Conceição do Coité recebe show do grupo Som do Sisal.


Depois de intercâmbio no México, o grupo apresentará no Teatro Santo Antônio, com entrada gratuita.

Depois de quase quinze dias em intercâmbio no México, o grupo Som do Sisal apresentará o mesmo espetáculo de lançamento do CD “Sons do Sisal” em Conceição do Coité, na Bahia. O concerto acontece no próximo sábado (09), no Teatro Santo Antônio, com entrada gratuita. O evento é uma atividade do Intercâmbio Cultural Complementar do edital de Mobilidade Artística, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.


A turnê do grupo Som do Sisal no México aconteceu no período de 29 de julho a 10 de agosto e pode ser conferida através de vídeos e fotos na página do grupo, no Facebook por meio do link: https://www.facebook.com/osomdosisal. A violinha de sisal, que já passou pelas mãos do cantor Saulo Fernandes e do instrumentista Armandinho Macêdo, soou na Península de Yucatan, no México, região e país de onde foram trazidas para o Brasil as primeiras mudas da planta Agave Sisalana.

O Som do Sisal - Criado em 2012, o grupo de jovens liderados pelo maestro Josevaldo iniciou o desenvolvimento de um laboratório de investigação técnica e sonora da cultura da região sisaleira. O projeto foi inspirado na violinha de buriti, encontrado no parque do Jalapão, no Tocantins. A partir disso deu início a construção de instrumentos musicais com a madeira do sisal e a criação do projeto O SOM DO SISAL. De lá pra cá, o grupo já foi reconhecido com um prêmio nacional (Prêmios Laureate Brasil - Jovem Empreendedor Social 2017) e outro prêmio estadual (Concurso Ideias Inovadoras 2015 - FAPESB).

Uma inovação que traz significado e valor simbólico ao território de identidade, onde a economia sempre foi baseada na cultura do sisal. Sustentável, socioeconômica e cultural, a proposta criativa utiliza os resíduos da cadeia produtiva do sisal e transforma em instrumentos musicais a madeira gerada a partir do escape floral da planta. A criação da Violinha de Sisal possibilitou também oficinas de música, com iniciação musical e oficinas de luteria em cidades da região. O processo formativo culmina no palco, com as apresentações artísticas dos jovens. O projeto desenvolveu-se a partir de intercâmbios, como a ida do grupo ao lugar de origem da ideia e pela contribuição do experiente luthier paulista, Fernando Sardo.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) - Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais.


Serviço:


Show Sons do Sisal

Local: Teatro Santo Antônio – Conceição do Coité.
Data: Sábado (09)
Horário: a partir de 20h
Gratuito.

Nenhum comentário: