Debate sobre abolição marcará Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.


O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, na próxima quarta-feira (21), será marcado pelo debate “Racismo, exclusão política e desigualdade”, às 17 horas, no Hotel Victória Marina, em Salvador. O objetivo é promover reflexões em torno dos 130 anos da abolição da escravatura no Brasil e as questões decorrentes deste fato histórico para o povo negro. O evento é realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e integra a agenda da Década Internacional Afrodescendente na Bahia.

O debate contará com a participação do sociólogo, pesquisador e professor universitário Jessé Souza. Ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Jessé é autor de diversos livros e analisa, dentre ouros temas, o patrimonialismo e os impactos do sistema escravocrata. A mesa também será composta pela titular da Sepromi, Fabya Reis, e pela vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra da Bahia (CDCN), Lindinalva de Paula.

O evento tem entrada gratuita e contará com emissão de certificado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3103-1480.  

Sobre a data - O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em referência ao Massacre de Sharpeville. O fato ocorreu em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, quando 20 mil pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais e limitações para sua circulação, uma medida notadamente discriminatória. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. A data também marca a inclusão de Zumbi dos Palmares na galeria dos Heróis Nacionais, em 1997.

Serviço

O quê: Debate “Racismo, exclusão política e desigualdade: Reflexões sobre os 130 anos da abolição”.

Quando: Quarta-feira, 21 de março de 2018, às 17h.

Onde: Hotel Victória Marina – Corredor da Vitória – Salvador/BA.

Contato para imprensa:
Assessoria de Comunicação - ASCOM
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi)
Kleidir Costa - 71 3103-1410 / 9 9633-1040.

Nenhum comentário: