17.1.14

Secretários fazem visita técnica a espaços públicos do município de Canindé.

Na manhã de ontem, 14, uma comissão composta pelo Secretário de Obras, Carlos Roberto, o Secretário de Gabinete, Luzivaldo Ferreira (Dinho), por Técnicos da Secretaria de Obras e a Arquiteta Urbanista Clarisse Almeida visitaram os principais espaços públicos da sede do município e os povoados Capim Grosso, Curituba e Cuiabá o levantamento de dados que serviram para a elaboração de projetos de construção, reforma e ampliação de espaços, gerando mais lazer, esporte, entretenimento e cultura.  Proporcionando assim maior e melhor qualidade de vida para os munícipes.
No trevo da cidade a comissão em conversa informal com ambulantes e moto taxistas, firmaram o compromisso de apresentar ao Prefeito Heleno Silva a proposta de construção naquele local um quiosque e um ponto de moto taxi.
Já no povoado Curituba, na praça da quadra a comissão constatou a necessidade de um projeto de revitalização total daquele espaço, na Lagorgida, tradicional ponto da comunidade, foi pensado em um projeto que preserve a arborização existente no local, beneficiando as pessoas que frequentam aquele largo. Já para a Praça Delmiro de Miranda a proposta é a modernização, preservando a arquitetura original, na fonte a comissão teve o acompanhamento de alguns populares que solicitaram banheiros públicos e algumas outras adequações para que aquele importante espaço hídrico encravado em pleno sertão canindeense se transforme no maior ponto de confraternização das famílias daquele povoado.
No povoado Capim Grosso, a comissão confirmou a necessidade da transferência do campo de futebol existente na entrada do povoado para dar espaço à construção de um arrojado ginásio esportivo, no largo próximo a quadra haverá, segundo a proposta, a construção de um espaço de lazer com quiosque e outros benefícios. A praça central será contemplada com um projeto moderno, onde terá “praça de alimentação”, passeios públicos e espaços de lazer, além de todos esses projetos o povoado de Capim Grosso receberá calçamento de ruas, e construções de casas populares.

“Nada pode ser feito sem planejamento e principalmente pensando no bem estar da população. O ano passado foi de arrumação, esse e os próximos anos serão de muito trabalho, esse é o estilo dessa administração, e logo todos vão sentir a diferença”, pontuou o secretário de Gabinete, Dinho. Salientando que o Prefeito Heleno é o condutor de todo esse trabalho.

14.1.14

Correios recebe prêmio Melhores Fornecedores da Indústria da Comunicação.

Os Correios venceram pela terceira vez consecutiva o prêmio Melhores Fornecedores da Indústria da Comunicação, promovido pela Revista Negócios da Comunicação. A empresa foi escolhida como uma das melhores do País em três categorias: distribuidoras de revistas porta a porta, distribuidoras de jornais porta a porta e distribuidoras de materiais promocionais porta a porta. Os três segmentos de mercado são de livre concorrência.
A pesquisa foi realizada com 17 mil executivos que atuam em empresas de comunicação. O prêmio é concedido a três empresas de cada uma das 23 primeiras categorias. Nas outras cinco categorias, será premiado um executivo ou uma única empresa de cada uma delas.
Realizado anualmente, o prêmio Melhores Fornecedores da Indústria da Comunicação tem como objetivo reconhecer a qualidade de serviços e produtos que as empresas oferecem ao mercado e ressaltar o nível de dedicação que elas conferem aos seus clientes.

Prefeitura de Abaré é mais uma vez ocupada pelo Assentamento Antonio Conselheiro.

Na manhã do dia 13 de janeiro (segunda-feira), a Prefeitura de Abaré foi ocupada pela segunda vez durante o mandato do atual Prefeito, Benedito Pedro da Cruz por moradores do Assentamento Antonio Conselheiro, localizado a 17km do município e por indios da Aldeia Tuxi.
Na oportunidade os assentados apresentaram várias reivindicações, entre elas o acordo que foi feito na ultima invasão entre  representantes da Prefeitura Municipal, do Assentamento e representada a Policia Militar, representada pelo Cel. PM Josemar Pereira, Comandante do 20° Batalhão da Policia Militar. As partes instaladas a conciliação acertaram:
(1) O município disponibilizaria médico ao assentamento a cada 15(quinze) dias.
(2) O município disponibilizaria um veiculo vinculado ao posto de Saúde do Umbuzeiro, localizado a 3 km do Assentamento, para atendimento de portadores de necessidades especiais e os casos de urgência e emergência do município. Caso o município não atendesse as emergências o município pagara multa diária de 2.000,00 (dois mil reais).
(3) A coleta de lixo do Assentamento seria realizada dentro do atendimento do termo firmado entre Município e Ministério Publico Estadual.
(4) A liderança do assentamento realizaria, em parceria com o município, o cadastramento nos assentados no PSF do Umbuzeiro entre os dias 15 de abril e 15 de maio.
(5) A liderança do Assentamento realizaria o levantamento dos alunos matriculados nas escolas estaduais e municipais, para que tenha transporte escolar suficiente para os alunos daquela comunidade.
(6) O município se comprometeu a realizar procedimento licitatório em curso.
O acordo foi homologado, porém o municipio não vem cumprindo com o que foi acordado com o Assentamento.
De acordo com o Diretor Estadual do MST, Zé Menezes, o Assento Antonio Conselheiro está vivendo em meio ao caos: “Não possuimos Saneamento básico, que é o conjunto de cuidados que se tem com a água, o esgoto e o lixo. Esses cuidados são fundamentais na manutenção da saúde e do bem-estar da população. Afinal, todos nós gostamos de um ambiente saudável, limpo e organizado.”
O Coordenador do Assentamento, Epifânio Barros relata que o acordo realizado “Não foi o que se esperava. Porém o primeiro passo foi dado, para quem nunca se teve nada foi um acordo mais ou menos. Nós queríamos médico pelo menos uma vez na semana, mas esperamos não ter que invadir mais nenhum órgão público e que o Prefeito em exercício assuma o que foi acordado perante o Juiz desta comarca.” Ainda segundo o Coordenador, eles não possuem Agente Comunitário de Saúde e constantemente esse moradores tem passado por grandes dificuldades devido à falta de serviços básicos deste setor. Salientando que na localidade residem 227 familias (aproximadamente 1500 pessoas).

A ocupação não tem dia para acabar, o Prefeito não se encontra no município.

13.1.14

Artesãos de Canindé participam da 15ª Feira de Sergipe.

A Prefeitura Municipal de Canindé de São Francisco, através da Secretaria de Bem Estar Social e da Secretaria de Cultura, participa da mais importante feira de Artesanato de Sergipe, a 15ª Feira de Sergipe. O evento acontece desde o dia 11 e segue até o dia 26 de janeiro, na Orla de Atalaia, na capital Aracaju.
Esse evento tem o propósito de beneficiar e ajudar os artesãos locais a divulgar e vender seus produtos, e ainda expressar a cultura e os atrativos turísticos da cidade de Canindé para todo Brasil, através de materiais promocionais.
Para promover seus atrativos, a Prefeitura levou produtos como folhetaria, dando ênfase aos restaurantes, hotéis e roteiros turisticos que podem ser realizados na região, a exemplo da Rota do Cangaço, o Cânion de Xingó, a Fazenda Mundo Novo, a Usina Hidrelétrica e o Museu de Arqueologia de Xingó com sua exposição de registros de pinturas e rupestres e de corpos de “homens da caverna”.

Além de conhecer os roteiros turísticos, os visitantes podem comprar produtos de artesanato e gastronômico típico da região. A comercialização do artesanato de Canindé é uma iniciativa que pretende estimular a geração de emprego e renda dos artesãos, aliada à atividade turística.

Prefeito de Coité dá exemplo e matricula filhos na rede pública.

O prefeito de Conceição do Coité, Francisco de Assis (PT), decidiu tirar os dois filhos da rede particular para matriculá-los na rede pública municipal de ensino. O petista explica que a iniciativa visa mostrar à população que a atual gestão está investindo para melhorar a qualidade de ensino e da estrutura física das 110 escolas públicas municipais. "Um exemplo disso é que já implantamos o ensino em tempo integral em 47 unidades. Em 2013, reformamos ou ampliamos 37. Este ano vamos fazer reparo e pintura em 100% da rede. E já começamos as obras de duas quadras cobertas em duas escolas da rede", afirmou Assis. O prefeito vai matricular os dois filhos na rede pública no próximo dia 20.