Saúde sem Fronteiras chega em Muquém do São Francisco e Barra do Choça

Muquém do São Francisco, na região de Ibotirama, e Barra do Choça, na região de Vitória da Conquista, são os dois municípios que recebem, nesta segunda-feira (14), o programa itinerante da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama. O programa atende a mulheres de 50 a 69 anos para a realização de mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama.

Para ser atendida, a mulher deve levar os seguintes documentos: Carteira de identidade, cartão do SUS e um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de luz, de água, etc. O atendimento é feito em unidades móveis, equipadas com mamógrafos de última geração e com profissionais que estão à disposição das pacientes. O horário para a realização do exame é das 7 às 18h.

Em Muquém do São Francisco, a unidade móvel estará estacionada no período de 14 a 17 de maio, na Unidade de Saúde Jackson Brandão Teles, no Bairro Vermelho. A meta de atendimento, pactuada com a Prefeitura Municipal foi de atender a 471 mulheres.

Em Barra do Choça, o Ginásio de Esportes Cláudio Rocha será o local de estacionamento da unidade móvel do Saúde sem Fronteiras. Ela ficará ali no período de 14 a 26 e atenderá a 1.727 mulheres de 50 a 69 anos.

O Saúde sem Fronteiras é um programa que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Nenhum comentário: