HGVC zera fila de espera de transplante de córneas na Região Sudoeste.

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) ocupa o primeiro lugar em captação de córneas no Estado. A informação, que vem da direção da unidade, esclarece que, somente em janeiro deste ano, a unidade conseguiu captar 15 córneas.

Em 2017, no HGVC, foram 33 notificações e 12 doações de múltiplos órgãos, além de 98 captações de córneas, zerando a fila de espera na Região Sudoeste. Estes números contribuíram consideravelmente para a redução, em pelo menos 40% da fila de espera de córneas na Bahia.

O hospital, que faz parte da rede própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em 2007 passou a contar com uma Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT).

Com mais de dez anos de funcionamento, a Cihdott abrange as ações para além de doações e a captação de órgãos, fazendo também, o trabalho de educação continuada com palestras em escolas públicas e faculdades. Desde a implantação do serviço, a equipe do HGVC vem capacitando profissionais de saúde e estudantes universitários.

Nenhum comentário: