15.3.14

Morte de Bebeto choca a todos os seus amigos.

Paulo Roberto Abreu, mais conhecido como Bebeto Motos, faleceu hoje na cidade de Paulo Afonso na Bahia. Amigos e familiares estão consternados com o que aconteceu.

MPF realiza provas da seleção de estagiários de Direito neste domingo (16) em Salvador.

Os candidatos farão as provas no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha da Ufba, em Ondina, entre 9h e 13h.

No próximo domingo, 16 de março, serão aplicadas as provas da12º Seleção de Estagiários de Direito do Ministério Público Federal (MPF) em Salvador. Os candidatos inscritos farão as provas no Pavilhão de Aulas Glauber Rocha (antigo PAF-3) da Universidade Federal da Bahia, em Ondina, entre 9h e 13h.

Os portões de acesso às salas de aplicação das provas serão abertos às 8h15 e fechados às 8h45, não sendo admitido o acesso do candidato ao local após esse horário. O candidato deverá comparecer ao local com cédula de identidade (ou documento oficial com foto) em bom estado de conservação, sob pena de eliminação do concurso, e caneta esferográfica tinta azul ou preta.

O caderno de questões será liberado duas horas após o início das provas e o gabarito está previsto para ser publicado no Diário Eletrônico do MPF (caderno administrativo), no dia 18 de março. Para saber a sala em que fará prova, o candidato deverá imprimir sua ficha de inscrição, a partir do sistema acessível por meio da página Concursos > Estagiários do site do MPF/BA.

14.3.14

Governador inaugura farmácia e restauração de igreja em Mucugê.


A partir desta sexta-feira (14), os moradores do município de Mucugê, na região da Chapada Diamantina, poderão retirar medicações gratuitamente na unidade da Farmácia da Bahia que será inaugurada pelo governador Jaques Wagner, às 14h. Na ocasião, Wagner também entregará a restauração da Igreja Matriz de Santa Isabel, monumento pertencente ao Conjunto Arquitetônico e Paisagístico de Mucugê, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para a implantação da Farmácia da Bahia, foram investidos cerca de R$ 140 mil em obras, equipamentos e mobiliários. Além de disponibilizar medicamentos e insumos de graça, as farmácias oferecem estrutura física adequada para o fornecimento qualificado e humanizado, evitando que, por exemplo, os medicamentos sejam armazenados em locais impróprios.

Já a Igreja de Santa Isabel, que se encontrava em avançado grau de degradação, agora será devolvida à comunidade totalmente recuperada, um investimento de R$ 743,7 mil.

12.3.14

Sema e Seplan convidam para audiências públicas do Zoneamento Ecológico-Econômico.

O Governo da Bahia, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Planejamento (Seplan), convida toda a sociedade baiana para participar das audiências públicas do Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE da Bahia. 

O ZEE é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/81, Decreto Federal n.º 4297/02 e Lei Estadual nº 10.431/06) que visa orientar o planejamento, a gestão e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, considerando as potencialidades e limitações ambientais e socioeconômicas, tendo por objetivo maior o desenvolvimento sustentável. 

Com o ZEE Bahia será possível a incorporação das variáveis ambientais nos projetos realizados pelo governo, por meio do diálogo com a sociedade, além de desenvolver alternativas de melhor uso dos recursos naturais e propor tecnologias sustentáveis. 

Em 2013 foram realizadas 09 audiências públicas em diferentes regiões, entre 10 e 21 de março de 2014 acontecerão outras 06 audiências. Além dessas audiências públicas serão realizadas escutas públicas em cada um dos Territórios de Identidade da Bahia ainda em 2014. Confira abaixo a programação de audiências públicas do ZEE e acesse o site para maiores informaçõeswww.zee.ba.gov.br

Sargento da PM é preso por ter matado outro policial.

Um sargento da PM (Polícia Militar) foi preso após assassinar um colega de trabalho na cidade de Macururé, região de Paulo Afonso, a 434 km de Salvador. De acordo com a assessoria de comunicação da PM, Antônio Carlos Santana Sacramento, lotado no 20º Batalhão da Polícia Militar (Paulo Afonso), foi detido por força de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Militar.
O policial foi preso durante o carnaval acusado de matar o também sargento PM/R1 Elioenílton Jesus Silva. O crime ocorreu no dia 17 de dezembro de 2013, após a vítima, dono de um bar, pedir para Sacramento se retirar do estabelecimento. Revoltado, o acusado saiu, mas retornou armado e atirou duas vezes contra a vítima que, de costas, não teve chance de se defender.

Boca de fumo é estourada em Delmiro Gouveia e quatro pessoas são presas.

Na noite desta segunda-feira (10), por volta das 23h50, uma operação realizada pela Rádio Patrulha (RP) do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) resultou na descoberta de uma boca de fumo que funcionava em uma residência no bairro Novo Horizonte, em Delmiro Gouveia. Quatros pessoas foram presas e com elas foram apreendidos drogas, celulares e dinheiro.
Segundo o Cabo da Silva, comandante da guarnição da RP, após alguns dias de investigação, foi apurado que naquela casa havia grande movimentação de pessoas que seriam usuárias de drogas. Os policiais foram até o local e se depararam com quatros pessoas que tentaram fugir ao perceber os policiais.
Murilo José Ramos, conhecido como “Ciriaco”, 60, José Wilson Soares, o “Sorriso”, 25, Fabiana Firmino da Conceição, 18, e Eugênia Avelino dos Santos, 23, acabaram detidos pelo militares. Na residência foram encontradas 19 pedras de crack pequenas e uma grande, uma porção de maconha, cartões de crédito, três celulares e documentos que seriam de usuários que realizavam compras de entorpecentes no fiado.
Fonte: Minuto Serão.

10.3.14

Mulheres em cargos de gestão aumentam nos Correios.

O último levantamento dos Correios mostra que, em cinco anos, a porcentagem de mulheres em funções gerenciais aumentou de 19% em 2009 para 30% em 2013. Já sobre o efetivo total de funcionários, a participação de mulheres, continuou estável: 24%. Além disso, atualmente a Diretoria-Executiva da empresa tem em sua composição três mulheres.
Desde 2011, os Correios participam do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). A estatal, com isso, vem buscando transformar as práticas de igualdade em instrumento de gestão.
Como reconhecimento, os Correios receberam em 2013 o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, concedido pela SPM/PR, com apoio da Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial (Seppir), Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Campanha de HPV em Canindé de São Francisco.

A Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta manhã de segunda-feira (10), a vacinação contra o HPV. Meninas, de 11 a 13 anos, são o foco da campanha nacional de vacinação contra o vírus, que provoca alguns tipos de câncer, entre eles o de colo de útero.

Associações, sindicatos e cooperativas poderão obter apoio de 180 mil reais para implantar Pontos de Cultura.

A Representação Territorial de Cultura do Território Itaparica informa às associações, sindicatos, cooperativas e entidades privadas sem fins lucrativos que o Governo Federal em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura lançou o edital Pontos de Cultura 2014 para Bahia (02/02 a 18 de março).
 O Ponto de Cultura desenvolverá ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares, Grupos Etnico-Culturais, Patrimônio Material e Imaterial, Audiovisual e Radiodifusão, Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural, Pensamento e Memória, Expressões Artísticas e Ações Transversais.
 A Secretaria de Cultura do Estado apoiará o desenvolvimento das atividades culturais de 150 (cento e cinquenta) Pontos de Cultura, desde que as instituições selecionadas atendam a todas as exigências do Edital, e seus projetos sejam aprovados em todas as fases de avaliação. O projeto aprovado terá um contrato de 03 anos no valor total de 180 mil reais. A cada ano serão repassados integralmente 60 mil reais.

 QUEM PODE PARTICIPAR DO EDITAL? Poderão participar do edital pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos (como: associações, cooperativas, fundações privadas), com sede ou filial no Estado da Bahia, que comprovarem sua existência e atuação na matéria objeto do convenio há no mínimo três anos.
ONDE OBTER O EDITAL? www.cultura.gov.br/culturaviva e www.cultura.ba.gov.br