29.4.17

Lula em Monteiro na Paraíba.

Márcio Macêdo: greve geral foi dia histórico para o Brasil.

O secretário nacional de Finanças do PT, Márcio Macêdo, participou, nesta sexta-feira (28), em Aracaju, da manifestação em apoio à greve geral. A adesão ao movimento de combate às reformas trabalhistas e da Previdência e contra a nova lei da terceirização teve adesão de 35 milhões de trabalhadores em todo o país.

“Esta sexta-feira foi um dia histórico para o Brasil. A greve geral, com manifestações em todo o país e em especial a que participei em Aracaju, me emocionou e me fez lembrar uma frase de Lula: Que ninguém, nunca mais, ouse duvidar da capacidade de luta da classe trabalhadora”, afirmou Márcio Macêdo.

Para o dirigente petista, o dia de paralisação foi a forma encontrada pelos trabalhadores brasileiros para expressarem o seu descontentamento com o governo de Michel Temer e com as reformas que estão em curso no país.

“A classe trabalhadora parou neste 28 de abril para denunciar as reformas neoliberais que Michel Temer tenta impor ao país. Somos contra a terceirização, contra o assassinato da Aposentadoria, contra a reforma trabalhista, que tenta acabar com a organização dos trabalhadores. Foi um dia também para dizer Fora Temer, fora golpistas”, ressaltou.

Márcio se disse ainda muito satisfeito por ver a forte adesão dos sergipanos à greve. “Fiz questão de estar em Aracaju, para ao lado do meu povo fazer parte deste momento histórico. Aracaju e todo o Sergipe deram o seu recado de maneira muito clara”, afirmou. Em Aracaju, mais de 60 mil pessoas foram às ruas protestar, de acordo com as centrais sindicais.

Você conhece o agressor de Mateus Ferreira?

A agressão contra Mateus Ferreira da Silva aconteceu ontem, 28, durante manifestação em apoio a Greve Geral realizadas em Goiânia. Se você sabe, ou tem alguma informação de quem foi o agressor, denuncie. 

"Eles não estão fazendo reforma, estão demolindo a CLT", diz Lula em ato no Rio Grande (RS).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (29) de ato em defesa do Polo Naval do Rio Grande (RS), na chamada Metade Sul do Estado. Em seu discurso, ele criticou os projetos de reforma da Previdência e Trabalhista em tramitação em Brasília, e afirmou que o que está sendo feito é “a demolição da CLT”.

“Os que deram um golpe na Dilma dizendo  e iam melhorar o país, só pioram o país. Eles estão destruindo tudo que Getúlio Vargas fez a nível de direitos trabalhistas. Eles querem que os trabalhadores tenham as mesmas condições de trabalho do início do século passado, querem jogar nas costas do povo o rombo da Previdência. Eles não estão fazendo uma reforma, estão demolindo o país”, disse o ex-presidente.

Leia a matéria completa aqui.

Saiu nova pesquisa eleitoral em Sergipe.

O portal ISergipe, do grande colunista Habacuque Villacorte, divulgou mais uma  Pesquisa realizada pelo Instituto França de Pesquisas – IFP. Dessa vez, no Município de Poço Verde, onde os entrevistados revelaram suas intenções de votos para os cargos de Governador, Senador e Presidente, nas eleições de 2018. 

Os dados traduzem uma amostra de 414 entrevistas, num universo de 17.803 eleitores, com uma margem de erro de 4,0% para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

A pesquisa foi realizada na Sede (centro e bairros) e nos Povoados (maiores e mais representativos) do Município em tela.

Leia matéria completa aqui.

O mapa das redes sociais no dia de ontem.

O trafego ontem nas redes sociais foram medidos e os termos de apoio a Greve Geral foi mais intenso que aqueles que postaram contra. A parte mais escura do mapa mostra o alcance dos partidários do Fora Temer e Greve Geral.

Tá na internet: Sentado na pracinha com um sujeito de classe média.

Quando um sujeito de classe média diz que greve é coisa de vagabundo, eu fico com vontade de sentar com ele numa pracinha, comprar um algodão doce, respirar fundo e falar:

"Sabe fulaninho esperto, há 100 anos atrás não existia classe média. Não existia você. Não existia autônomia. Não existia profissional liberal. Nem existia assalariado. Há 100 anos atrás, fulaninho, existia uma pequena elite difusa que se transformou em burguesia, herdeira secular de terras, privilégios, favores e negócios que remetem aos regimes monárquicos, seja no Brasil ou na Europa. Essa elite era dona de tudo: das terras, das fábricas, dos meios de produção. E tudo o que o povão tinha era fome, sede, frio, calor e força de trabalho pra vender por QUALQUER merreca que essa elite quisesse pagar.

Sabe fulaninho, esse povão trabalhador, durante décadas, foi explorado, torturado, privado de tudo, em nome do lucro de poucos. E durante décadas esse povão precisou se unir, e lutou, combateu, apanhou, foi preso....até ser ouvido para, pouco a pouco (bem lentamente mesmo), à duras penas, conquistar direitos trabalhistas que hoje regulam o que você faz.

E foi esse povo que, consolidados os seus direitos, passou a ser um negócio chamado: classe média. Esse povo, com muito suor e sangue, inventou uma classe social potente e enorme que, no caso, Fulaninho, é a SUA classe social. Você é o resultado prático da luta, das greves, das manifestações, e de toda organização política feitas por gente que, por sua força de MASSA, de CONJUNTO, conseguiu mudar o paradigma do século 20.

Seja você um autônomo, dono de uma pequena ou média empresa, seja você um profissional liberal, um prestador de serviços...seja você o que for, você foi inventado por GREVISTAS e só existe porque GREVISTAS permitiram que você pudesse existir e ser livre.

Sem os grevistas, fulaninho espertalhão, hoje você estaria dormindo 3 horas por dia e almoçando água com pedra. Sempre na nobre companhia de um senhorio com uma CHIBATA na mão para que você nunca se esqueça quem manda.

O tempo passou, o mundo mudou, mas nem tanto. Eles continuam tendo o poder e sendo poucos. E os trabalhadores continuam sendo a maioria e fazendo da sua UNIÃO a única arma para garantir sua sobrevivência e seus direitos.

Acorda, fulaninho! O único vagabundo aqui é aquele que teve preguiça e a incapacidade de ler os livros de história.

Por Fernando Penello Temporão.

Dom João, em nota pública: “não se curvem ao querer de quem não tem coragem de ouvir o povo”.

Participando da 55ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida-SP, o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, acompanha com especial atenção o delicado momento político, social e econômico do Brasil. Em nota dirigida a toda Arquidiocese e aos membros da Cáritas Brasileira, organismo do qual é presidente, o prelado apela para que o povo não se deixe abater, conclamando no sentido de que “enfrentemos este momento com muita firmeza, serenidade e esperança”.

Matéria completa aqui.

O Estrago Da Reforma Trabalhista Na Sua Vida.

1. Demissões coletivas . Agora os empregadores podem demitir todo mundo da sua empresa e contratar outras pessoas por menores salários e menores benefícios sem nenhuma multa. 

2. Trabalho temporário, pra sempre . O patrão vai poder te contratar por hora durante toda a sua vida. Sem garantias. Por exemplo: bares, restaurantes, indústrias poderão te chamar para trabalhar temporariamente quando quiserem e você não terá seu emprego e salário fixos garantidos.

3. Hora-extra . A CLT prevê jornada de trabalho de no máximo 8 horas por dia. Agora, ao invés de pagar horas extras para o trabalhador que ficar mais tempo trabalhando, o empregador vai contratar uma jornada de trabalho maior. Diminui o salário do empregado no final do mês.

4. Meia-hora de almoço . Antes era obrigatório almoço de uma hora. Mas para este governo apenas meia-hora é suficiente.

5. Suas roupas também entraram na reforma . A partir de hoje o patrão vai poder dizer até como você tem que se vestir. Mesmo aqueles uniformes que te exponham ao ridículo estão liberados. E não importa que faça frio ou calor, a roupa é a que os patrões escolherem.

6. Fim do transporte de empregados . As empresas não precisarão mais pagar pelas suas horas de deslocamento. Quem mora mais longe é o mais prejudicado. Vai perder tempo e dinheiro.

7. Mexeram nas suas férias . Agora os patrões podem parcelar livremente suas férias em até 3 vezes, como for melhor pra eles.

8. Se você é terceirizado , preste atenção: a empresa que contratou a terceirização (às vezes é o governo ou outra empresa bem maior) não vai mais ter responsabilidade nenhuma sobre sua indenização se você for demitido. Se você não receber os seus direitos, já era.

9. E se você tem carteira assinada e está há muitos anos na empresa? Saiba que agora a empresa vai poder te demitir e demitir todos os teus colegas para contratar terceirizados, mais baratos pros patrões, sem direitos, sem carteira assinada.

10. A crueldade chega até às grávidas : quem decide aonde as grávidas (e as lactantes) trabalham é o médico da empresa. Ou seja, mesmo que ela esteja em um local insalubre para ela e o bebê, quem decide agora o lugar de trabalho é teu patrão.

E a quem você vai poder reclamar? 

11. Não tem mais Comissão de Conciliação Prévia .  O que o patrão negociar com você vai valer mais do que a Lei. Vale o que o patrão mandou e a regra que você assinou quando conseguiu o emprego.

12. Rescisão . Não vai ser mais obrigatório o sindicato assinar a tua rescisão. Eles podem agora fazer a rescisão do jeito que eles quiserem. Você ficou não mão dos patrões.

13. Golpe na Justiça do Trabalho . A justiça do trabalho não é mais gratuita. Você vai ter que pagar honorário até do perito. E se não tiver dinheiro, fica sem poder reclamar.

Robinson Almeida 
Deputado Federal - BA
Paulo Teixeira
Deputado Federal - SP.

Rui inaugura sistema de abastecimento de água no Vale do São Francisco.



A água tratada e encanada chegou às casas de quase dois mil moradores da zona rural de Itaguaçu da Bahia, no Vale do São Francisco. O sistema de abastecimento de água (SAA) foi inaugurado pelo governador Rui Costa na manhã deste sábado (29), em visita ao povoado de Lages, uma das quatro localidades beneficiadas pela obra, que teve investimento de R$ 1,6 milhões.

Além de Lages, os povoados de Várzea Grande, Riacho da Carnaúba e Tabatinga também receberam a rede de distribuição. Na primeira visita oficial a Itaguaçu como governador, Rui Costa destacou a importância de levar água para mais baianos. "Água é sinônimo de vida e saúde. Se o ser humano não bebe uma água de qualidade, ele pode ficar doente. Por isso, investimos nesse tipo de obra que é tão importante para a vida das pessoas. O meu compromisso é levar água para cada vez mais para pessoas que ainda não tem água na torneira", afirmou Rui.

Outra entrega realizada na cidade vai melhorar a vida de quem vive no campo. Dois convênios foram autorizados por meio do programa Bahia Produtiva, beneficiando 65 famílias da Associação de Agricultores do Povoado de Lages e da Associação Comunitária dos Trabalhadores Rurais Quilombola de Cajueiro e Dois Irmãos. Com recursos de quase R$ 400 mil, os grupos poderão montar e desenvolver atividades em cozinhas comunitárias.

Em Itaguaçu, Rui também participou da inauguração de uma creche municipal do programa Brasil Carinhoso e do anúncio de doação de um ônibus de transporte escolar, por meio do programa federal Caminho da Escola, que chegará ao município ainda este ano. A senadora Lídice da Mata e o prefeito de Itaguaçu, Ivan Oliveira, estiveram presentes nas entregas.

Fotos: Pedro Moraes/GOVBA

28.4.17

BR na divisa entre Sergipe e Alagoas está interdita.

As informações são de que o MST - Movimento dos Trabalhadores Sem Terras está bloqueando a BR da divisa entre os Estados de Sergipe e Alagoas neste momento. Não há horário determinado para a liberação do local.


Fotos: Mário Fernandes.

Lili Edson Gomes (Vamos amigo lute)

Rodovia Washington Luiz, bloqueada neste momento.


Rodovia Washington Luiz na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, bloqueada, próximo à entrada da Reduc - Refinaria Duque de Caxias é uma das maiores do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo. A refinaria, que iniciou sua produção em 1961, ganha cada vez mais destaque no cenário nacional. Com uma logística privilegiada, responsável por 80% da produção de lubrificantes e pelo maior processamento de gás natural do Brasil, ela possui também o maior portfólio de nossos produtos (no total, são 55 produtos processados em 43 unidades). Localizada na Baixada Fluminense, impulsionou o nascimento de um forte polo industrial na região.

BR na cidade de Barreiras na Bahia tá interditada.

video
Segundo informações. Não passa ninguém e o engarrafamento já passa de dois quilômetros.

Tá na Internet.

Se tu entrar com ação trabalhista e perder, olha o que vai te acontecer.

Traduzindo o Art 791-A da proposta da reforma trabalhista.

Quem perder ação vai pagar honorários entre 5% e 15% do valor do processo
Fica estabelecido que serão devidos honorários pagos aos advogados pela parte que perde à parte que ganha, entre 5% e 15% sobre o valor que for apurado no processo.
Isso passa a valer até mesmo para beneficiário da Justiça Gratuita, que ficará com a obrigação “em suspenso” por até dois anos após a condenação.

Sergipe parou. Tem barreiras para todos os lados.

Eram 03h da manhã e pessoas já estavam prontas para participarem dos protestos na Greve Geral na cidade de Aracaju, em Sergipe. Empresas de ônibus não saíram, carros não circulam nas BRs. Tá tudo parado.






Pernambuco tá parado pela Greve Geral.

                                                       Foto de Jair Rodrigues                                                     
Em Recife, capital Pernambucana foram feitas barreiras por toda a cidade, paralisando o trafego de carros. Por todo o Estado, as notícias são de estradas interditadas e cidades com bloqueios.



Presidente do TJBA recebe título de cidadã de Porto Seguro e anuncia detalhes de construção do novo fórum da comarca.

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, recebe, nesta quinta-feira (27), às 17 horas, na Câmara Municipal de Porto Seguro, o título de cidadã porto segurense. Na solenidade, também será concedido o título ao desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro.

Na sexta-feira, também em Porto Seguro, será realizada mais uma edição do projeto Presidência em Movimento no Centro de Convenções do Hotel Solar Imperador. A desembargadora vai receber juízes da região para discutir as ações promovidas na atual gestão.

Na oportunidade, a presidente também vai anunciar os detalhes do novo fórum que será construído na comarca.

O prédio, que vai ocupar uma área de aproximadamente 3,8 mil m²­­­­ cedida pelo Governo do Estado, terá três pavimentos.


No novo fórum irão funcionar as varas instaladas na comarca, além de outras futuras previstas pela Lei de Organização Judiciária. O projeto conta com áreas atualizadas de acordo com a resolução nº 114 do CNJ, que preza pela qualidade do espaço público do judiciário.

Vítimas de violência sexual têm atendimento especializado no Hospital da Mulher.

Diante de casos de violência sexual, mulheres de diferentes idades, graus de escolaridade, cis e transexuais podem buscar o atendimento especializado do Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador. Um núcleo multidisciplinar, formado por médicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, foi criado para atender especialmente esse público. A equipe presta todo o apoio e suporte que essas mulheres precisam, como primeiros cuidados médicos e acompanhamento psicológico. 

Vinte e quatro horas por dia, o núcleo atende mulheres que chegam à unidade por vontade própria, direcionadas por órgãos policiais e judiciais ou referenciadas pela Central de Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), postos de saúde e outros locais. Desde que foi inaugurado, o núcleo já prestou assistência e realiza acompanhamento de 37 vítimas. Segundo a coordenadora do serviço, a médica Alcione Bastos, o hospital está pronto para receber vítimas de qualquer tipo de violência sexual da maneira mais humanizada possível.

“É um serviço que não depende de regulação e é importante que as pacientes saibam disso. Atendemos por demanda espontânea de qualquer lugar do estado da Bahia. A equipe multiprofissional está preparada para receber essas mulheres e realizar qualquer procedimento que ela precisar, entre exames clínicos, laboratoriais e profilaxia. Passado esse primeiro momento, programamos tudo para que a paciente só saia daqui com a medicação de emergência, caso necessário, e com agendamentos para o serviço de psicologia. Caso a mulher queira, ela pode ser atendida pelo psicólogo também no mesmo dia do atendimento”, explica a coordenadora.

Serviço 

Desde a chegada ao Hospital da Mulher, as vítimas de violência sexual recebem atenção especial. Uma recepção no térreo do hospital, diferente da recepção para consultas ambulatoriais, realiza o cadastro e as encaminha imediatamente para um acolhimento com profissional da enfermagem. Essas mulheres recebem código vermelho e têm prioridade no atendimento. 

As pacientes passam, então, por um exame clínico com médico ginecologista e, caso necessário, infectologista. Os casos graves podem ser encaminhados para o centro cirúrgico na unidade. Além do tratamento diferenciado, uma sala de observação - com cinco leitos - está disponível especificamente para casos de violência sexual. 

Acompanhamento

Existe ainda orientação e agendamento para acompanhamento psicológico e ginecológico por pelo menos seis meses. “Não temos apenas a visão do atendimento imediato dessas mulheres, acompanhamos o lado emocional e psicológico. Nos preocupamos com elas a longo prazo. Levamos em conta todos os sintomas que podem ser acarretados pelo estresse pós-traumático e que podem trazer consequências para a vida dela; na vida social, no ambiente de trabalho, nas relações familiares. Entendemos a violência sexual na sua perspectiva ‘macro’”, acrescenta a coordenadora. 


Foto: Camila Souza/GOVBA.

Concurso Internacional de Cartas: estudante da Paraíba vence etapa nacional.

A vencedora nacional da 46ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios, é da cidade de Campina Grande, na Paraíba. Sabrina Brito Lira tem 14 anos e cursa o 1º ano do Ensino Médio, na Escola Virgem de Lourdes. Ela receberá como prêmio R$ 5.000, certificado e troféu, já sua escola receberá o valor de R$ 10.000 e troféu.
O tema deste ano foi “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo Secretário Geral da ONU – Qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.
Além da estudante paraibana, foram classificados na etapa nacional, Fabrício Pupo Antunes, do Mato Grosso do Sul, e Kelian Leite Andrade, de Pernambuco, respectivamente segundo e terceiro lugar. A comissão julgadora, formada por representantes dos Correios, Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Universidade de Brasília, Unesco no Brasil e Ministério da Educação, concedeu menção honrosa para a representante do Estado de Goiás, Emilly Oliveira Rodrigues, de apenas 11 anos de idade.
Conquistas -  A redação de Sabrina agora vai representar o país na etapa internacional, a ser realizada em Berna, na Suíça. O Brasil já venceu a fase internacional, que acontece desde 1972, em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.

O resultado final do concurso, das fases estadual e nacional, foi publicado nesta quinta-feira (27), no site dos Correios.

27.4.17

Diretório Nacional do PT oficializa o resultado do PED na Bahia.

Hoje, 27, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, decidiu por 09 votos a 06 oficializar o resultado do PED 2017. Agorá os recursos das tendências internas vão ser apreciadas pela Câmara Recursal na próxima quarta-feira, 03, em Brasília.

Entrevista de Lula no SBT.

Moema Gramacho decreta Ponto Facultativo em Lauro de Freitas.

Hoje, 27, foi publicado o Decreto Municipal nº 4.123, de 27 de abril de 2017- que normatiza o funcionamento das repartições públicas do Município de Lauro de Feitas na Bahia no dia 28 de abril de 2017, na forma que indica e dá outras providências.
A prefeita Moema Gramacho, PT, se junta aos administradores municipais que apoiam a paralização que ocorrerá amanhã em todo o Brasil. Por todo o país as adesões só aumentam a Greve Geral, e diversas categorias já falam em continuar a greve por tempo indeterminado. É o caso dos trabalhadores dos Correios.

Com o Ponto facultativo, Moema Gramacho lidera e se destaque. Já em salvador, o prefeito ACM Neto diz que vai cortar o ponto de quem não for trabalhar.

Nota: Deputados e Deputadas em defesa do PT na Bahia.

Em defesa da democracia interna do PT da Bahia

O PT realiza seu 6ºCongresso num momento dramático da vida brasileira. O golpe de estado avança sobre os direitos do povo. A agenda neoliberal exige forte resistência dos movimentos sociais, das frentes populares e dos partidos de esquerda. Ao PT está reservado o desafio de ocupar o seu papel de principal partido de oposição e estruturar a alternativa popular pra barrar o golpe.

Não há saldo mais positivo para o nosso congresso senão a atualização do programa do PT, da sua capacidade de refazer os laços orgânicos com as lutas sociais e recuperar a confiança de amplos setores da sociedade civil. A candidatura Lula presidente deve emergir com a força desse movimento de revitalização do PT.

Na Bahia, a luta pela reeleição do nosso projeto sob a liderança do governador Rui tem centralidade. Da mesma forma, eleger Wagner Senador e dar a Lula a maior vitória de todo Brasil. Pra isso, precisamos de um PT unido e pactuado com sua militância.

É imperativo, portanto, que a vontade dos filiados que foram as urnas no PED seja respeitada. O reconhecimento da decisão pela totalização dos votos feita pelo Diretório Estadual é o fator determinante da estabilização política do PT baiano. A democracia interna é um patrimônio que deve ser preservado para que o PT da Bahia continue liderando o ciclo de vitórias que o coloca entre uma das mais destacadas seções estaduais do nosso partido. 

Salvador, 26 de abril de 2017.

Deputados Federais PT

Afonso Florence 
Jorge Solla
Nelson Pelegrino
Robinson Almeida
Waldenor Pereira

Deputados Estaduais PT

Bira Coroa
Gika Lopes
Joseildo Ramos
Marcelino Galo
Maria Del Carmem
Neusa Cadore
Zé Neto
Zé Raimundo.

Lula é 10.


Caso Lula. Umas perguntas provocativas.

CASO LULA.  UMAS PERGUNTAS PROVOCATIVAS !!!

Se o triplex de Guarujá é do ex-presidente Lula, poderia este imóvel ser declarado no inventário da falecida Marisa Letícia ?

Será que a OAS não apresentaria a ação de embargos de terceiros?

Por que a Receita Federal não impugna a declaração de bens do ex-presidente Lula, por omitir tal imóvel como parte de seu patrimônio?

Por que a justiça eleitoral também não impugnou tal omissão, quando Lula se candidatou à releição para o cargo de presidente da república?

Por que a OAS deu o imóvel em garantia a suas operações financeiras?

Como ser proprietário de um imóvel se ele está registrado no RGI em nome de outrem? Em nosso Direito, proprietário é aquele cujo nome está constando no registro geral de imóveis.

Será que o atual Código Civil ou a Lei de Registros Públicos permitem a transferência da propriedade imobiliária através de DOAÇÃO VERBAL ??? Como registrar um negócio jurídico verbal??? Não existe, em nosso direito, sequer promessa de doação verbal ou promessa verbal de venda de imóveis...

No caso, ao que parece, não existe nem ao menos um documento particular de doação (seria necessária uma escritura pública registrada no RGI)

Finalmente, embora desnecessário dizer, é importante ficar claro que desejar comprar um imóvel, visitá-lo e até mesmo solicitar reformas nele, não transforma ninguém em proprietário deste mesmo imóvel.

Por Afrânio Silva Jardim, professor de Direito da Uerj.

Frente Brasil Povo Sem Medo anuncia que, Salvador Vai Parar.

Atenção população de Salvador 

SOBRE A GREVE GERAL 

Dia 28 de Abril o Brasil vai parar. 

SALVADOR VAI PARAR TUDO. Não terá ônibus, metrô e trem. 

As escolas, universidades, bancos, fábricas, shopings, postos de gasolina, casas lotéricas, farmácias, Polo petroquímico, Petrobras, aeroporto, rodoviária, tudo vai fechar. 

Todas as principais categorias  da área pública e privada já decretaram greve

No dia 28, só saia de casa se for para as manifestações que acontecerão em várias partes da cidade. 

Não use nenhum tipo de transporte alternativo. Não aceite pressão do patronato.   

Caso tenha carro particular, nem pense em sair de casa. Se tentar, vai se deparar com as manifestações de trabalhadores em luta. 

Motoristas de táxi e UBER não podem furar a greve. Devem ajudar ficando em casa com a família ou ir protestar nas ruas. 

Não marque viagem pelo aeroporto, pela rodoviária ou Ferry na data. Será impossível chegar nesses locais e os trabalhadores não estarão no atendimento. 

Vamos parar porque o golpista Temer está acabando com nossos direitos como aposentadoria, férias, 13º, FGTS, descanso remunerado e todos os outros da CLT. Ele quer impor jornada de 12 horas e uma relação de trabalho semelhante a escravidão. 

Vamos barrar os ataques as nossas conquistas históricas. 

Dia 28 é GREVE GERAL pra valer. NENHUM DIREITO À MENOS 

FORA TEMER - ELEIÇÕES DIRETAS JÁ 

Salvador, 24  de Abril de 2017 

FRENTE BRASIL POPULAR FRENTE POVO SEM MEDO

Lista com o nome dos deputados baianos que votaram contra o Trabalhador.

Lista dos Deputados da Bahia que votaram a FAVOR da reforma trabalhista, que acabou com a CLT, Férias, 13º...

Arthur Maia (PPS)
Benito Gama (PTB)
Cacá Leão (PP)
Claudio Cajado (DEM)
Elmar Nascimento (DEM)
Erivelton Santana (PEN)
João Carlos Bacelar (PR)
José Carlos Araújo (PR)
José Carlos Aleluia (DEM)
José Rocha (PR)
Jutahy Junior (PSDB)
Lucio Vieira Lima (PMDB)
Marcio Marinho (PRB)
Mario Negromonte (PP)
Paulo Azi (DEM)
Paulo Magalhães (PSD)
Pr. Luciano Braga (PRB)
Roberto Brito (PP)
Ronaldo Carletto (PP)

Anote o nome de cada um para lembrar quem são, para não esquecer nas urnas!

A hora da virada.

A greve geral de 28 de abril é um momento decisivo da resistência e da luta da classe trabalhadora, dos movimentos populares, das mulheres, dos negros e negras, das juventudes, contra os brutais ataques que o tenebroso governo golpista de Temer vem desferindo contra o povo brasileiro, juntamente com os seus sócios do parlamento, do judiciário, da mídia golpista, do grande capital.
A greve geral é o resultado de um processo de construção e acumulação de forças iniciado pela CUT em 2016, em meio ao acirramento da luta de classes no país, e que contou com uma intensa jornada de lutas e mobilizações, assembleias, debates, atos, ocupações, paralisações e greves, que trouxeram a classe trabalhadora para as ruas à medida que os ataques aos direitos se intensificaram.
A pressão das bases sindicais sobre direção pelegas e golpistas fez com que se construísse unidade das Centrais na convocação da greve geral. Eis porque não é força de retórica dizer que nunca antes na história deste país a classe trabalhadora sofreu ataques tão explícitos e avassaladores para destruir direitos conquistados ao longo de um século de lutas.
A deposição da presidenta legitimamente eleita, através de um golpe midiático, jurídico e parlamentar abriu as comportas para a avalanche de ataques aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras.
Um conluio entre o Executivo, o Legislativo, o Judiciário e a mídia chutaram as regras e procedimentos democráticos e legais básicos para consolidar rapidamente o
golpe. Isto só foi possível em tempo recorde, porque as prerrogativas democráticas
da Constituição aprovada em 1988 com o fim da ditadura militar se desmancham cotidianamente no ar.
A criminalização dos movimentos populares e sindical, a intensificação da violência das polícias militares nas periferias e contra manifestantes, as acusações sem provas das delações premiadas, os vazamentos seletivos da Lava Jato, são provas de que vem se instalando um estado de exceção no Brasil.
Para completar o roteiro golpista tentam desmoralizar, criminalizar e inviabilizar a candidatura de Lula, que dispara nas pesquisas.
Desde agosto de 2016, o governo usurpador de Temer está pagando rigorosamente
a sua conta com os financiadores do golpe. Primeiro, aos interesses do imperialismo, entregando em outubro do ano passado, o Pré-Sal à exploração das transnacionais do petróleo.
Em dezembro congelou por 20 anos os gastos com educação, saúde, políticas sociais, salários de servidores e investimentos em infraestrutura, porém preservando o pagamento da discutível dívida pública a juros escorchantes.
Em março, aprovou a terceirização irrestrita, sem nenhuma garantia de direitos aos trabalhadores, numa manobra espúria que desengavetou projeto de lei de FHC, arquivado pelo presidente Lula.
Em abril, passando por cima do regimento interno da Câmara, a canalha parlamentar aprovou regime de urgência para a Reforma Trabalhista, o que se for levado a cabo na prática acaba com a CLT e com a possibilidade do trabalhador recorrer à Justiça do Trabalho.
A Terceirização e Reforma Trabalhista são a fatura de Temer para com o patronato empresarial golpista.
A cereja do bolo ficou para o capital financeiro, para os banqueiros que a partir da destruição da previdência pública abrirão um mercado milionário para os bancos explorarem e lucrarem ainda mais à custa da penúria da classe trabalhadora. Mas foi justamente a partir do caráter explicitamente destruidor e escravista da Reforma da Previdência – trabalhar até morrer -- que a luta ganhou intensidade e surgiu a possibilidade real de derrotar as nefastas reformas e o golpe nas ruas.
A greve geral de 28 de abril deve abrir uma etapa mais intensa e radicalizada da luta política e social no país, reivindicando Nenhum direito a Menos e também a redemocratização do país, pois nem o Temer, nem o Congresso, nem o Judiciário tem legitimidade para continuar governando o Brasil.
Derrotar as Reformas dos golpistas, Fora Temer, Eleições Gerais em 2017, seguidas de Assembleia Nacional Constituinte, são os caminhos para a classe trabalhadora derrotar as Reformas Trabalhista e da Previdência e anular a Terceirização, a entrega do Pré-Sal, o corte nos investimentos públicos e retomar o caminho da ampliação de direitos.
28 de abril é o ponto de virada!
A luta seguirá cada vez mais forte.

Por Jandyra Uehara Alves - Secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT

296 a 177, esse foi o placar da derrota.

Foi aprovado ontem, 26, no Plenário da Câmara dos Deputados o texto-base, na forma da Subemenda Substitutiva Global, ao PL nº 6787, de 2016, por 296 a 177, total = 473, ressalvados os destaques. 

Encerrada a fase de discussão do projeto, foram apresentadas 32 emendas de Plenário, das quais só foram acatadas 3 pelo relator. 
Ao todo, desde sua apresentação, o Projeto recebeu 1.340 emendas.

Padre Zezinho e a Greve Geral do dia 28.

COM ESTA GREVE NÃO PETETIZEI , NEM TUCANEI , NEM COMUNISTIZEI, NEM SOCIALISTIZEI, NEM PMDBZEI...

Apenas tentei me catolicizar um pouco mais, porque uma coisa é pedir sacrifício do povo e outra é manter e até aumentar os privilégios da classe política, dos bancos e dos que não cedem em nada.

Não estou vendo cortes de políticos, partidos e congressistas. Por mim poderia cortar 50% de todos os gastos com políticos e partidos, reduzir drasticamente o número de deputados e senadores, carros e benesses dos eleitos, como é em países mais politizados ! Os políticos do Brasil são nababos e fazem isso porque acham que somos bobocas que nunca reagem. Contam com as próximas eleições achando que o povo não sabe votar e os elegerão de novo!

Se o sacrifício fosse para todos daria para conversar. Como está, quem vai arcar com estas reformas é quem já arca com elas!

Então aceito esta greve, mesmo que seja esquerdista. Que os outros brasileiros se movimentem e saiam às ruas para defender os promotores e juizes que estão mostrando a podridão da elite política que saqueou o país.
E poucos partidos e sindicatos escaparam dessa roubalheira! Às ruas são para isso, desde que não haja violência. E quem tem medo disso vai ter que engolir novos aumentos e mais privilégios para os políticos que já ganham quase 500 a 1000% do que o trabalhador comum ganharia. Faça as contas !

As raposas e os lobos ainda acham que o povo continua a ser um bando de galinhas e cordeiros. As próximas passeatas e as próximas urnas dirão o que o povo pensa !
Se os políticos são os mesmos, o povo não é mais!

Por Padre Zezinho.

Vamos ser francos...

Este é o melhor congresso que tivemos no Brasil desde a República.

A verdade é que este congresso tem trabalhado incessantemente nas comissões, no plenário e nos bastidores. Antes do impeachment eles fizeram corpo mole, mas depois eles recuperaram e muito o tempo perdido.
Votam dia e noite, às vezes até de madrugada. Votam uma, duas, três vezes a mesma coisa, até acertar. Dá gosto de ver tanto trabalho e empenho.

Não podemos negar que eles estão reformando o país, como nunca outro congresso fez. Se antes os mandados de injunção iam se acumulando ... agora o congresso mostra do que é capaz.

Desde o impeachment eles já votaram o fim das verbas do pré-sal e sua venda, a lei que congela os salários por vinte anos, o perdão às pedaladas do Temer, a mudança do ensino médio para que se tenham apenas duas matérias obrigatórias e nem professor é mais obrigatório. Votaram o fim da DRU, encaminharam (e bem encaminhado) a reforma da previdência. Agora votam o fim das leis trabalhistas.

Tudo rápido, célere.

Ainda temos aí lei para anistiar dívidas de políticos, lei para vender terras brasileiras a estrangeiros, lei para privatizar a petrobras, lei para acabar com o SUS, lei para anistiar dívidas de latifundiários, a aprovação da venda do BB e da Caixa e a permissão para políticos terem rádios e televisão.

Temos ainda a reforma política que, no mínimo, votarão pela desobrigação de eleição. Até porque este congresso é majoritariamente eleito sem voto (pelo coeficiente partidário) e o presidente também.

Temos que reconhecer que tudo isto foi feito em menos de um ano. É um assombro. A verdade é que o congresso é, sem dúvida o melhor de todos os tempos. Os grupos que pagaram suas campanhas estão todos tendo seus investimentos muito bem remunerados. Os verdadeiros empregadores deste congresso não tem do que reclamar. São muito eficientes.

Nós, o povo, é que não estamos sendo contemplados por nenhum projeto. Mas eles já disseram que não precisam obedecer a "voz das ruas", afinal não fomos nós quem pagamos suas campanhas e seus caixas 2.

E tem gente que ainda chama isto aí de "democracia".

Por Fernando Horta.

Despacho de Sérgio Moro adiando a data do depoimento de Lula para o dia 10.

Sergio Moro adiou depoimento do ex-presidente Lula para o dia 10 de maio.

Confira despacho: DESPACHO/DECISÃO

A ação penal está em fase final de instrução, com a realização dos interrogatórios.

O interrogatório de Luiz Inácio Lula da Silva foi designado para 03/05/2017, às 14:00.

O Ilmo. Sr. Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná e o Ilmo. Sr. Superintendente da Polícia Federal do Paraná requereram, no evento 738, mais tempo para providências de segurança.

Decido.

É possível que, na data do interrogatório, ocorram manifestações favoráreis ou contrárias ao acusado em questão, já que se trata de uma personalidade política, líder de partido e ex-Presidente da República.

Manifestações são permitidas desde que pacíficas. 

Havendo, o que não se espera, violência, deve ser controlada e apuradas as responsabilidades, inclusive de eventuais incitadores.

Considerando que as forças de segurança pleitearam tempo adicional para os preparativos necessários, redesigno o interrogatório de Luiz Inácio Lula da Silva para 10/05/2017, às 14:00. 

Comuniquem-se o Ilmo. Sr. Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná e o Ilmo. Sr. Superintendente da Polícia Federal do Paraná.

Desde logo, esclareço que, na referida audiência, será, por questões de segurança, permitida somente a presença do MPF, dos advogados do Assistente de Acusação, do acusado e de seus advogados e dos defensores dos demais acusados, sem exceções.

Ciência às partes na audiência de hoje. Fica a Defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, conforme compromissos assumidos, encarregada de cientificá-lo da redesignação. A ausência no dia 03/05 será interpretada como efetiva ciência.

 Curitiba, 26 de abril de 2017.

Tá na internet.

"Quando fizermos nossa marcha, vocês precisam estar nela. Se isso significa deixar o trabalho, se isso significa deixar a escola: estejam lá! Cuide de seu irmão! Você talvez não esteja em greve. Mas, ou ascendemos juntos ou caímos juntos”. - Martin Luther King Jr.

Mutirão de Cirurgias chegará em maio à região Extremo Sul da Bahia.

Próximas etapas do programa acontecerão no início do mês nos municípios de Teixeira de Freitas, Caravelas, Itamaraju, Prado, e Medeiros Neto
Mais uma etapa do Mutirão de Cirurgias será realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab). Desta vez, as pré-consultas serão realizadas no início de maio em cinco municípios da região Extremo Sul da Bahia: Teixeira de Freitas, Caravelas, Itamaraju, Prado, e Medeiros Neto.
A unidade móvel da Sesab tem capacidade para atender a 180 pacientes por dia, começando o atendimento às 7 horas. Os procedimentos cirúrgicos a serem realizados são: hérnias (Umbilical/Inguinal/Epigástrica), histerectomia, e colecistectomia.
A primeira etapa na região contempla Teixeira de Freitas (Caravelas) – atendendo pacientes dos municípios de Nova Viçosa, Mucuri, Caravelas, e Itabatã – com consultas no período de 03 a 05 de maio na unidade móvel estacionada na Praça Teófilo Ottoni s/n, no centro de Caravelas. O local das cirurgias será no Hospital Geral do município de Prado, a partir do dia 09 de maio.
A segunda etapa contempla Teixeira de Freitas (Itamaraju) – atendendo pacientes dos municípios de Itamaraju e Jucuruçu – com consultas no período de 07 a 08 de maio, na unidade móvel estacionada na Praça Central Castelo Branco (ao lado da rodoviária). O local das cirurgias será no Hospital Geral do município de Prado, a partir do dia 09 de maio.
A terceira etapa contempla Teixeira de Freitas (Prado) – atendendo pacientes dos municípios de Alcobaça e Prado – com consultas no período de 10 a 11 de maio, na unidade móvel estacionada na Praça da Matriz, Avenida 2 de Julho em frente ao Banco do Brasil, em Prado. O local das cirurgias será no Hospital Geral do município de Prado, a partir do dia 12 de maio.
A quarta etapa contempla Teixeira de Freitas (Medeiros Neto) – atendendo pacientes dos municípios de Itanhém, Vereda, Medeiros Neto, Lajedão e Ibirapuã – com consultas no período de 10 a 11 de maio, na unidade móvel estacionada na Praça Gentil Aguilar - Bairro Aparecida. O local das cirurgias será no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a partir do dia 16 de maio.
A quinta etapa contempla Teixeira de Freitas (Teixeira de Freitas) – atendendo pacientes do município de Teixeira de Freitas – com consultas no período de 16 a 18 de maio, na unidade móvel instalada no estacionamento do Shopping Patio Mix, na Avenida São Paulo em Teixeira de Freitas. O local das cirurgias será no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, a partir do dia 19 de maio.
Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no site do Mutirão: http://mutiraodecirurgias.saude.ba.gov.br/. Também, o paciente ou responsável pode comparecer à Secretaria de Saúde de seu município, onde verifica se seu nome consta na lista para a realização do procedimento.
O Mutirão de Cirurgias, serviço vinculado ao programa Saúde sem Fronteiras, atenderá gratuitamente 13 mil baianos no período de um ano. Serão atendidas somente pessoas que tenham encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para a realização de procedimento cirúrgico.
O objetivo do Governo do Estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado.
Tipos de Cirurgias - Inicialmente estão contempladas: cirurgias de vesícula, câncer de próstata, hérnia, útero, miomas e câncer de mama. Posteriormente, serão adicionados outros tipos de cirurgias ao programa.
Como funciona - O Governo do Estado disponibilizará a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente após a cirurgia. Os atendimentos médicos serão realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região da Bahia.
Isso permitirá que o paciente tenha maior comodidade e não faça grandes deslocamentos. As prefeituras serão responsáveis por garantir o acesso dos pacientes às cidades onde serão realizados os procedimentos.
Pré-operatório - No pré-operatório, serão realizados exames de raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma em unidades móveis, além de consulta com cirurgião e anestesista.
Como se cadastrar - O cadastramento dos pacientes é feito pelas secretarias municipais de saúde, que devem manter a Lista Única atualizada, com as principais demandas de cada município. Entre em contato com a secretaria da saúde de sua cidade para obter mais informações.
Cronograma - Todos os 417 municípios do estado serão contemplados com o projeto. O mutirão foi iniciado nas macrorregiões sul, leste, centro-leste e extremo sul, entre os meses de setembro e dezembro de 2016. Fazem parte desses territórios 208 municípios.