Redução do tempo resposta policial é destaque de um ano do Centro de Operações.




Apoio: Depois da sua inauguração, o período de chegada de uma unidade policial ao local da ocorrência após o chamado diminuiu em 20%.

O Centro de Operações e Inteligência 2 de Julho completa um ano nesta terça-feira (18), comemorando vários avanços na área da Segurança Pública da Bahia. Dentre eles, destaque para a redução, em cerca de 20% do tempo resposta à população, que aciona as polícias através do 190. Entre a chamada do solicitante e o atendimento policial, houve uma redução de quase cinco minutos, após a instalação do centro.

As novas tecnologias disponíveis na unidade, que reúne num só lugar as polícias Militar, Civil e Técnica e o Corpo de Bombeiros, e a intensa capacitação dos servidores que atuam no atendimento ao público são os principais responsáveis por este avanço. “Em apenas um ano, é possível observar os resultados do trabalho integrado das polícias, que ficou muito mais profissional com a instalação do centro”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Para ele, o grande destaque desta unidade é ter toda a tecnologia, adquirida para atuação em grandes eventos, utilizada cotidianamente em favor da segurança da população. “Continuamos precursores quando o assunto é policiamento em multidão, mas também inovamos quando passamos a aproveitar todo esse investimento tecnológico em defesa da segurança diária dos baianos”, revelou Barbosa.

Maior da América do Sul, a unidade é referência no país e está interligada a outros 13 Centros Integrados de Telecomunicações (Cicoms) espalhados por todo o estado, permitindo uma rápida comunicação das ocorrências e, por consequência, o ágil acionamento das forças policiais. Nesta sexta-feira (21), a região Oeste ficará interligada à rede, com a inauguração do Cicom em Barreiras. Nos próximos meses, serão entregues unidades no Sudoeste (Guanambi), no Baixo Sul (Valença) e no Leste (Serrinha).

“Neste primeiro ano, mais de 3,6 milhões de chamados foram direcionados ao Centro de Operações”, declarou o superintendente de Telecomunicações da SSP, tenente-coronel PM Antônio Carlos Silva Magalhães. Apesar deste número não representar a quantidade de atendimentos policiais – boa parte é referente a informações e dúvidas, além de trotes – mostra a grande capacidade de atendimento.

Já o coordenador de grandes eventos da pasta e superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, tenente-coronel PM Marcos Oliveira, lembrou que o espaço foi palco de grandes tomadas de decisões, durante as operações especiais para os Jogos Olímpicos Rio 2016. “Daqui, partiram todas as orientações de cada ação de segurança planejada para as Olimpíadas”, afirmou.

Ele lembrou ainda que o centro foi o responsável por promover a integração das entidades envolvidas no maior evento esportivo do mundo e que o primeiro carnaval de Salvador após a instalação da unidade foi considerado um dos mais tranquilos dos últimos tempos, atribuindo a relação direta entre a tecnologia e o sucesso nas operações em grandes eventos.

Também é do Centro de Operações que as imagens das câmeras, distribuídas por Salvador e Região Metropolitana, são redirecionadas. Desta unidade é possível ter acesso aos acontecimentos registrados no interior dos municípios que possuem central de videomonitoramento e câmeras públicas, como as existentes no metrô, em Salvador.

A unidade também abriu as portas para órgãos como a Polícia Rodoviária Federal, Transalvador, a Guarda Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a Secretaria Municipal de Ordem Pública, que utilizam todo o aparato tecnológico disponibilizado pela SSP nos desenvolvimentos em suas áreas de atuação.

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