Dimas Roque: Crianças de creches carentes celebram Natal com Voluntárias Sociais da Bahia.

17.12.16

Crianças de creches carentes celebram Natal com Voluntárias Sociais da Bahia.

Aproximadamente 400 crianças de creches localizadas em comunidades carentes de Salvador e região metropolitana tiveram, neste sábado (17), a oportunidade de antecipar a comemoração de Natal, com brincadeiras e serviços de saúde bucal, no Odontomóvel, e oftalmológicos, oferecidos pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), no Palácio de Ondina, na capital. 

Além das brincadeiras com palhaços, distribuição de brinquedos e lanches, a programação do evento incluiu apresentações artísticas e musicais, como coral e show de mágica. O governador Rui Costa e a primeira-dama, Aline Peixoto, presidente das Voluntárias Sociais, recepcionaram as crianças e acompanhantes, entre elas, mães e professoras.

"A minha intenção e das Voluntárias é proporcionar um dia diferente para estas crianças e, este ano, inovando, pois amanhã [domingo, 18], iremos receber idosos aqui. Eu tenho mais do que preciso. Tenho duas filhas saudáveis e uma família linda. Fazer estes eventos mexe comigo. Adoro ver a casa bagunçada, cheias de presentes. Recebemos muitas doações. É uma realização minha para eles", afirmou Aline.

Os convidados também puderam ter acesso à emissão da carteira de identidade e o Cartão SUS, além de serviços de saúde, como procedimentos odontológicos e exames de vista, com a entrega de óculos logo após a consulta e os exames. Trinta e quatro crianças da Creche Escola Comunitária Frutos de Mães, no bairro de Massaranduba, em Salvador, participaram da  festa. Maiquele dos Santos é professora da creche e mãe de Mayra Kelly, 9 anos, Nayla Roberta, 7, e Nayara, 5.

As quatro aproveitaram as atividades e serviços oferecidos. "Nunca tínhamos vindo aqui. Ligaram pra gente perguntando se a gente estava interessada em vir, e nós aceitamos. É ótimo dar oportunidade a eles, que não conheciam", disse Maiquele. Mayra, que usa óculos desde os 4 anos, também gostou da programação, que uniu diversão e saúde. "É difícil pra minha mãe [conseguir] marcar exame [oftalmológico] e eu estou tendo essa chance".

Nas estruturas montadas no jardim do Palácio de Ondina, teve ainda pintura artística facial e cortes de cabelo. A coordenadora da Creche Tia Ene, no bairro de Vista Alegre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, Meireane Lima, levou 25 crianças ao evento, e aproveitou para mudar o visual. "Eu achei muito interessante, principalmente por ser aqui neste local. Assim que chegamos, expliquei para as crianças que aqui é a casa do governador e que ele havia aberto as portas pra gente, com este trabalho das Voluntárias. Achei a iniciativa excelente", disse, enquanto cortava os cabelos.

A trilha sonora ficou por conta do cantor Genardi e banda, que animaram a festa ao som de clássicos infantis e músicas de artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Xuxa. Quem também se apresentou na festa, com canções natalinas, foi o coral do projeto social Sons de Um Resgate, sediado em Simões Filho, na RMS. De acordo com o idealizador e professor do projeto, Ozenildo Ramos, 32 crianças são assistidas pela iniciativa. "Apresentar aqui hoje foi a realização de um sonho".


As ações são realizadas em parceria com as empresas e instituições Pau Viola, Agogô, Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Xarmonix, Delta, Nutrical, Leite Sol, Gelo Ferreira, Abentro, Maison Beleza, Sandra Alencar, Canaã, Mignon, Perini, Fundação Regina Cunha, DayHORC e Delta Toldos, a Fundação Regina Cunha e a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

Nenhum comentário: