10.9.14

Pré-sal e o que Marina quer fazer com ele.


Projeto para recuperação de nascentes do Rio São Francisco foi discutido ontem, 09.

Representantes do Incra e da prefeitura do município sergipano de Canindé do São Francisco assinaram na segunda-feira (08), na sede do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), em Aracaju, convênio de cooperação técnica para adesão ao projeto “Nascentes do São Francisco”. Gerenciado pelo Centro de Apoio Operacional ao Rio São Francisco e Nascentes (CAOpSFN), órgão integrante do MP/SE, o projeto prevê a implantação de ações de combate à degradação e de recuperação ambiental em áreas de propriedades rurais banhadas por afluentes do Rio São Francisco localizadas no município do Alto Sertão Sergipano, distante 213 quilômetros da capital do estado.

As primeiras ações conjuntas do projeto serão desenvolvidas no assentamento Mandacaru I, implantado pelo Incra em Canindé do São Francisco. No local serão desenvolvidas estratégias visando ao aumento da disponibilidade e à melhoria da qualidade da água, por meio de um modelo que prevê, inclusive, a remuneração de trabalhadores por serviços ambientais executados.

O assentamento Mandacaru I também será objeto de ações de educação ambiental e receberá projetos para o desenvolvimento da matriz agroecológica de produção.

Além do Incra, assinaram convênios de cooperação técnica relacionados a ações do “Nascentes do São Francisco”, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Bairro de Águas Claras recebe a 15ª Base Comunitária de Segurança da Bahia.

O Governo do Estado entrega, nesta quinta-feira (11), às 8h30, a 15ª Base Comunitária de Segurança (BCS) da Bahia, uma das principais ações do Programa Pacto Pela Vida. Instalada no bairro de Águas Claras, em Salvador, a base atuará em uma área de 3,5 quilômetros quadrados, com infraestrutura necessária para a realização do policiamento comunitário. A inauguração terá a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da PM, coronel Alfredo Castro.

Com investimento de R$ 800 mil, oito câmeras de monitoramento, três viaturas e um efetivo de 60 policiais militares, a nova Base Comunitária de Segurança, localizada na Rua Direta da Caixa D'água, Conjunto Remanescente, vai levar segurança e ações sociais para mais de 40 mil pessoas, entre moradores e pessoas que trabalham na localidade. O principal objetivo é reduzir os índices de criminalidade, como já acontece nas outras 14 BCS implantadas em Salvador, Região Metropolitana e interior da Bahia.

8.9.14

Governador autoriza licitação para duplicar rodovia Ilhéus-Itabuna.


O trecho de 20 quilômetros da BR-415, que liga os municípios de Itabuna e Ilhéus, no sul da Bahia, será totalmente duplicado. A autorização para licitação das obras foi dada pelo governador Jaques Wagner e pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, na noite desta segunda-feira (8), em Itabuna.

A via atual será mantida e uma outra, pela margem direita do rio Cachoeira, será construída para compor a duplicação. Nos acessos a Ilhéus e Itabuna serão construídos contornos e, de acordo com o governador, as análises técnicas e os projetos estão sendo feitos pelas equipes do Derba e Dnit. Deverão ser investidos R$ 116 milhões na duplicação da BR-415 e o montante está garantido pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). A licitação deve ser finalizada em 45 dias e a expectativa é que a obra seja entregue em dois anos.

"Estamos ao lado do ministro [Paulo Sérgio Passos]. A duplicação vai sair. Estamos dando o início definitivo à execução desta obra importante para a região. Saímos da dúvida para a certeza", comentou Wagner. Na ocasião, o governador observou que importantes investimentos públicos e privados estão sendo executados na região. "A ferrovia está andando. Estou aguardando a licença do Porto Sul prevista para esta sexta-feira e os estudos no novo aeroporto de Ilhéus estão em andamento."