TEMER NÃO RENUNCIOU. HÁ MALES QUE VÊM PARA O BEM. (Por Francisco Costa)

Alguns acham que sou pragmático, outros, que sou calculista, na verdade mais ou menos a mesma coisa, e talvez por isso temi pela renúncia de Temer.
Explico: desde o início dos trabalhos estou assistindo as sessões na Câmara e no Senado (já terminaram) e os golpistas querem a renúncia de Temer e eleições indiretas. A oposição quer a renúncia e eleições diretas, equivocadamente (e relação à renúncia).
Os golpistas são maioria e, como nas reformas, passa o que eles quiserem.
O que diz a Constituição? Havendo vacância na primeira metade do mandato presidencial, o presidente da Câmara assume e chama eleições diretas em 180 dias. Se for na segunda metade do mandato, caso atual, o Presidente da Câmara assume e chama eleições indiretas em 30 dias.
Então não há possibilidade de eleições diretas?
Há. Para isso basta que o Congresso edite e aprove uma PEC estabelecendo eleições diretas extemporâneas, fora do período normal.
Isto demoraria meses. Ocorre que há dois projetos de PEC no Senado e três na Câmara, versando sobre o assunto, o que reduz o tempo de tramitação à metade.
Os partidos de oposição pretendem desarquivá-los e por para tramitar, o que demandará mais de um mês.
Se Temer tivesse renunciado não haveria tempo hábil para as diretas, com ele sangrando no Jaburu haverá.
Pelos discursos de hoje, os golpistas não admitem as diretas e por um motivo que não escondem: têm certeza que Lula é imbatível.
Isto desmascara o caráter golpista da direita brasileira: se as pesquisas revelam que o partido de preferência do brasileiro é o PT, com 20%, seguido do PSDB, com só 4%, e que Lula tem 47% das intenções de votos, vencendo as eleições no primeiro turno, sejam quais forem os adversários, eleições indiretas seriam o oportunismo de duzentos ou trezentos parlamentares se sobrepondo à vontade de meia centena de milhões de eleitores.
Como são maioria no Congresso, só as mobilizações nas ruas neutralizarão, e para isso precisaremos de mais de um mês, como nas Diretas Já da emenda Dante de Oliveira.
Continua por aí, Temer, só mais um pouco, até o povão ir para as ruas.

Francisco Costa
Rio, 18/05/2017.

PS: há a possibilidade de impeachment, e vários pedidos já foram protocolados, mas isso demandaria meses na tramitação, dando tempo do povo se mobilizar.

Nenhum comentário: