Secretaria da Saúde do Estado da Bahia monta três postos de atendimento médico no Fórum Mundial Social

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) montou três postos de atendimento médico para atender aos participantes do Fórum Social Mundial (FMS), que acontece em Salvador, entre os dias 13 e 17 de março. Localizados no campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Parque de Exposições e no estádio de Pituaçu, as estruturas contarão com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e brigadistas que estão aptos a realizar o pronto atendimento.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “os primeiros socorros são prestados no local e, quando necessário, os pacientes são encaminhados para as unidades hospitalares da Sesab de acordo com o perfil”, ressalta o secretário, que aponta ainda o atendimento de 17 pessoas no primeiro dia de funcionamento dos postos.

Excepcionalmente, nessa quinta-feira (15), a estrutura de atendimento médico será montada no Estádio de Pituaçu, pois haverá um encontro com ex-chefes chefes de Estado, como Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Dilma Rousseff (Brasil) José Mujica (Uruguai), Fernando Lugo (Paraguai) e Manuel Zelaya (Honduras). Para prestar um atendimento adequado, a equipe conta ainda com uma intérprete, disponibilizada pelo Fórum, que fala inglês, russo, cantonês e português.

 A intérprete Kin Sun explica que “é importante ter alguém para facilitar a comunicação, pois é um evento que está abrigando pessoas de mais de 100 países, então precisa de alguém para fazer essa ponte e prestar um bom atendimento”, pontua Kin Sun.

  Fórum Social Mundial

O evento ocorreu pela primeira  vez em 2001, em Porto Alegre, para fazer frente ao Fórum Econômico Mundial que acontecia em Davos (Suiça), no mesmo período. O Fórum Social Mundial já está na sua 13ª Edição e se consolidou como um espaço para o debate democrático de ideias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital.

 Neste ano, são 19 os eixos temáticos, dentre eles: “Comunicação e Mídia Livre”, passando por “Migrações” e “Vidas Negras Importam”. O evento ocorre em diversos locais em Salvador: campus de Ondina, da UFBA, Parque do Abaeté, em Itapuã, Parque São Bartolomeu, no Subúrbio, estádio de Pituaçu, dentre outros.

Nenhum comentário: