Estudantes e professores baianos são premiado na maior Feira de Ciência e Engenharia do país.


Projetos desenvolvidos em sala de aula renderam premiações a estudantes e professores da rede estadual de ensino na 16ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada durante esta semana na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). O resultado foi divulgado, nesta sexta-feira (16), e os projetos baianos se destacaram pela relevância e alcance social.

O projeto ‘Smartcam:  Dispositivo de segurança para ultrapassagem’, do Colégio Estadual Wilson Lins, em Valente, conquistou o Prêmio ABRITEC Certificado de Incentivo à Pesquisa Tecnológica e Científica da Associação Brasileira de Incentivo Tecnológico e Científico (ABRITEC) e o Prêmio da Revista InCiência. Já o projeto ‘Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás’, do Colégio Edvaldo Brandão Correia, no bairro de Cajazeiras, em Salvador, conquistou o Prêmio Destaque da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC).

“Os estudantes e os professores da rede estadual vêm se destacando em eventos nacionais, como a FEBRACE, e até em internacionais, mostrando como a escola está cada vez mais voltada para o estudo da Ciência direcionada para os problemas que ocorrem ao seu redor. Nós, na Secretaria, temos incentivado a iniciação científica justamente com este foco, fazendo com que o conhecimento gerado em sala de aula se volte em benefício das comunidades onde estes jovens vivem. A premiação destes projetos não é uma surpresa para nós, mas o justo reconhecimento do potencial dos nossos estudantes e do trabalho dos nossos educadores”, comentou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

O projeto “Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem” foi desenvolvido pelos estudantes Ana Letícia Araújo Lima e Saulo Ferreira de Jesus Santana, orientado pelo professor Adaltro José Araujo Silva. Trata-se de uma câmera monitor, instalada no retrovisor externo do veículo, que serve de auxílio para o motorista na hora de realizar uma ultrapassagem. O aparelho auxilia e evita que o motorista faça movimentos ao tentar realizar uma ultrapassagem e evite acidentes. Para a criação do protótipo, foram realizados levantamentos e pesquisas com as Polícias Rodoviária Federal e Estadual e verificado que mais de 12% dos acidentes que ocorrem no trânsito são decorrentes desse movimento que os motoristas fazem durante a tentativa de ultrapassar.

Já o projeto ‘Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás’ foi realizado pelos estudantes Bianca Rodrigues de Oliveira, 18, e Lucas Max Estrela Pinho, 18, e orientado pelos professores Jorge Lucio Rodrigues das Dores e Juciane Cerqueira de Souza. O projeto teve como base aulas de campo para a produção de um mangá (revista em quadrinho japonês) voltado para as regiões do Estado. O objetivo foi criar uma ferramenta paradidática para atrair os estudantes a aprenderem assuntos, que muitas vezes, eles não possuem uma proximidade física, possibilitando que eles sejam os protagonistas na construção do conhecimento.

Reconhecimento - A estudante Bianca Rodrigues falou sobre a emoção do momento. “Estou muito emocionada e feliz. Ganhar esta premiação é gratificante por toda a construção do projeto. Eu estou lisonjeada em representar o meu Colégio Edvaldo Brandão Correia e a educação pública da Bahia”. O professor Jorge Lucio Rodrigues também falou sobre o significado da premiação. “Este prêmio é a recompensa do esforço dos estudantes, professores e da escola e também é uma vitória da educação pública da Bahia, mostrando que nós estamos trabalhando no caminho certo”.

Esta é também a opinião do professor Adaltro José Araujo Silva, que orientou o projeto “Smartcam: Dispositivo de segurança para ultrapassagem". “Os prêmios que recebemos aqui na FEBRACE reforçam as ações da Secretaria da Educação do Estado e do Programa Ciência na Escola, pois somos fruto dele, mostrando que a educação transpassa os muros da escola”, comentou.

A coordenadora do Projeto Ciência na Escola, Shirley Costa, falou sobre o significado das premiações para a iniciação científica na rede estadual. “O Projeto Ciência na Escola cumpre o seu papel na motivação dos estudantes baianos para o caminho da pesquisa científica por meio da tecnologia. Aqui, fomos contemplados com uma premiação da FEBRACE que servirá de inspiração para outros estudantes continuarem fazendo história na Ciência”, afirmou.

A Febrace - A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, incentivo à cultura investigativa, que vem, desde 2003, descobrindo novos talentos, gerando oportunidades de inovação e empreendedorismo no Brasil. Além de ter um importante papel social incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Representaram a rede estadual de ensino na FEBRACE, estudantes de Ilhéus, Itabuna, Poções, Salvador, Barreiras, Alagoinhas, Juazeiro, Valente e Vitória da Conquista.

Confira a lista dos projetos apresentados:

  1. Ação antimicrobiana de extratos aquoso e etanólico de alfavaca (Ocimum Gratissimum) – Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus. 

  • Análise da eficiência do pó de pet como alternativo da cultura de espécies leguminosas – Colégio da Polícia Militar Antônio Carlos Magalhães – Itabuna.
  • As nascentes do rio das mulheres – Cuidar para não morrer – Colégio Estadual Eurides Santana – Poções.
  • Desvendando as regiões da Bahia através da criação de mangás – Colégio Edvaldo Brandão Correia – Salvador.
  • Gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da produção de banana para desenvolvimento de bioetanol de segunda geração – Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras.
  • SAB – O caminho para combater o descarte indevido do lixo e os problemas ocasionados a comunidade alagoense – Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães – Alagoinhas.
  • Separador alternativo de resíduos: Recycling Truck – Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães – Juazeiro.
  • Smartcam:  Dispositivo de segurança para ultrapassagem – Colégio Estadual Wilson Lins – Valente.
  • Você tem atitudes sustentáveis? – Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) – Vitória da Conquista.

Nenhum comentário: