Em Rede Social, Josias Gomes anuncia que Hospital de Paulo Afonso será transferido da Chesf para a Univasf.

O Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, considerou um sucesso a reunião realizada na noite de quarta-feira (29), em Brasília, com a diretoria da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) - empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) -, onde ficou acertada a transferência do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
“Conseguimos dar um grande passo para essa mudança, que irá beneficiar Paulo Afonso e toda a região”, comentou Josias Gomes ao final da reunião. Em entrevista concedida nesta quinta-feira (30) à Rádio Bahia Nordeste (RBN), de Paulo Afonso, Josias Gomes transmitiu a conquista aos ouvintes.
“O hospital da Chesf será transformado em um moderno e equipado hospital universitário, que contará também com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, comemorou o titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin),
Segundo ele, ficou acertado que a presidente da Ebserh, Jeanne Liliane Marlene Michel, fará uma visita técnica à unidade hospitalar no próximo dia 22 de maio. "Vamos fazer a visita e o que for possível para viabilizar o projeto", comprometeu-se Jeanne Michel, que avaliou positivamente a proposta apresentada, que prevê a transferência em fases, já que o orçamento para gerir um hospital deste porte é alto. “Demanda recursos de cerca de R$8 milhões por ano apenas com o pagamento de pessoal”, destaca.
Também participante da reunião, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou que o processo de transferência levará três anos. "Chegamos a um entendimento importante para a saúde da população de Paulo Afonso e região. Este foi o primeiro passo. Em 60 dias, vamos assinar o protocolo da transferência, conforme compromisso firmado entre todas as partes envolvidas”, disse Vilas-Boas.
“Com a assinatura do protocolo de intenções será possível transferir o Hospital Nair Alves de Souza da Chesf para a Univasf – com sua administração gerida pela Ebserh -, o que viabilizará a implantação da UTI aqui em Paulo Afonso”, informa o prefeito Anilton Bastos Pereira.

A comitiva baiana em Brasília contou, ainda, com Julianeli Tolentino de Lima, reitor da Univasf, Hélder Rocha Falcão, diretor de Administração da Chesf – representando o presidente Antônio Varejão de Godoy –, os prefeitos de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT), de Santa Brígida, Carlos Clériston Santana Gomes (PT), o deputado estadual Paulo Rangel (PT), e Jonas Paulo, responsável pelo Escritório de Representação da Bahia no Distrito Federal.

Nenhum comentário: