Projeto Design Dialógico inaugura o Museu Aberto de Serra Grande.


O projeto conta com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

O programa Design Dialógico continua sua itinerância pela Bahia e cumpre a terceira etapa no Litoral Sul, elegendo a Vila de Serra Grande para basear as novas ações de qualificação e fortalecimento de projetos. As atividades da inauguração do Museu Aberto de Serra Grande começam às 17h30, na Praça Central do município. Neste dia será realizado o desfile da coleção Povos da Floresta, criada pela estilista Marcia Ganem junto a artesãos de Serra Grande, e também o lançamento da Revista LiGente.

evento é uma realização do Programa Design Dialógico: uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território, em parceria com o Conselho Gestor da APA da Costa de Itacaré/Serra Grande, e conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, com recursos do Fundo de Cultura, através das secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia.

“Foram quatro meses de trabalho, passando por várias fases, desde cursos, encontros, coaching, para agora concretizarmos os projetos”, comenta Márcia Ganem, mentora do Design Dialógico- uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território, baseado no programa capitaneado pelo Instituto de Design e Inovação – INDI. “Buscamos ouvir e contribuir na qualificação de ideias e projetos vindos da comunidade, fortalecendo soluções para os problemas que se apresentam nas comunidades”, explica.

Museu Aberto – A ideia se fundamenta na construção participativa, envolvendo a cidade no processo de rememorar e disseminar a sua história. Seguindo este conceito, o Museu foi implantado na praça central de Serra Grande e será inaugurado com a exposição fotográfica “Minha Essência”, que conta a história da vila desde a abordagem sobre a Mata Atlântica e os povos originários, até os seus fundadores, na década de 40, através das fotografias de Luís Pereira, com curadoria de Renata Damasceno. “A abertura do campo de atuação do museu tem grande relevância nos projetos apoiados pelo Design Dialógico, que incentiva a utilização destes espaços pelas comunidades tradicionais para que estas entendam melhor, contem suas histórias e fortaleçam essa identidade como referência para um modelo de desenvolvimento humano, baseado na cultura e turismo”, explica Márcia.

Programa Design Dialógico - Trata-se de um programa integrado de qualificação em cultura lançado em janeiro, que tem como proposta potencializar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável de cinco territórios na Bahia – a Região Metropolitana de Salvador, onde foram trabalhadas a Ilha de Itaparica e a cidade de Salvador; Baixo Sul, em Valença; Litoral Sul, em Serra Grande; Saubara e Chapada Diamantina, com base na identidade cultural de cada um deles. O objetivo maior é mapear, capacitar e valorizar as iniciativas culturais dos territórios que demonstrem potencial de ativação da economia criativa.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Serviço
Programação:

Data: Sábado (09)
Local: Praça Central de Serra Grande

Inauguração do Museu Aberto de Serra Grande
Horário: 17h30
Lançamento da Revista LiGente
Horário: 18h30
Ritual Parãse dos Indios Tupinambás de Olivença
Horário: 19h30
Desfile Povos da Floresta 
Horário: 20h
Artistas convidados do Sarau da Serra
Horário: 19h30.

Nenhum comentário: