9.5.14

Time de Futebol do São Paulo fará Peneira neste domingo em Canindé.

Neste domingo dia 11 de Maio, representantes do São Paulo Futebol Clube (SPFC) estarão em Canindé de São Francisco, em Sergipe, e farão uma peneira com jovens atletas. Atenção crianças entre 9 à 13 anos de idade, não percam essa grande oportunidade, venham fazer as inscrições na Secretária de Esportes, até este sábado, dia 10/05. Das 08 às 16h.
A peneira ocorrerá no domingo a partir das 8h da manhã no Andrezão, e estrá aberta a todas as escolinhas de futebol da cidade.
Apoio da Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco.

Secom/Canindé-SE.

8.5.14

Ex-Presidente Lula confirma sua participação no Encontro Nacional de Blogueiros.

Nos dias, 16, 17 e 18 de maio, vai acontecer na cidade de São Paulo mais um Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais. Mais uma vez, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Será o momento onde ativistas progressistas debateram os caminhos da comunicação atualmente no Brasil. Compareça, se você é de esquerda, ou passe distante, se for Tucano.

7.5.14

Deputado defende projeto de reestruturação do Dnocs.

O Deputado Afonso Florence junto com outros parlamentares irão pleitear junto ao ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a retomada do processo de reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Os parlamentares vão defender o envio à Câmara da parte da reestruturação que define a atuação do Dnocs nas áreas estratégicas de infraestrutura hídrica, irrigação e piscicultura.

Campus da Uneb em Paulo Afonso sedia a 15ª edição do Prepare-se.

Os servidores estaduais interessados em participar da 15ª edição do Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria (Prepare-se), que acontece entre os dias 20 e 23 deste mês, no Departamento de Educação, no Campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Paulo Afonso, já podem se inscrever.

As inscrições podem ser feitas pelo Portal do Servidor ou em uma das 44 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), na capital e interior, situadas nas redes de postos SAC e do Ponto Cidadão.

A iniciativa é voltada para os servidores estaduais do Executivo, Legislativo e Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, com o objetivo de esclarecer os direitos e deveres dos servidores em relação à Previdência Social. Estão sendo disponibilizadas 100 vagas.

A programação consta da exibição de vídeos, feira de serviços e palestras, que abordarão temas como legislação sobre aposentadoria, qualidade de vida na maior idade, empreendedorismo e finanças pessoais, além de um Balcão Previdenciário para atender a todos os servidores, das 14 às 17h. Mais informações estão disponíveis no site www.uneb.br.

6.5.14

Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama já realizou 118 mil mamografias em 207 municípios.

Lançado em 2011 o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama prossegue levando serviços preventivos de saúde às mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos em diferentes regiões do Estado. O programa já percorreu 207 municípios baianos onde realizou 118 mil mamografias. “E ele tem um longo alcance, principalmente para aquelas mulheres que não têm acesso a mamografia, que é o exame preventivo e que pode detectar o início da doença. E aí você tem um tratamento muito mais facilitado e a chance de sobrevida é muito grande”. Todos os serviços são gratuitos e a ação é motivo de orgulho para o governador Jaques Wagner, que abre seu programa semanal de rádio falando sobre a importância desse atendimento para preservar a vida de milhares de mulheres na Bahia.
Jaques Wagner faz questão de acompanhar de perto as caravanas do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama nas diversas cidades por que passa. Nesta segunda-feira (4) o governador esteve em Planalto, no sudoeste da Bahia, onde a unidade móvel do programa, que está no município desde o dia 29 de abril e permanece até este sábado (10), já atendeu quase 500 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença.
Ele fala sobre o alcance social do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama, que foi lançado em outubro de 2011 no chamado Outubro Rosa. “Eu lancei esse programa inclusive ao lado de minha esposa, Maria de Fátima, presidente das Voluntárias Sociais da Bahia”.
Wagner cita a história da própria mãe: “Eu dou o exemplo da minha mãe: hoje ela está com 90 anos e quando tinha 68, teve um problema de câncer de mama e que foi detectado na época. Vinte e dois anos depois ela está, graças a Deus, viva e acabou de completar 90 anos. Portanto, é isso que a gente pretende: dar condição a todas as mulheres baianas de utilizar o serviço, principalmente no interior, na zona rural, àquela mulher mais simples, mais humilde, de menor poder aquisitivo”.
O governador fala sobre o exame e o tratamento: “O exame é feito com maquinário de ponta, o melhor que há em clinicas privadas, e o público alvo são mulheres de 50 a 69 anos. Eu estive em Planalto para acompanhar mais uma etapa e fiquei muito satisfeito com o trabalho de apoio do prefeito e sua equipe de saúde, que aproveitou para fazer quase que uma Semana de Saúde. E lá a gente tem estimativa de realizar 1.400 exames. É claro que nós não ficamos apenas no exame. Se a mamografia detecta algum início de doença em uma mulher examinada, ela já recebe todo o encaminhamento, todo o direcionamento para fazer uma consulta para começar o tratamento e, com isso, eu não tenho dúvida, nós vamos salvar muitas vidas. Então, esse é um programa que me orgulha muito”.

“Nós já rodamos em mais de 200 municípios baianos e vamos continuar fazendo esse rastreamento porque a nossa ideia é exatamente percorrer toda a Bahia e conseguir fazer o rastreamento completo. Já realizamos mais de 118 mil mamografias e eu tenho certeza de que estou contribuindo com isso para dar mais saúde à mulher baiana”, conclui.

Cisterna de número 100 mil da Codevasf garante água para família do sertão baiano.

É no terreiro da casa da aposentada Adelice Nunes, no povoado de Baixão do Cedro, município de Santana, extremo oeste baiano, que está instalada a cisterna identificada com o número 100 mil pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), uma das executoras do programa Água para Todos.
“Já choveu e já temos água boa para beber”, comemora a aposentada, conhecida como “dona Deci”, que há 33 anos vive no povoado desse município de 24.750 habitantes, segundo o IBGE, situado numa região seca e que registra altas temperaturas ao longo de todo o ano. “Antes, a gente tinha que beber água salobra do poço que fica a 200 metros de minha casa. Com a cisterna melhorou 100%”, garante.
Adelice vive com o marido, o agricultor Antonio Nunes da Conceição, e o neto, Alexandro, de 13 anos – filho de um dos seis filhos que o casal teve e que depois se espalharam entre Goiás, São Paulo e Bahia. O casal planta milho, feijão e mandioca, “mas este ano não colhemos nada, porque a seca foi cruel”, lamenta ela, que consegue manter a família com sua aposentadoria na ausência da colheita.
A família usa a água da cisterna apenas para beber e continua usando a água do poço para os demais afazeres domésticos. Foi o marido Antonio quem participou do treinamento oferecido pela Codevasf para ensinar à comunidade os cuidados básicos para armazenamento da água das chuvas na cisterna, e seu manuseio, de modo a mantê-la própria para consumo. “Meus vizinhos todos já receberam a cisterna, e está todo mundo satisfeito”, assegura dona Deci.
Santana está inserido no raio de atuação da 2ª SR – Superintendência Regional da Codevasf sediada em Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco. Até o momento, mais de 15.500 famílias rurais desta região encravada no semiárido já estão com acesso a água assegurado por meio das cisternas do programa Água para Todos.
“Numa região quente e que sofre com longos períodos de estiagem, essa ação do programa Água Para Todos possibilita o acesso e armazenamento da água da chuva, melhorando as condições de vida da população mais necessitada”, explica Rafael Trece, coordenador regional do programa no âmbito da 2ª SR da Codevasf.

Em toda a área de atuação da Codevasf, já são mais de 112 mil famílias moradoras de comunidades rurais dispersas beneficiadas desde 2011, quando se iniciou a execução do programa coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e integrante do conjunto de ações do Plano Brasil sem Miséria. “O crescimento do programa ao longo desses três anos foi muito significativo. São mais de 100 mil famílias já beneficiadas apenas pela Codevasf, ou seja: mais de 500 mil pessoas que passam a ter acesso a água de qualidade armazenada em reservatórios apropriados”, assinala Elton Silva Cruz, coordenador do Água para Todos na Companhia.

Baianos e turistas poderão ir de bike aos jogos da Copa em Salvador.

O entorno da Arena Fonte Nova vai abrigar estações públicas do Movimento Salvador Vai de Bike para receber até mil bicicletas durante os jogos da Copa do Mundo em Salvador. As estações de compartilhamento serão provisórias e vão apenas receber bicicletas, inclusive privadas. O projeto de indicação, de autoria do vereador Tiago Correia (PTN), foi referendado pela Prefeitura, através do secretário municipal da Copa, Isaac Edington.
"O objetivo é atender à demanda daqueles que querem ir ao estádio de bicicleta. Hoje, existem 40 estações de compartilhamento espalhadas pela cidade, oferecendo essa opção tanto ao soteropolitano quanto ao turista. Quem optar por ir ao estádio de bike, terá onde guardá-las de forma segura e próxima", justificou o edil.

Segundo a Prefeitura, o Movimento Salvador Vai de Bike já acumula 200 mil viagens a partir das estações de compartilhamento desde que foi implantado, em setembro de 2013.