Famílias são capacitadas para receber cisternas no Sertão do São Francisco.

O Consórcio Sustentável do Território do Sertão do São Francisco (CONSTESF), através do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), realizou, neste sábado (13) e domingo (14), a capacitação de famílias que irão receber cisternas em Curaçá e Remanso.  A ação teve o objetivo de preparar os beneficiários para o uso correto do benefício, além de abordar a importância da tecnologia como ferramenta de convivência com o semiárido.
De acordo com Rosilda Varjão, responsável pela capacitação das famílias na comunidade de Fazenda do Meio, em Curaçá-BA, cerca de 50 famílias serão beneficiadas com as cisternas para captar água de chuva para consumo humano. “O nosso primeiro trabalho é mobilizar as famílias. Explicamos como funciona este trabalho, mostramos que a comunidade está viva e precisa disso para melhorar, e a cisterna é uma ferramenta neste processo”, explicou.
Uma das beneficiárias atendidas pelo CONSTESF, Dona Estelita Maria da Costa, se mostrou bastante emocionada e destacou a importância do benefício como forma de melhorar a saúde da sua família. “A água é muito longe e é muito sofrido para ir pegar lá no rio por causa do meu problema de coluna. Agora com a água mais perto vai melhorar minha saúde”, frisou.

Na comunidade quilombola, Vila Aparecida, em Remanso-BA, serão instaladas cerca de 320 cisternas, sendo dividas entre tecnologias para consumo humano e para fins de produção. “O nosso objetivo é atender comunidades que se encaixam nos critérios, como assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas. Essas 70 famílias que passaram pela capacitação, aqui em Remanso, atendem a esses critérios. Agora, o próximo passo é começar a construção das cisternas, estamos prevendo um prazo de 10 dias pára o início”, afirmou.

Nenhum comentário: