Psol, a moleta da direita.

hoje, três amigos me ligaram pra contar o que aconteceu na manifestação de ontem, no rio: proibiram a bandeira do PT no ato. deputados do PT foram proibidos de falar no carro de som e quando Lindbergh falou foi vaiado por uma turma da juventude do Psol - assim como quando o nome do Lula foi mencionado. 
eu tinha reparado na ausência de bandeiras dos partidos e das centrais, mas a vida tá corrida e não acreditei que rolaria esse tipo de boicote. acabei de chegar em casa e recebi o relato detalhado de Eduardo Goldenberg, via Layla Lauar, sobre esse boicote ao PT e ao Lula em nome de um movimento "apartidário" (unipartidário no caso, não?!) pelas Diretas Já. bom, como não pisei na rua em 2013 e fiz vários posts criticando o apartidarismo e a rápida captura pela direita daquelas jornadas, sinceramente gostaria de saber: quando e como o neotropicalismo vai derrotar o golpismo? 
caso a gente consiga emplacar o Diretas Já 
(com esse tipo de boicote é impossível): qual é o candidato neotropical como chances concretas de ganhar as eleições, garantir a democracia, preservar a constituição e reverter as reformas? se é verdade que o sistema político brasileiro está em colapso, também é verdade que os partidos políticos do campo progressista junto com as centrais sindicais conseguiram, depois de muito tempo, construir uma unidade linda para levar quase 40 milhões de pessoas às ruas na greve geral de 28/04 - então por que boicotar essa força política? vocês vão fingir que mesmo com as mudanças no mundo do trabalho - terceirização e uberização das relações trabalhistas, que provocaram um esvaziamento nos sindicatos - a classe trabalhadora cltista ainda responde por 30% por aqui e mesmo assim a decisão é apartar as centrais sindicais da luta pelas Diretas Já?! vocês realmente acham que um partido como o PT, que é um potência política e eleitoral com quase 4.900 diretórios municipais nos quase 5.400 municípios brasileiros não tem legitimidade política para levar a sua bandeira nos atos pelas Diretas Já?! se foi isso: vocês querem Diretas Já pra quem e por que? se não foi: então por que a proibição das bandeiras dos partidos e a interdição das falas dos parlamentares petistas? foi só oba oba performático-neo-tropicalista?! 
porque, na boa, se a estratégia é insistir nessa obsessão pelo "apartidarismo" e no rancor ao petismo nessa quadra de acirramento do golpe: isso é muito pedante e equivocado. e com esse tanto de desmonte que o golpismo vem operando diariamente: já dava pra ter aprendido alguma coisa com 2013 e esse golpe perverso. francamente.

Por Patrícia Valim.

Nenhum comentário: