Secretaria de Turismo irá lançar o Projeto “Clique Canindé Turismo”.

Já está em fase de montagem toda a estrutura virtual, que está sendo preparada pelos profissionais de TI – Tecnologia da Informação, do município de Canindé de São Francisco, para o concurso de fotografias “Clique Canindé Turismo”. As inscrições deveram começar ainda no mês de agosto.
Para participar basta que a pessoa comprove ter residência fixa em Canindé, ir ao Site Oficial da Prefeitura, no link que será disponibilizado. Fazer a inscrição e enviar três fotos que mostrem o tema Turismo. Lembrando que cada fotografo só terá direito a uma inscrição. As fotos serão selecionadas por uma comissão julgadora formada por profissionais da área de imagens e o vencedor será anunciado no mês de setembro. Uma única fotografia será a vencedora do concurso.
A escolha vai levar em consideração a técnica e a criatividade do participante. Vale foto feita com qualquer tipo de equipamentos. Fotos manipuladas ou "emprestadas" de outro fotógrafo serão automaticamente excluídas do concurso. O uso de filtros nas fotos também está proibido.
O Prefeito Heleno Silva disse esperar uma grande participação da população, já que “hoje a maioria das pessoas tem câmera fotográfica e celulares que fazem o mesmo trabalho. Que vença aquela fotografia que melhor representar o turismo de nossa Canindé”.

Ccom Canindé.

Voluntárias Sociais da Bahia realizam bazar no fim de semana.

Com apoio do Governo do Estado, as Voluntárias Sociais da Bahia irão promover o Bazar Social, neste sábado (1º) e domingo (2), das 9h às 18h, no Palácio da Aclamação, Avenida Sete de Setembro, em Salvador. O evento reúne produtos novos que foram apreendidos pela Receita Federal, como brinquedos, perfumes importados, eletroeletrônicos, roupas, entre outros.
O dinheiro arrecadado será direcionado às obras sociais das Voluntárias, que têm projetos sociais em prol dos mais carentes. A partir de segunda-feira (3), o Bazar segue disponível na própria sede das Voluntárias Sociais, localizada no Largo do Campo Grande, das 9h às 16h. Mais informações podem ser consultadas no site www.vsba.ba.gov.br.

Sistema de tratamento de água de chuva é apresentado a comunidade do sertão baiano.

Mais uma palestra sobre novos dispositivos de segurança utilizados em cisternas para o armazenamento e tratamento de água de chuva foi ministrada por técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) no norte da Bahia. O objetivo foi divulgar uma ação que está sendo realizada pela Companhia em parceria com a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), que visa assegurar a qualidade da água utilizada no processamento de alimentos produzidos pela entidade em suas minifábricas.
Um dos responsáveis pela administração e manutenção da minifábrica da Coopercuc, em Serra Grande, no município de Curaçá (BA), o técnico agrícola José Edmilson Alves dos Santos considerou a palestra como de extrema importância no processo de instalação dos dispositivos. Para ele, foi um momento no qual a comunidade pode participar e ficar ciente das ações que estão sendo realizadas no que diz respeito à qualidade na produção.
“A palestra foi interessante porque mostrou para as pessoas a importância de se ter uma água de qualidade e a viabilidade na aquisição dos equipamentos. A gente tem dificuldade de ter água tratada de acordo com o que exige a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse mecanismo vai proporcionar essa qualidade, gerando mais renda para os nossos associados”, comemorou José Edmilson.
A palestra foi ministrada pelo analista de Desenvolvimento Regional, da 6ª Gerência Regional de Revitalização da Codevasf, Joselito Menezes de Souza. Ele reforçou o fato de que o projeto-piloto instalado na minifábrica responde a uma expectativa da cooperativa a fim de atender exigências dos órgãos de fiscalização sanitária.
“O projeto tem como premissas baixo custo de instalação e manutenção, além de facilidade na sua operação, podendo ser manuseado pelos próprios associados, garantindo assim água tratada dentro dos padrões exigidos pela legislação. Desta forma, assegura-se o disposto nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, além de valorizar a agroindústria de base familiar no semiárido brasileiro”, destacou Menezes.

Localizada na comunidade de Serra Grande, no município de Curaçá, a minifábrica é a primeira, de um total de 20 pertencentes à Coopercuc, a receber a consultoria da Codevasf na operação dos dispositivos de proteção sanitária. O próximo passo agora é avaliar os resultados alcançados, já pensando nas próximas instalações.

Secretaria de segurança pública prevê instalação de 34 Diseps.

Uma das estruturas do programa estadual Pacto pela Vida no enfrentamento à criminalidade, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) já é uma realidade no estado. Em 2015, quatro Diseps já foram instaladas nos municípios de Uruçuca, Bonito, Iguaí e Capim Grosso, intensificando as ações de preservação da vida nas localidades. De acordo com o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o planejamento da pasta prevê que, até o final do ano, a Bahia passe a dispor de 34 unidades.
"A estrutura foi pensada para aumentar a atenção da polícia à comunidade. Nossa proposta é fazer com que haja a colocação de outras unidades em todos os municípios do estado. Temos o desafio de deixar todos os Diseps da primeira etapa prontas, até o final do ano, para reforçar o combate à violência nos municípios. O Disep é uma conquista para a segurança pública porque a população passa a ter condição de ser melhor atendida”, destacou Barbosa.
O Disep, que integra as polícias Civil e Militar, possui unidade do Instituto Pedro Melo, instalações para os policiais de plantão, salas de audiência, de reconhecimento com espelho para a segurança das vítimas e duas custódias para os presos. Estão sendo investidos R$ 111 milhões para a instalação dos Diseps.
Custódias.
Das quatro unidades já instaladas, a última foi a de Capim Grosso, inaugurada na semana passada. As custódias do Disep vão substituir as da atual delegacia e estão dimensionadas para que os detidos fiquem, no máximo 48 horas, e após este prazo sejam soltos ou encaminhados aos presídios.
Um dos moradores que se sentem beneficiados é o aposentado Dalberto Lima. Segundo ele, Capim Grosso é um eixo rodoviário com quatro contornos, onde circulam pessoas de todo o Brasil. “É um lugar onde tem muito assalto e, às vezes, até assassinato. Este distrito vai melhorar a segurança para a população da cidade e para os moradores de todos os municípios do entorno”.

Além do Disep, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), investe em outros mecanismos de segurança. Na Bahia, já foram instaladas 17 bases comunitárias de segurança, sendo dez na capital, duas na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e cinco no interior.

Corregedorias do TJBA criam banco de leiloeiros para agilizar processos judiciais.

A Corregedoria Geral da Justiça da Bahia e a Corregedoria das Comarcas do Interior criaram o Banco de Leiloeiros com o objetivo de facilitar o acesso de juízes e servidores às informações sobre profissionais habilitados a atuarem nos processos judiciais.
O Provimento Conjunto foi assinado pelo desembargador José Olegário Monção Caldas, corregedor-geral da Justiça, e pela desembargadora Vilma Costa Veiga, corregedora das Comarcas do Interior.
Os leiloeiros serão credenciados a partir de indicações periódicas dos respectivos conselhos ou associações de classes. O banco é de caráter permanente e será mantido, atualizado e publicado a partir do sítio eletrônico das Corregedorias.

Entre os requisitos para o credenciamento está o de o leiloeiro não ser cônjuge, companheiro ou companheira, ou parente até o segundo grau civil de magistrado que integra o Poder Judiciário do Estado da Bahia.

Comarcas do interior da Bahia ganham novas varas criminais e da infância e juventude.

As comarcas de Feira de Santana e de Itabuna ganharão mais uma vara criminal, conforme Resolução do Tribunal Pleno, aprovadas na sessão da última sexta-feira (24).
Será instalada a 6ª Vara Criminal em Feira de Santana e a 7ª Vara Criminal em Itabuna, conforme resoluções publicadas na edição de hoje (27) do Diário da Justiça Eletrônico.
As unidades, denominadas Varas de Execuções Penais e Medidas Alternativas, são importantes nas comarcas, ambas sedes de conjuntos penais com execução de regimes fechado e semiaberto.
As varas terão competência exclusiva para processamento e julgamento de feitos relativos a execuções de penas e suas medidas alternativas.
Com as autorizações do Tribunal Pleno, a Comarca de Feira de Santana passa a contar com quatro varas criminais e a Comarca de Itabuna, com três.
Infância

Em outra Resolução, o Tribunal Pleno autorizou a instalação de varas da Infância e da Juventude nas comarcas de Alagoinhas, Barreiras, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

CODEVASF em Juazeiro homenageia dia do Agricultor.

Criado em 27 de julho de 1960 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, em comemoração aos 100 anos do Ministério da Agricultura, o dia do agricultor faz uma homenagem aos produtores rurais, considerados um dos principais responsáveis pelo crescimento econômico de nosso país.
Em nossa região os frutos desse trabalho garantem o desenvolvimento do vale do São Francisco, gerando emprego e renda para a maioria da população ribeirinha.
Como reconhecimento da importância dos agricultores para nossa economia, o superintendente regional da CODEVASF em Juazeiro, Alaôr Grangeon de Siqueira, encaminhou aos distritos administrativos dos perímetros irrigados de Mandacaru, Maniçoba, Curaçá, Tourão, Pedra Branca, Rodelas, Glória e a Associação dos Usuários do Perímetro Irrigado do Salitre (ASUPIS) correspondência parabenizando todos os agricultores familiares que integram esses perímetros irrigados.
Segundo Alaôr Grangeon, “eles são verdadeiros heróis, pois conseguem, com seu trabalho, neste sol quente do nosso sertão, diante da escassez de água e de todos os problemas que afetam a atividade, retirar da terra os frutos que vão gerar divisas para o desenvolvimento de nossa região”.
Alaôr observa que “nós precisamos continuar apoiando esses trabalhadores que, de sol a sol, geram riquezas; seja através de apoios técnico, financeiro e de infraestrutura, seja através de melhoria das condições de trabalho de todos eles”.
O gerente executivo do Distrito de Irrigação do perímetro irrigado de Maniçoba, Valter Matias de Alencar, que no seu dia a dia tem contato com os produtores, afirma que “é importante que os produtores tenham fé em seu trabalho, e condições de realizar essa atividade tão importante para eles e para todas as comunidades”.
O agricultor Edilson Conceição da Silva, de 47 anos, confessa que “me sinto muito orgulhoso quando eu vendo o que eu produzi para alimentar muitas pessoas, e além de conseguir meu sustento, ainda ajudo muita gente também”. Ele conta que já passou por muitas dificuldades no campo, mas “com o tempo e com muito trabalho, eu consegui me firmar e hoje me sinto uma pessoa realizada, tanto eu como minha família”. Edilson e a esposa têm três filhos, de 7, 11 e 15 anos, e estão no lote agrícola do perímetro irrigado de Maniçoba há sete anos. Para o futuro Edilson espera terminar a implantação da cultura de manga e maracujá para continuar com seu trabalho de maneira mais assegurada, graças às culturas perenes.
Ele lembra que quando começou com agricultura, “só via mato e caatinga, e hoje, com nosso trabalho, eu vejo muitos pais trazendo seus filhos de volta para o campo para trabalharem com o que é deles também”.
Benedito Lima Nunes, de 51 anos, é outro produtor do perímetro de Maniçoba que acredita em seu trabalho, e junto com dois dos seis filhos, já começou a preparar a terra para plantar melancia consorciada com os pequenos pés de manga. Ele lembra que, como a maioria dos produtores vizinhos, começou sua atividade no lote plantando culturas de ciclo curto, como melão, melancia e feijão, mas hoje, estabilizado economicamente, já está passando para as culturas de ciclo longo, como coco e manga.
“No início foi tudo difícil”, lembra Benedito, que afirma “mas com o trabalho, a insistência, e ajuda do distrito de irrigação e da Codevasf, conseguimos botar esse negócio para frente, e hoje, graças a Deus, estamos bem”.
No ano passado os 34 perímetros irrigados assistidos pela Codevasf totalizaram R$ 1,67 bilhão em Valor Bruto de Produção (VBP). Desse total, segundo dados da Área de Irrigação da Companhia, 40% são oriundos da agricultura familiar. A produção total foi estimada em 2,62 milhões de toneladas de produtos agrícolas, principalmente frutas. A geração de empregos chegou a 76.692 empregos diretos e 115.038 empregos indiretos.

A companhia continua investindo na revitalização e melhoramento das atuais estruturas física s dos perímetros. Segundo dados da área de irrigação, os investimentos totalizam até agora R$ 500 milhões empenhados em ações de modernização, sendo que mais de R$ 250 milhões já foram utilizados.

MPF e MP/BA firmam TAC para melhoria na educação básica do município de Caravelas/BA Termo de Ajustamento de Conduta é fase do Projeto MPEduc.

O Ministério Público Federal (MPF) em Teixeira de Freitas/BA, em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA), firmou, no último dia 7 de julho, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Caravelas/BA, visando à melhoria estrutural dos setores da Educação no município, localizado a 840 km da capital.
O TAC foi firmado como meio de implementação do Ministério Público pela Educação (MPEduc), que tem como objetivo estabelecer melhorias para a educação básica dos brasileiros. No município de Caravelas, o primeiro ponto foi a adoção de providências imediatas para sanar irregularidades encontradas nas diversas áreas da educação municipal.
Dentre as ações previstas no TAC, estão a formação de comissão específica para auxiliar o MPEduc no Município, a adequação do transporte e da merenda escolares às determinações da lei, a melhoria do espaço físico das escolas municipais e a adoção de boas práticas na gestão da educação. De acordo com o documento, a Prefeitura de Caravelas terá o prazo máximo de 90 dias para concretizar as providências estabelecidas. A Procuradora da República em Teixeira de Freitas/BA, Marcela Fonseca, acredita que o TAC representa um importante passo para a melhoria da educação em Caravelas, em diversos níveis de atuação, e espera que o município seja um exemplo para toda a região de investimento de recursos humanos e materiais na área da educação.

Projeto – o MPEduc é um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos Estados. Seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.

Vice-prefeito de cidade alagoana é acusado de mandar matar esposa na Bahia.

O vice-prefeito da cidade alagoana de Canapi, Genaldo Soares Vieira, está sendo acusado de mandar matar a companheira Josielma Alves da Silva, em Paulo Afonso, no Vale do São-Franciscano da Bahia, em abril de 2015. Genaldo é considerado foragido e teve mandado de prisão decretado pela Justiça.
Josielma foi atingida com vários tiros, no bairro Prainha, morrendo dez dias após o crime. Segundo informações da Polícia Civil, o crime teria sido motivado por ciúmes.
A Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), de Paulo Afonso, cumpriu na quinta-feira (23), em Canapi, um mandado de busca e apreensão na casa do vice-prefeito e encontrou uma espingarda calibre 12 e munições de diferentes calibres.
O pistoleiro contratado para matar Josielma, Mário César Camilo da Silva, foi preso na quarta-feira (23) em Canapi. A delegada Lígia Nunes de Sá, titular da DEAM/Paulo Afonso, que coordena a operação, disse que o pistoleiro contratou outras duas pessoas para assassinar a vítima, Fabiano Silva Santos e um adolescente, presos no mesmo dia do crime.

A operação que resultou na prisão de Mário César e na apreensão das armas na casa do vice-prefeito, batizada de “Desdêmona”, contou com o apoio de equipes da 18ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Paulo Afonso) e das Delegacias Territoriais (DTs) de Paulo Afonso e Glória.
Do Correio24horas.

Polícia prende quadrilha de “hackers” em Pernambuco e na Bahia.

A Polícia Civil do Pará prendeu dez homens nesta sexta-feira (24) nos estados de Pernambuco e na Bahia. Os homens são suspeitos de aplicar golpes pela internet. Os mandados judicias foram cumpridos nesta madrugada por policiais civis paraenses, que investigam o caso. Os presos serão transferidos para Belém e serão apresentados, na próxima segunda-feira (27), na Delegacia-Geral.
A quadrilha fez vítimas em, pelo menos, sete estados brasileiros: Pará, Maranhão, Tocantins, Ceará, Bahia, Santa Catarina e São Paulo. Denominada operação "Estrela", as investigações foram iniciadas em novembro do ano passado, em Capanema, no nordeste do estado.
O delegado Bruno Brasil, da delegacia de Capanema explica que a ação do grupo foi descoberta depois que donos de uma empresa de venda de veículos, em Capanema, procuraram a polícia para denunciar que "hackers" haviam criado uma página na internet falsa com o nome da empresa e estavam fazendo anúncios de vendas de carros.
A equipe de policiais civis constatou que o crime era praticado desde as cidades de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia. Assim, foram decretados mandados judiciais que foram cumpridos nesta sexta-feira (24).
Ainda de acordo com o delegado Bruno Brasil, um pernambucano é apontado como o líder do grupo. Ele foi preso em Petrolina, Pernambuco, e flagrado com mais de R$ 17 mil em dinheiro e já responde a processos criminais por estelionato, em São Paulo, Pernambuco e no Pará.

Do G1.

ASUPIS faz convocação pública.


Agricultores do Norte da Bahia têm alimentação dos rebanhos assegurada em períodos de estiagem.

Mais de 200 famílias de agricultores que residem e produzem em comunidades rurais no Norte da Bahia terão como garantir a alimentação dos rebanhos e enfrentar os períodos de escassez que atingem a região semiárida. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) entregou para associações de agricultores kits de máquinas forrageira/ensiladeira que auxiliam no manejo alimentar dos animais.
Com esses kits, os agricultores familiares têm condições de preparar e estocar a silagem para os animais, que é feita a partir de restos de culturas, vegetações da caatinga e das plantações dos próprios produtores. Esse material é preparado com o uso da forrageira/ensiladeira e, durante a estiagem, as famílias vão usando o que foi armazenado, assegurando assim a sobrevivência das criações.
Ao todo já foram beneficiadas 50 entidades, entre elas a Associação de Fundo de Pasto de Amalhador e Jurema no município de Casa Nova. “Nós tínhamos o material para fazer a alimentação dos bodes, ovelhas e porcos, mas a máquina não. Agora vamos poder armazenar e dar no período de seca”, relata a presidente da associação Maria Aparecida Azevedo.
Everaldo Lopes de Carvalho, representante da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Sanharó, umas das beneficiadas no município de Sento Sé, conta que passava por dificuldades parecidas com as da presidente Maria Aparecida. “A fonte de renda maior da nossa comunidade é o criatório de caprinos, ovinos e bovinos. Plantamos o que serve para fazer a ração como o capim e a palma. Estamos na ansiedade porque temos a comida, mas não tem a forrageira, então o equipamento vai servir muito e os animais vão aproveitar tudo isso”, pontua.
No município de Remanso, os produtores vinculados à Associação dos Agricultores de Vereda da Prensa e Arredores também foram beneficiados com o kit de máquinas forrageira/ensiladeira. “Vamos poder armazenar a forragem e melhorar a ração dos animais, que nós precisamos muito e vai ser de grande proveito. Com o kit forrageiro o nosso custo com a alimentação é bem mais baixo”, destaca o representante Ronaldo Amâncio.
Já no município do Jeremoabo, também no semiárido baiano, cinco entidades foram beneficiadas, entre elas a Associação Comunitária do Povoado Boa Sorte. “Sofremos bastante ano passado porque tínhamos que ir em outras comunidades para pagar e poder preparar as rações dos rebanhos e agora vamos ficar mais tranquilos recebendo esse equipamento”, afirma o presidente da associação João Pereira dos Santos.
Na Associação Comunitária do Jasmineiro, situada também em Jeremoabo, os produtores tinham que alugar o equipamento. “O forte da nossa região é a plantação milho, feijão e a criação de ovinos e caprinos. Nós temos o conhecimento para fazer a silagem, então o kit vai ser muito útil para toda a comunidade, não vamos mais precisar pagar para usar um equipamento de outro lugar”, acentua o representante da associação José Jorge de Carvalho.

Para a presidente da Federação da Organização das Associações da 10ª Região da Bahia, Quitéria Socorro Ferreira, o kit forrageira/ensiladeira representa benefícios para todos. “Está sendo muito bom para os produtores e as comunidades receber esse equipamento, porque trabalham com muitos animais e perdiam o ponto de fazer a silagem por falta da máquina”, frisa.
De acordo com o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro (BA), Alaôr Grangeon, até o final deste ano cerca de 100 kits beneficiarão associações e comunidades. “Essa ação é excelente porque nós sabemos que as associações não têm recursos para adquirir essas máquinas que facilitam a criação dos animais. São esses programas que dão qualidade de vida às famílias. E os próximos equipamentos serão adaptados com rodas para facilitar ainda mais a locomoção de um lugar para outro, atendendo a toda comunidade”, comenta.
A ação faz parte do Plano Brasil sem Miséria, do governo federal, e o investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão. Os recursos são da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e do Orçamento Geral da União, destinado à Codevasf por meio de emendas parlamentares.
CadÚnico

Para receber o equipamento é necessário que as famílias atendam aos critérios estabelecidos pelo Plano Brasil sem Miséria, como estarem inscritas no cadastro único de programas sociais (CadÚnico) e ter renda per capita familiar mensal de até R$ 77. Segundo o técnico da Codevasf em Juazeiro Everaldo de Andrade Cavalcanti, a Companhia realiza reuniões e visitas técnicas para analisar quais entidades necessitam receber o equipamento, além de acompanhar todo o processo de repasse para as associações que fizeram a solicitação para receber a forrageira/ensiladeira.

Governo inaugura Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar no Recôncavo.

Os agricultores familiares do Recôncavo baiano vão contar com o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF). A unidade será inaugura na próxima segunda-feira (27), às 9h, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no município de Cruz das Almas.  A expectativa é que o serviço atenda cerca de 30 mil famílias de agricultores do Território do Recôncavo. O SETAF tem como finalidade articular políticas públicas para a agricultura familiar e promover a inclusão produtiva dos agricultores familiares baianos.
A solenidade de inauguração contará com a participação do secretário do Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, do coordenador Executivo de pesquisa, inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), Orlando Pereira, além de representantes dos 20 municípios que integram o Território do Recôncavo, parlamentares e demais autoridades regionais.
Ao todo, 27 SETAFs serão implantados, um em cada Território de Identidade, compostos por equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e demais órgãos que integram a SDR. A expectativa é que outros órgãos do governo também integrem os SETAFs.

Adesão - Os SETAFs irão atuar de forma articulada com o Serviço Municipal de Apoio a Agricultura Familiar (SEMAF), que serão implantados em municípios baianos. Em Juazeiro, está previsto a assinatura do termo de adesão ao serviço pelas prefeituras municipais que integram o Território.

Parabéns ao amigo Heleno Silva.


Heleno Silva esteve na apresentação do estudo para irrigação do Canal Manoel Dionísio Cruz.

Hoje, 22, aconteceu a audiência pública para a apresentação dos estudos, realizados pelo governo do estado de Sergipe, que beneficiará a cidade de Canindé de São Francisco prioritariamente co0m um canal de irrigação no assentamento Manoel Dionísio Cruz. O Secretário da Agricultura Esmeraldo Leal, disse que “para que o documento não se tornasse algo interno da do governo, nós resolvemos apresentar a sociedade através de uma audiência pública”.
Para o Prefeito Heleno Silva, o projeto é estratégico para o Sertão, e em especial para Canindé. Ele falou durante a abertura do evento que, “nós dependemos muito das chuvas. Agora com as terras sendo irrigadas, será a redenção para os agricultores”. Ele também foi homenageado por todos, já que hoje é a data do seu aniversário, que cantaram os parabéns.
O encontro tem como objetivo apresentar o estudo a coletividade para que juntos, governos e sociedade civil possam buscar a implementação do projeto e defender o novo perímetro de irrigação que envolve uma área de reforma agrária, onde tem assentamentos e pratica da agricultura familiar através do cultivo de fruticultura. A expectativa é que venha ser um pólo de produção integrado a bacia leiteira, com forrageira, de criação de gado, em parceria com o sistema irrigado.
O secretário de agricultura do município de Canindé, Carlos Fonseca esteve presente no evento. Ele foi um dos responsáveis para que a audiência pública fosse realizada na data de hoje. Carlos destacou a importância da expansão de terras irrigadas com a implantação do projeto.

Ccom Canindé.

MPF realiza amanhã, 22 de julho, audiência pública para discutir qualidade da Educação em Brejões/BA.

Evento ocorrerá no Centro Pastoral Paroquial e visa identificar os problemas na educação básica do município

O Ministério Público Federal (MPF) em Jequié/BA convida a população do município de Brejões, a 290 km da capital, para a audiência pública do Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), amanhã, quarta-feira, 22 de julho, a partir das 9h30. O evento, que busca discutir e identificar os motivos do baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas públicas do município, será realizado no Centro Pastoral Paroquial, Rua Salvador Vaz, s/n, Centro, Brejões.
A audiência, etapa essencial do MPEduc, além de levar à população informações sobre seu direito a uma educação básica de qualidade, incentivando a efetiva participação cidadã no tema, busca conhecer a situação real das escolas e identificar os motivos dos baixos valores alcançados no Ideb de 2013, que foi de apenas 3,4 para o 5º ano, abaixo das metas projetadas.
A participação da sociedade é muito importante para orientar a atuação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual na área de educação. Portanto, qualquer pessoa que chegar ao local poderá participar, não havendo necessidade de inscrição prévia.
MPEduc – é um projeto desenvolvido para ser executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos Estados. Seu principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.
Serviço:
O quê: Audiência Pública do MPEduc em Brejões/BA.
Quando: Dia 22 de julho, às 9h30.
Local: Centro Pastoral Paroquial, Rua Salvador Vaz, s/n, Centro, Brejões.

Margareth Menezes apresenta projetos culturais ao governador Rui Costa.

Fotos: Carla Ornelas/GOVBA.
O governador Rui Costa recebeu a cantora Margareth Menezes na tarde desta terça-feira (21), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Durante o encontro, Margareth apresentou os projetos culturais e artísticos realizados pela Associação Fábrica Cultural, da qual é idealizadora, e discutiu as obras de revitalização da sede da organização, um casarão localizado na orla da Ribeira.
“A Fábrica Cultural existe há 11 anos e o que estamos pretendendo agora é a efetivação da nossa sede, que terá espaço para oficinas de teatro e várias salas para a realização de cursos profissionalizantes. Este é um equipamento que vai proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos jovens da Península de Itapagipe”, explicou a cantora.
Apoiada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (Fazcultura), a entidade incentiva e organiza a produção cultural de moradores da Península de Itapagipe. “Nós temos diversos projetos, como o MetaCentro, e projetos ligados à reciclagem de produtos eletrônicos e também de lonas, trabalhando com costureiras. Temos o Mercado Iaô, atendendo a parte dos artesãos, e que já teve 14 edições, com teatro, dança e gastronomia. E a nova sede vai proporcionar um desenvolvimento social e cultural para a península”, acrescentou Margareth.
O secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, e o superintendente de Promoção Cultural da Secretaria de Cultura, Alexandre Simões, também participaram da reunião.

Projeto de Irrigação Manuel Dionísio será lançado amanhã em Canindé/SE.

Amanhã (22), o Secretário Municipal de Agricultura da cidade de Canindé de São Francisco em Sergipe, Carlos Fonseca, ao lado do Prefeito Heleno Silva, vão estar recebendo o Secretário Estadual de Agricultura Esmeraldo Leal. Será lançado no salão de convenções do Hotel Águas do Velho Chico, o Projeto de Irrigação Manuel Dionísio, popularmente conhecido como Quixabeira.
Este é um sonho da comunidade de agricultores Sem Terras, que agora vai ser realizado.

O Maranhão e os Tributos Federais.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou nesta semana que irá alterar as regras de tributação do imposto sobre herança e doação no estado. O percentual atual é de 4% em todas as transações em que heranças estão envolvidas e 2% em doações. Com a mudança, a taxação vai variar entre 1% e 7%, para que o impacto sobre os cidadãos com menor renda seja diminuído.
Para o senador Paulo Paim (PT-RS), a responsabilidade dos parlamentares é olhar para os que mais precisam e, segundo ele, a implementação da um tributo semelhante no restante do país ajudaria a melhorar a vida dos os aposentados, pensionistas, dos que vivem na miséria, além de valorizar o salário mínimo.
“Essa iniciativa do governo do Maranhão é ótima. A partir do momento que os estados começam a provocar esse debate e a Assembleia local aprove é sinal de que estamos dando um passo grande”, afirma o petista.
A Constituição Federal prevê o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF), porém é preciso estabelecer uma lei complementar para a regulamentação do tributo.
Desde 1989 a Câmara dos Deputados discute o IGF, com várias propostas ao longo dos anos, mas nenhuma avançou no debate.
Em 2012, um novo texto foi elaborado para taxar patrimônios líquidos que excedam o valor de 8 mil vezes o limite mensal de isenção para a pessoa física de renda e proventos de qualquer natureza. Agora, uma comissão mista discute o tema e terá sua primeira audiência pública em agosto, após o recesso parlamentar, para decidir a porcentagem que será usada para o novo imposto.
No cálculo da Receita Federal, caso o IGF seja aprovado, o governo conseguiria arrecadar cerca de R$ 100 bilhões ao ano. Além da distribuição renda, esse dinheiro ajudaria no campo social.
Para o senador, esse projeto, mesmo sendo local, vem em boa hora, no momento em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal discutem de maneira mais ampla o tema.
“Quando alguns lugares do Brasil estão discutindo essa questão e tomando iniciativas, isso é sinal de que vamos ampliar o debate e fazer com que os argumentos deste ato sirvam para elaborar o projeto final que representa a média de pensamento da sociedade brasileiro”, ressalta.
“Teremos a primeira audiência pública da comissão em agosto e, baseado nelas, vamos chegar ao entendimento daquilo que seja de fato viável e razoável e consensual”, explica.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias.

Abertas as inscrições para o seminário de Formação dos trabalhadores na Educação.

Está aberta consulta pública para a construção coletiva da Política Nacional de Formação do Trabalhadores em Educação Básica,participe aqui!


Local: SEDE do SINDAE, Rua General Labatut, Nº 65, Barris, Salvador - Bahia-Brasil. CEP.: 40070-100 - Tel.: 71 - 3111-1700
Data: 18 de julho de 2015
Horário: 8:30 – 14:00

Codevasf participa de curso sobre manejo da irrigação.

Mais de 100 pessoas entre profissionais e estudantes participaram do curso sobre irrigação, realizado na 6ª Superintendência Regional da Codevasf, em Juazeiro (BA). Com o tema: Manejo da Irrigação: Quando, Quanto e Como irrigar?, os participantes receberam orientação profissional e puderam discutir experiências.
O curso foi realizado em dois dias com a carga horária total de 16 horas e teve o objetivo de fornecer aos alunos capacitação para o uso de técnicas de manejo, que fomentem o uso racional dos recursos hídricos e do solo. No primeiro dia os participantes tiveram aula teórica, onde debateram seus conhecimentos e tiraram dúvidas. No segundo, a aula prática foi ministrada no perímetro irrigado do Mandacaru, que é mantido pela Codevasf, e foram a campo para conhecer as diferentes formas de irrigar e os equipamentos e cálculos usados para fazer o manejo.
Para a estudante de engenharia agrícola ambiental Rafaela Rodrigues, o curso foi uma oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento que adquiriu na universidade. “O professor trouxe bastante informações práticas, que ele vivenciou ou que está aplicando, não apenas o que está no livro, e isso é muito enriquecedor”, ressalta.
O produtor Rodrigo Andrade trabalha com a plantação de bananas com o pai e conta que é muito importante saber como irrigar e qual o método mais apropriado. “É necessário ter esse conhecimento, tanto para que a plantação dê certo, quanto para evitar o desperdício de água. Vim buscar conhecer novas tecnologias que estão sendo usadas na área e aplicar no meu trabalho”, salienta.
Ernando José Barbosa é técnico agrícola e já tem experiência na área de irrigação, mas revela que sempre está em busca de conhecer outras técnicas que possam beneficiar o seu trabalho. “Com a crise hídrica é necessário irrigar utilizando pouca água, mas sem ter diminuição da produtividade. Eu já tenho conhecimento de campo, mas esses cursos são bons porque nos mantém informados das novidades que surgem na área”, relata o técnico.
De acordo com o professor doutor em irrigação e drenagem que ministrou o curso, Luís Fernando Campache, é preciso que o produtor crie consciência de que é necessário praticar o manejo da irrigação. “Cada cultura, cada região e cada sistema tem um método específico de manejo do solo, mas o ideal é que uma região essencialmente irrigacionista como o Vale do São Francisco, onde nós temos aproximadamente 120 mil hectares irrigados, crie uma consciência de que é fundamental fazer o manejo, pois a quantidade de água economizada seria muito grande”, destaca.
Ainda segundo o professor essa economia de água se traduz em produtividade, dinheiro e na qualidade dos frutos, que é o produto final de todo produtor rural. “O meu desejo é que cada participante desse curso seja um agente multiplicador e essa mensagem possa chegar ao maior número de pessoas. O interessante é que esses produtores assumam seu papel de irrigante e se interessem por esse assunto”, acentua.
O curso de manejo da irrigação foi realizado em Juazeiro pela segunda vez e é uma parceria do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri) com a Agência Nacional de Águas (ANA).

A capacitação foi destaque no programa Bahia Rural transmitido para todo o estado no domingo (12) pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Assista à reportagem.

Motorista da saúde em Canindé recebem certificado de condutores.

Motorista da saúde em Canindé recebem certificado de condutores.
A Prefeitura de Canindé de São Francisco, em Sergipe, através da secretaria de saúde, proporcionou aos motoristas participarem do Curso de Condutores, que foi ministrado pela Apec Empresa que trabalha no ramo de gerenciamento de recursos humanos,
Após participarem do curso, que teve 50 horas aula, os condutores de veículos de emergências receberam seus Certificados das mãos do Prefeito Heleno Silva, do Diretor do Hospital Izidério Wiverson e da palestrante do curso, Ladja Lima. Uma melhor qualidade dos serviços relacionados à Saúde e à Segurança é uma das principais preocupações da administração municipal. Foi para oferecer um melhor transporte das pessoas em ambulâncias e outros veículos de emergência de maneira correta e segura, que os motoristas participaram do curso.
O Prefeito Heleno ressaltou a importância da capacitação profissional exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Agora, nós podemos dizer “Que os nossos condutores estão, todos, capacitados para transportar com melhor qualidade os que precisarem dos serviços na saúde”.

Ccom Canindé.

Canindé: Prefeitura produzirá documentário sobre o turismo na cidade.

Técnicos da Secretaria de Turismo de Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe, estão fazendo o levantamento de locações que serão usadas para a gravação de um documentário. Hoje, 10, o secretário em exercício Dimas Roque e a técnica Raquel Carvalho foram a fazendo Mundo Novo, que foi palco de cenas da novela da Rede Globo, Cordel Encantado, e é um dos principais atrativos da cidade. Eles se reunirão com o proprietário o Sr. José Augusto, para acertarem os detalhes e pontos que vão ser filmados.
Também vão servir como cenário, o Vale dos Mestres, que é um espetáculo encravado no meio da caatinga e onde podem ser encontradas pinturas rupestres. O MAX – Museu Arqueológico de Xingó, que tem em seu acervo 55 peças, entre estes, esqueletos humanos, utensílios e registros gráficos. A grota do angicos, local onde o Cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, e Maria Bonita, foram mortos. Também o Cangaço Eco Parque, onde pode ser encontrado um dos melhores e mais aconchegantes restaurantes da cidade. O Karrancas, este, o principal local de visitação turística e responsável pelo destino de 90% dos turistas. O Cânion, com seus esportes aquáticos, A Prainha, local onde acontece a festa de Carnaval durante o dia, e que fica às margens do Rio São Francisco. E as comidas típicas dos restaurantes, Sparttacus, Quiosques da Prainha e Caçuá.
As filmagens vão ser realizadas nos dias, 16, 17 e 18 de julho, e o produto final deverá estar disponíveis para ser exibido e distribuído no final de mês de agosto. O Prefeito Heleno Silva se empenhou pessoalmente para que este trabalho fosse viabilizado.

Ccom Canindé.

Correios entre as 20 maiores empresas do Brasil.

Os Correios figuram entre as 20 maiores empresas do Brasil e as 15 melhores da categoria Serviços, de acordo com a edição especial “Melhores e Maiores 2015”, da Revista Exame. Entre as estatais, os Correios ocupam a 3º posição em vendas líquidas, atrás apenas da Petrobras e da BR Distribuidora. Na categoria Serviços, estão em primeiro lugar na classificação por vendas líquidas e também no quesito “Liderança de mercado”. Em termos de geração de riquezas, ocupam o 7º lugar e, em relação às empresas com as maiores receitas líquidas, aparecem em 18º lugar. A empresa é a primeira colocada entre as maiores empregadoras, com mais de 120 trabalhadores.
A edição especial destaca, ainda, o papel dos Correios como operadores logísticos dos Jogos Rio 2016. Serão mais de 17 mil entregas, um milhão de encomendas, 980 mil partes de equipamentos esportivos, 36 mil bagagens de atletas, 8,6 mil custódias (amostras de antidoping) e 300 quilômetros de barreiras (alambrado), para citar alguns exemplos da complexidade da operação.

Metodologia – O ranking de melhores e maiores da Exame é baseado nas demonstrações contábeis de 500 empresas. O sucesso é avaliado com base na comparação dos resultados das melhores empresas identificadas em 18 setores da economia em termos de crescimento, rentabilidade, saúde financeira, participação de mercado e produtividade por empregados.

Senado cria comissão para analisar exploração do pré-sal pela Petrobras.

O Plenário do Senado decidiu, na noite desta quarta-feira (8), criar uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei do Senado (PLS 131/2015) que trata da exploração do pré-sal pela Petrobras. O projeto revoga a participação obrigatória da Petrobras no modelo de partilha de produção de petróleo da camada pré-sal.
A proposta de criar a comissão especial já havia sido encaminhada através de requerimento do senador Walter Pinheiro (PT/BA), desde a votação da urgência para analisar o projeto. No plenário, Pinheiro voltou a cobrar a retirada da urgência e a instalação da comissão, diante da existência de diferenças de posições sobre a proposta. Ele alertou para o risco de acelerar qualquer decisão sobre um tema que envolve uma empresa do tamanho da Petrobras, um dos principais vetores de desenvolvimento econômico e social do país.
“É preciso discutir a proposta sem o afogadilho com que  foi colocado [o PLS], mas com o tamanho que a Petrobras deve ser analisada. O que está em debate não é apenas a Petrobras. O que está em debate é uma questão que envolve toda a nação. É fundamental  que o Senado analise todas as matérias que tratam da Petrobras e construa a sua proposta”, lembrou Pinheiro.

A Comissão será formada por 27 senadores, a serem indicados pelos líderes, e funcionará por 45 dias contados a partir de sua instalação.

VOCÊ SABIA?

Que, Alec Baldwin é o ator com maior número de vitórias consecutivas nos Prêmios Screen Actors Guild, sendo todas por seu trabalho no seriado 30 Rock?
O  fuzil AK-47 é a arma mais copiada do mundo?
A primeira máquina a vapor, a eolípila, foi projetada no século I?
A série britânica Doctor Who é a mais antiga série ainda em exibição no mundo, com mais de 800 episódios e 51 anos de transmissão?
O Castelo de Windsor é o maior castelo habitado do mundo?

Nada disso vai mudar a sua vida, mas é bom ficar sabendo.

Polícia prende falso médico em flagrante no hospital municipal de Euclides da Cunha.

Policiais da 25ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Euclides da Cunha, prenderam no final da tarde desta terça-feira (7), o falso médico identificado como André Luis Graça Pontes, 30 anos, acusado de falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão.
De acordo com informações da polícia, o flagrante aconteceu no Hospital Municipal de Euclides da Cunha, enquanto o falso profissional atendia a pacientes. Policiais do Serviço de Investigação (SI) chegaram ao acusado após denúncias.
Segundo o Sindicato dos Médicos da Bahia, (Sindimed/Ba), além de André, existe cerca de 30 falsos médicos atuando na região de Euclides. No Brasil são pelo menos, 17 mil falsos profissionais da saúde.

A Polícia encontrou com o acusado carimbo e bloco de receituário da prefeitura do município de Pé de Serra.
Do Atividadefm879.

Rui anuncia criação de mais leitos de UTI pediátrica na Bahia.

A criação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica na Bahia é o destaque do Digaí, Governador! desta semana. No programa Rui Costa anuncia que o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, terá mais dez leitos e cita outros dez entregues no Hospital da Criança (HEC), em Feira de Santana. A meta é “zerar a fila de cirurgias infantis”, afirma o governador.
Rui também aborda as festividades da Independência da Bahia, nesta quinta-feira (2 de Julho), entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, em Paulo Afonso e em Bom Jesus da Lapa, de mobilidade urbana em Feira de Santana, abastecimento de água em Encruzilhada, além de comentários de internautas no Blog Digaí, Governador!
UTIs e Mais Médicos.
No Hospital da Criança, onde foram retomadas as cirurgias cardíacas, a gestão é feita atualmente pela organização social Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. O Hospital Martagão Gesteira, na capital, vinculada à Liga Álvaro Bahia, também ganhou dez leitos recentemente.
Ainda na área da saúde, Rui Costa fala dos 35 novos profissionais do Programa Mais Médicos – brasileiros formados no exterior - que chegaram, no último domingo (28), para ampliar o atendimento à população da Bahia. “Por onde eu passo [...] é uma aprovação excepcional de todos os médicos, dos brasileiros e de outros países que vieram trabalhar [nesse] programa do governo federal”.
Habitação e mobilidade.
A entrega de 200 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em Paulo Afonso, no Vale do São Francisco, e a assinatura da ordem de serviço para obra importante de mobilidade urbana – o BRT -, em Feira de Santana, durante evento com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, são outros assuntos ressaltados.
“Pudemos conversar com a população de Feira [sobre] os grandes projetos que nós estamos articulando, junto com o governo federal, incluindo aí a duplicação completa do anel rodoviário de Feira”, enfatiza Rui Costa.
O Digaí, Governador! também divulga a entrega, nesta sexta-feira (3), de moradias, em Bom Jesus da Lapa, e de sistema de abastecimento, no sábado (4), no município de Encruzilhada, na região de Vitória da Conquista.
Internautas.
Rui informa ao internauta Edvaldo Rocha, de Barreiras, no extremo oeste baiano, sobre o andamento do Anel da Soja. “Nós demos a autorização [para o] início das obras e eu diria que, nos próximos 60 dias, você verá as obras sendo iniciadas aí no oeste”. Ao internauta Hamilton Oliveira, interessado em saber a respeito de estágios e de vagas para os jovens que precisam do primeiro emprego, ele diz que “...esse é um assunto prioritário para mim”.
O governador cita o Educar para Transformar – Pacto pela Educação e acrescenta que “estou preparando um programa que [...] vai ser prioritário, o programa do Primeiro Emprego e do Primeiro Estágio, onde vamos patrocinar, pelo menos, nove mil vagas no Estado”.
2 de Julho.
Por último, o governador enfatiza a importância do 2 de Julho, “É uma data importantíssima e nós reivindicamos que essa fosse, inclusive, uma data nacional, já que não é só a Independência da Bahia. Aqui se materializou, se concretizou, eu diria, a Independência do Brasil nessa data simbólica. [...] Queremos convidar a todos a participarem dessa belíssima festa, que é a data maior do nosso estado”, afirma.

O programa ‘Diga Aí, Governador’ é produzido pela Secom, veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação. Está disponível no site, pelo telefone 0800-071-7328 e pelo Blog Diga Aí, Governador!

O papel da TV Pública na crise grega‏.

O primeiro ministro Alexis Tsipras não recorreu à TV comercial para anunciar o check-mate que deu à Troika (FMI, Banco Central Europeu e União Europeia). Fez questão de valer-se da ERT , a TV Pública da Grécia, que ele havia reinaugurado havia apenas 17 dias, depois de ter sido, ignominiosamente fechada há dois anos pelo último governo neoliberal imposto ao Parlamento pela mesma Troika.
A reativação da ERT e a recontratação dos seus 2.600 funcionários são muito simbólicas não só para a Grécia, como também para o resto do mundo, hoje quase todo submetido à ditadura mercado-midiática. Esta varre da concorrência qualquer veleidade de instituição pública na área da comunicação para beneficiar verdadeiros mamutes comunicacionais que controlam a informação e entorpece as consciências.
Ao colocá-la fora do ar, a zero hora de de 12 de junho de 2013, o governo pró-Troika de Antónis Samarás, que também congelou e diminuiu salários e aposentadorias de toda a população, achou que tivesse exterminado para sempre uma das experiências mais bem-sucedidas da TV europeia, desde seu surgimento, em 1938.
Vejamos quem era o autor do decreto: Samarás, um político de direita escolhido a dedo como premiê, numa eleição viciada, com muita pressão econômica, em 2012. Ele sucedeu no cargo a Lukas Papadimos, um ex-executivo da Goldman Sachs e do BCE, imposto ao Parlamento grego pela Troika, sem qualquer eleição, nas mesmas bases da indicação de Mário Monti, outro executivo da Goldman, que substituiu, também sem eleição, a Silvio Berlusconi na Itália, no mesmo ano. Papadimos passou mais de um ano no cargo para fazer o trabalho sujo, depois legitimado por Antónis Samarás.
Na verdade, o decreto de fechamento da ERT chocou o mundo pelo rudeza do golpe na comunicação democrática e na cultura grega. Mas houve reação: seus funcionários demitidos se organizaram em cooperativa e a recolocaram no ar, primeiro através da internet, e, em seguida, pelo sistema analógico, ainda que em condições precárias porque quase clandestinas.
A luta desses bravos jornalistas, artistas, músicos e técnicos acabou constituindo a principal bandeira de campanha do premiê Tsipras, que fez questão de cumpri-la numa grande festa no último dia 12 de junho, quando acabava de vir de Bruxelas, onde sofrera novas pressões e ultimatos para impor mais sacrifício a seus compatriotas, ao longo das intermináveis reuniões com os representantes da Troika sobre a dívida grega.
A história do fechamento da ERP é também a história de um estupro cultural, muito ao gosto dos mercados para impingir hábitos e atitudes alienígenas que nada têm a ver com a história ou o sentimento do povo helênico, mas que rendem lucros fabulosos à indústria do entretenimento capitaneada por Hollywood. É que a ERP era também constituída, além de seus quatro canais de TV e quatro de rádio, de uma orquestra sinfônica e um coral (daí o número expressivo do pessoal, que foi muito usado para atribuir um suposto inchaço do órgão estatal).
O compromisso de Tsipras, o governante que ousou enfrentar o poder mundial da economia, concentrado na Troika, ao convocar um referendo para que o povo decidisse se aceita ou não as suas imposições para conceder novo empréstimo ao país, é também de restabelecer os outros órgãos da ERP. O novo líder, que vai completar 41 anos no ida 28 de julho, é presidente do partido de esquerda Synaspismos (SYN), lidera da Coligação da Esquerda (Syrisa), eleita em 25 de janeiro, com cerca de 70% dos votos, com o compromisso de construir um modelo econômico e social menos dependente e mais inclusivo na Grécia.
Ele forma, juntamente com Pablo Iglesias, líder do partido espanhol Podemos, que acaba de obter considerável sucesso nas eleições municipais de maio e se prepara para pleitear o poder nacional no pleito de de dezembro, a nova geração de líderes anti-neoliberais. Eles têm como inspiração os modelos nacionais de desenvolvimento com inclusão de Hugo Chávez, Kirchner, Evo Morales e Lula, na América Latina.
Ao tomar posse como premiê, em 26 de janeiro, Tsipras anunciou que a solução para a crise da dívida externa da Grécia poderia estar numa adaptação da tática adotada pelo ex-presidente da Argentina, Néstor Kirchner, em 2003. Na época, quando a Argentina vivia situação semelhante à da Grécia, com o chamado corralito, Kirchner reuniu os credores, muitos deles da mesma Troika, propondo-lhes a reestruturação da dívida. Alertou, porém, que o país, que dois anos antes havia quebrado e se declarado impossibilitado de cumprir seus compromissos, só podia pagar 25% do que devia. Os credores não tiveram outra alternativa que atender às condições impostas por Kirchner. A partir daí, a Argentina saiu do fundo do poço e iniciou um novo ciclo de desenvolvimento e soberania, que fez baixar o índice de desemprego de 25% para 7%.
Tsipras, porém, encontrou forte resistência dos credores a seu plano. Eles queriam, na realidade, novas medidas para extorquir os já combalidos salários dos gregos, com diminuição das aposentadorias, aumento do imposto de valor agregado de 13% para 23% e um corte monumental nos gastos e investimentos públicos.
Convencidos de que poderiam dobrar o jovem e operoso líder, da mesma forma que tinham feito com o líder do Pasok (social-democracia), George Papamdreu, obrigado a desconvocar um referendo da mesma natureza, em 2009, os credores, ou seja, a Troika, também queriam evitar que uma rebeldia da Grécia pudesse ter um efeito contagioso na Espanha e na Itália, vítimas das mesmas políticas de arrocho e com um índice de desemprego e recessão à beira do intolerável.
Tsipras não se deixou envolver nem pelas ameaças nem pelo cortejo que lhe fizeram nestes meses de negociação e, numa política de fato consumado, convocou de surpresa o referendo para o próximo domingo, cinco de julho. Com isso, afrontou todo tipo de risco que sua decisão poderia implicar: corrida aos bancos, falta de dinheiro e protestos nas ruas, logicamente alimentados por uma direita ainda poderosa e disposta a tudo para reduzir a pó a recém experiência nacionalista do Syriza.
Uma articulada política anti-crise, jamais imaginada por parte de uma liderança quase inexperiente, evitava até o final da redação deste post, qualquer distúrbio capaz de comprometer a paz interna e a lisura do próximo referendo. Medidas inteligentes como o fechamento dos bancos em uma semana, os quais só puderam abrir para pagamento aos aposentados e o limite máximo de 60 euros nos caixas eletrônicos, impediram a quebra do país, muitas vezes insinuadas e até estimuladas pela mídia corporativa, sempre a serviço de seus patrões da Troika.

Por FC Leite Filho.