Bombeiros preparam Exército para atendimento pré hospitalar.


O 12° Grupamento de Bombeiros Militar (Salvar) deu instruções a 24 militares das forças armadas sobre como agir em situações de emergência.

Instruções sobre agir em situações de risco e salvar vidas foram apresentadas pelo 12° Grupamento de Bombeiros (Salvar) aos militares do 6° Batalhão de Polícia do Exército, na manhã desta segunda-feira (19). As noções de atendimento pré hospitalar, que fazem parte do Estágio de Segurança e Proteção a Autoridades, também foram repassadas a policiais militares e civis e a oficiais da Marinha do Brasil.

“Nosso foco principal é atendimento a vítima com parada cardiorrespiratória, situações de emergência clínicas e ferimentos por arma de fogo. Os 24 alunos, após o curso, estão aptos para realizar qualquer atendimento às autoridades que estiverem sob as suas guardas”, contou o responsável por ministrar as instruções do Salvar, o aspirante a tenente auxiliar BM Antônio Paulo Batista.

Além da aula teórica, todos os alunos tiveram a oportunidade de praticar o salvamento em manequins. "É uma experiência nova para mim. O Exército tem muito rigor nas instruções e aprender novos conhecimentos para colocar em prática na minha unidade é o meu objetivo", contou o investigador da Coordenação de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil Vitor Calmon, que decidiu cumprir todo o cronograma do estágio.

Coordenador do Estágio de Segurança e Proteção a Autoridades, o capitão Diego Peralva, do 6° Batalhão de Polícia do Exército, ressaltou a importância da atividade. “O Exército tem responsabilidade de realizar a segurança de chefes de estado e esse estágio visa a capacitar esses profissionais para realização deste tipo de atividade. Convidar as outras forças de segurança também é essencial para dividir experiências”, contou o capitão.

O treinamento prevê ainda instruções do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar, sobre como agir em casos envolvendo artefatos explosivos.

Foto: Jorge Cordeiro.

Nenhum comentário: