Pescadoras de Maragogipe e Santo Amaro recebem atendimento médico gratuito.

Uma equipe multidisciplinar da área de saúde estará nos municípios de Maragogipe (na segunda-feira, dia 6) e Santo Amaro (na terça, dia 7) realizando oficinas para orientar, diagnosticar e tratar as pescadoras e marisqueiras das duas cidades.

A ação faz parte do projeto Programa de Saúde Ocupacional para os Trabalhadores de Pesca, realizado pela Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura) em parceria com a Fapesba.

O Programa – voltado ao cuidado com as mulheres, público mais vulnerável aos problemas de saúde ocupacionais relacionados a esse segmento econômico – conta com oficinas de saúde, consultas clínicas e nutricionais, além de palestras educativas.

Cerca de 240 pessoas serão beneficiadas com a ação. “Serão disponibilizados três técnicos de enfermagem, uma enfermeira, três médicos, dois fisioterapeutas e um nutricionista para, juntos, levar informações de saúde ocupacional para a vida dos pescadores”, afirma a coordenadora técnica de promoção social da Bahia Pesca, Eliana Carla Ramos.

As consultas e palestras acontecem das 8h às 12h e das 13 às 17h. No dia 6 o atendimento será feito na sede da ONG Vovó do Mangue, na Praça Pereira Antônio Rebouças, em Maragogipe. Já no dia 7 o atendimento será realizado na Casa do Samba (rua do Imperador), no centro de Santo Amaro.
Pescadores e marisqueiras serão orientados sobre os principais problemas que atingem esta classe profissional e passarão por exames clínicos. Caso sejam identificados problemas de saúde mais complexos, os profissionais serão encaminhados para a realização de exames no sistema público de saúde.

Foto: Amanda Oliveira.

Nenhum comentário: