turismo e primeira edição do Industry Showcase and Tabletop Networking, do Sistema de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), realizadas nesta segunda-feira (06), em Itupeva (SP), dirigentes da Setur-BA intensificaram contatos, a fim de  prospectar novos investimentos para o turismo baiano.

Realizado nesta segunda e terça-feira, no White Pavillion do Parque Wet’n Wild, em Itupeva, o Industry Showcase and Tabletop Networking tem como objetivo reunir autoridades de governo, dirigentes de parques temáticos, empreendedores, hoteleiros e fornecedores mundiais de equipamentos para discutir ações para incremento do turismo no Mercosul.

“Estamos em busca de novos equipamentos que contribuam para atrair turistas aos destinos baianos e mantê-los por mais tempo no Estado. Um evento como este oferece boas oportunidades de investimentos”, afirmou o subsecretário do Turismo da Bahia, Benedito Braga.

Um dos destaques da mostra é uma Roda Gigante de Observação, semelhante à London Eye, a roda gigante de Londres, apresentada pelo grupo chinês Songling Amusement. Com 88 metros de altura e 83 metros de diâmetro, o equipamento, em estrutura metálica, possui 54 cabines com capacidade para oito pessoas cada. O tempo de volta é de 15 minutos e pode conduzir até 432 passageiros. Requer investimento de 2 bilhões de dólares.

A programação do Industry Showcase and Tabletop Networking inclui palestras sobre tecnologia, segurança e inovação apresentadas por especialistas internacionais.  O evento conta com a presença, dentre outros, do ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, e da presidente da Embratur, Teté Bezerra.

Reunião do CNT - Já a reunião do Conselho Nacional de Turismo colocou em pauta, entre outros temas, as boas práticas de gestão turística da região de Porto Seguro. A cidade do sul da Bahia é considerada um exemplo pela forma como reposicionou seus destinos (que incluem Trancoso, Arraial D’Ajuda e Caraíva) no mercado. 

O Eco Parque, em Arraial d’Ajuda, ficou em nono lugar na lista dos dez melhores parques aquáticos do mundo, segundo avaliação do site de viagens TripAdvisor.  O secretário de Turismo de Porto Seguro, Richard Alves, também participa do evento.

Pastor Heleno visita Lagarto


O candidato ao senado Pastor Heleno (PRB) esteve hoje na cidade da Lagarto e se encontrou com lideranças políticas para conversar sobre as necessidades locais. Ele teve a candidatura homologada na convenção do partido na última sexta-feira, 03, em Aracaju. Foi recebido pelo vereador Alex Dentinho e externou a sua preocupação com a cultura da citricultura que já em pregou mais de 100 mil pessoas na região e hoje, após o abandono pelo atual governo, só tem 10 mil trabalhadores nos pomares.


Se encontrou ainda com deputado estadual Gustinho Ribeiro, muito querido na cidade e que é da mesma coligação que irá disputar as eleições em outubro que tem como candidato ao governo do estado, Eduardo Amorim.

No Povoado Colônia 13, se reuniu com o Pastor Gil, liderança que também o apoia. Heleno Está impressionado com os relatos que recebe de diversas pessoas da região com as dificuldades que estão enfrentando com plantios de laranja e com a falta de apoio deste que já ficou conhecido como, “o pior governo que Sergipe já teve”.

“Vamos nos juntar. Vamos nos unir e termos coragem para mudar está atual situação que os produtores estão passando. Eu serei a voz que irá defender o povo sergipano no senado”, disse Heleno ao final do encontro na Colônia 13.

Romaria do Bom Jesus leva 550 mil pessoas ao Oeste da Bahia

Conhecida como capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa recebe 550 mil romeiros durante a principal festa religiosa do município, iniciada dia 28 e que prossegue até segunda-feira (6). Hotéis e restaurantes estão entre os setores econômicos mais beneficiados com a chegada dos visitantes nos 10 dias da tradicional romaria do Bom Jesus, realizada há 327 anos.

O número estimado de romeiros é 10% maior do que em 2017, segundo o padre Devaldo Menez, reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa. Sozinha, a cidade recebe de 2,5 milhões de visitantes/ano atraídos pelo turismo religioso: praticamente a metade do fluxo turístico previsto pela Igreja Católica para toda a Bahia.

Dentre os principais mercados emissores de turistas para a cidade estão a própria Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. São destes estados os hóspedes que lotam, até a próxima quinta-feira (9), os 12 quartos da pousada Santa Rita, a 100 metros do santuário. “Não há mais vagas para os meses de setembro e outubro”, explicou a gerente Karla Farah.

No Palace Hotel, a taxa de ocupação também atingiu 100% no período da romaria do Bom Jesus. “Desta sexta (3) até terça-feira (7), nossos 21 apartamentos estarão ocupados e são poucas as vagas disponíveis para eventos dos próximos dois meses”, disse a gerente Maíla Ferreira.

A grande movimentação também se reflete no setor de alimentação. O fornecimento de almoço no restaurante Pikiras, por exemplo, chega a quadruplicar. “Normalmente, servimos almoço para 100 pessoas, mas com a romaria devemos aumentar para 400”, relata a funcionária Elma Silva, que também confirma o aumento da mão de obra: além dos sete funcionários fixos, cinco foram contratados temporariamente para suprir a demanda.

Bom Jesus da Lapa – Banhada pelo Rio São Francisco, a cidade fica a 780 quilômetros de Salvador e tem entre seus principais atrativos as sete capelas que compõem o santuário de Bom Jesus da Lapa e os prazerosos passeios de barco feitos no leito do principal rio do Nordeste brasileiro.

Desde a última sexta-feira (28), o santuário tem recebido romeiros que participam da novena com celebrações diárias, às 19h, presididas por padres e bispos da Bahia, Sergipe e Minas Gerais. O auge da festa se dá na segunda-feira (6), com vigília e procissão, às 17h. Este ano, a romaria homenageia os missionários católicos, que têm a atribuição de difundir os ensinamentos bíblicos.

Estudantes participam de votação simulada em ação com o Tribunal Superior Eleitoral no ICEIA


Estudantes de oito escolas estaduais e municipais participaram, nesta terça-feira (31), de uma votação simulada em urna eletrônica, no Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), em Salvador. Alguns se candidataram a cargos como governador, deputado estadual e vereador, apresentaram suas plataformas de campanha e foram eleitos pelos colegas de escola. A atividade, que simula uma votação real e estimula o exercício da cidadania, é promovida pelo Programa Justiça Eleitoral Itinerante, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE), por meio do projeto Políticos do Futuro, que na Bahia tem a parceria da Secretaria da Educação do Estado.

A iniciativa contou com as presenças de autoridades estaduais e federal, entre as quais o governador Rui Costa, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, e o ministro presidente do Tribunal Superior Eleitora, Luiz Fux. Da rede estadual, participaram os alunos dos colégios Severino Vieira, Castro Alves, Ypiranga e Luiz Fernando Macedo Costa. Os eleitos, durante o evento, receberam como prêmio a experiência de acompanhar um dia de trabalhos dos reais representantes políticos. Antes da votação simulada, os candidatos de cada escola participaram de um debate sobre assuntos relacionados à cidadania e se apresentaram no palco para que os colegas os identificassem.

A estudante Ana Beatriz de Souza, 15, 9º, do Colégio Estadual Ypiranga, foi eleita para o cargo de governadora e fala da importância da participação dos jovens na política. “Somos o futuro do nosso país. Então, este projeto é uma experiência importante para que, desde cedo, a gente comece a discutir temas que nos dizem respeito como melhorias na Educação, que foi uma das minhas plataformas de campanha. Quem sabe, no futuro, não nos tornaremos políticos de verdade?”.

A professora Aurelieza Santos falou sobre a repercussão da atividade pedagógica na formação dos estudantes: “É um estímulo para que nossos alunos criem mecanismos de participação na política e que percebam que a política é uma responsabilidade de todos. E, para nós, a proposta é uma possibilidade de fazer com que a juventude pense que eles também podem construir política. Ou seja, são jovens pensando na política, na melhoria da Educação, da Cultura, da Saúde”.



Representando o Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, Danile Peixoto, 13, 9º ano, eleita deputada estadual, fala da sua motivação para participar desta experiência. “Acho importante a nossa participação na vida pública do nosso Estado e país para aumentar a nossa consciência. Minha proposta está muito focada na área da Saúde e foi inspirada na minha avó, que é diabética. Penso que as indústrias farmacêuticas poderiam doar medicamentos para a população carente”, revela.

O governador Rui Costa destacou a iniciativa do TSE para a formação cidadã e para despertar o interesse dos jovens pela política. “Fui eleito governador mirim quando estudava no Colégio Estadual Luiz Tarquínio e o destino me colocou aqui como governador da Bahia. Portanto, considero muito importante este projeto que estimula a democracia, que é valorizar a opinião do povo. Ainda não inventaram nada mais importante do que a democracia. Por isto, todo apoio a este programa que promove a cidadania, o engajamento dessa juventude”.

O secretário da Educação Walter Pinheiro falou sobre a conscientização do jovem. “Trata-se de um debate educacional e democrático dos mais importantes. A escola forma cidadão e é fundamental que cada vez mais os estudantes possam interagir com o que acontece lá fora. Eles serão os nossos representantes do futuro e, principalmente, os eleitores que definirão o futuro deste país. Então, esta ação, iniciada com a Justiça Eleitoral, que solicitou à Educação para que eles pudessem promover este debate no interior da escola, já é o resultado de toda uma caminhada que foi travada nesse período com palestras e debates. Isto aqui é o coroamento de um exercício democrático importante estabelecido no interior das escolas”.

Foto: Claudionor Jr.

Polícia Militar desarticula comércio de drogas em Paulo Afonso


Com os criminosos foram apreendidos entorpecentes, além de utensílios usados para a sua comercialização.

Dois traficantes foram presos, na manhã desta terça-feira (31), por equipes da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto/Rotam) do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Paulo Afonso), no bairro de Marina França. Na ação, também foi fechado um ponto de comercialização de drogas.

Após denúncias, os policiais militares chegaram até Erivânio Pantaleão de Melo e a Jéssica Nascimento Dias, em imóveis diferentes. Jéssica, já com outras passagens pela polícia pelo mesmo crime e com mandado de prisão em aberto, atuava numa 'boca de fumo'.

Com os bandidos foram apreendidos seis tabletes de maconha, um de cocaína, três balanças, embalagens para armazenagem das drogas, além de três aparelhos celulares. Erivânio e Jéssica foram encaminhados para a delegacia territorial de Paulo Afonso, para adoção das medidas de polícia judiciária.

Cocaína é apreendida na casa de traficante em Vitória da Conquista


Uma Balança de precisão e embalagens para acondicionar drogas também foram apreendidas com Enzzo Havelange Dantas

O traficante Enzzo Havelange Dantas, de 38 anos, foi preso com 48 porções de cocaína, já prontas para venda, uma balança de precisão e embalagens para acondicionar drogas. Enzzo foi flagrado em casa, no bairro Boa Vista, em Vitória da Conquista, na terça-feira (31), por equipes da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), da cidade.

Com passagens por tráfico de drogas e formação de quadrilha, Enzzo estava em liberdade provisória. Investigações da DTE/Conquista, subordinada ao Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), apontam o criminoso como gerente do tráfico naquele bairro.

Enzzo, que integra uma quadrilha responsável por vários homicídios e roubos ocorridos em Vitória da Conquista, foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado para o Conjunto Penal de Conquista. O material apreendido na casa dele já seguiu para a perícia, no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Por Priscila Carvalho.