Moro e o “se colar, colou”.


Moro e o “se colar, colou”.

Sabe aquela frase “testando hipóteses”? Que foi dita por um certo senhor para justificar as versões divulgadas em um telejornal nacional. Pois bem, ontem o Juiz Sérgio Moro, parece que levou até as últimas consequências estes ensinamentos.
Pelo que já se sabe, não foram os procuradores, nem a policial federal que pediram a “condução coercitiva” para o ex-presidente Lula no dia de ontem, 04 de março de 2015. Um dia que será lembrado como aquele em que uma das maiores lideranças do mundo moderno, foi tratado da forma mais mesquinha possível. E, também, já está posto que a definição de retirar o líder de sua casa e o levar até o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, foi única e exclusivamente, do Moro. Ele chamou para si toda a responsabilidade do ato.
O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, Roberto Lima, auditor fiscal da Receita Federal e o delegado Igor de Paula, da Polícia Federal, nos deixou bastante informados das investigações. As palavras mais citadas durante a entrevista show foram, “provavelmente, pode ser e supostamente”. O que nos leva a crer que, eles andaram mesmo testando hipóteses com o Lula. Primeiro encontraram alguém para um crime. Depois foram em busca das evidências para depois determinar qual o crime que, supostamente, ele poderia ter cometido.
Levado ao aeroporto para que fosse tomado o seu depoimento, eles esperavam a negativa do Ex-presidente para assim o levar, segundo o despacho do Moro, coercitivamente até a Curitiba como um troféu a ser mostrado para jornais e revistas. Para isso, até um avião, divulgado pela própria imprensa, teria sido estacionado ao lado do hangar onde ocorreu o depoimento. Mas, eles não esperavam a reação da militância do Partido dos Trabalhadores, muito menos que em jornais, sites e TV´s, juristas e comentarias aparecessem para condenar o ato, que segundo Marco Aurélio, ministro do STF disse, “não me consta que o presidente da república, e poderia ser um cidadão comum, tenha se recusado a comparecer. Ou seja, não me consta aqui que o mandado de condução coercitiva tenha sido antecedido por um mandado de intimação para comparecer espontaneamente perante a autoridade”. Ou seja, o balão de ensaio, a hipótese testada, o se colar, colou, não deu certo e eles tiveram que retroceder no golpe.
Mas não se engane Lula, muito menos o Partido dos Trabalhadores, pois o justiçamento que vem praticando aqueles que criaram a operação lava jato, não vão se sentir derrotados. Muito pelo contrário, hoje, eles devem estar, como se diz no nordeste, envenenados de ódio porque não conseguiram o intuito de prender, humilhar e retirar o ex-presidente das eleições de 2018.

Para Lula, não há outro caminho que não seja o das ruas. Nelas ele é imbatível. E esse é o medo que tem a oposição.
Dimas Roque.

Nenhum comentário: