Codevasf entrega kits a famílias no sertão.


Cerca de 21 famílias de comunidades rurais dos municípios de Paulo Afonso e Santa Brígida, localizadas na região norte da Bahia, já estão utilizando os Kits para irrigação familiar, doados pela Codevasf, através da 6ª superintendência regional e do Escritório de ApoioTécnico de Paulo Afonso – 6ª / EPA.

Os equipamentos começaram a ser entregues no ano passado, e só agora, há cerca de dois meses, a doação foi finalizada. Para o interior do município de Paulo Afonso, foram entregues nove Kits e para Santa Brígida 12 equipamentos foram repassados.
O recurso utilizado para doação dos Kits, de cerca de R$ 15,9 mil, são oriundos da secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, através de dois programas vinculados ao Plano Brasil sem Miséria: Água para Todos (2ª água) e Inclusão Produtiva (Desenvolvimento Regional, Territorial Sustentável e Economia Solidária), e contemplou famílias inscritas em outros programas sociais do governo federal, que desenvolvem atividades ligadas a pequena agricultura de subsistência.
Cada Kit para irrigação de hortas familiares custa aproximadamente R$ 760, e é composto basicamente por 21 itens, entre conexões, adaptadores, filtro de tela, registro, bobina de tubo gotejador e tubos condutores de polietileno, e pode ser usado para irrigar uma área de até 500m² através do sistema de gotejamento localizado, considerado atualmente um dos mais eficientes em termos de economia de água durante a irrigação de plantas. Outra alternativa para o uso dos Kits é a produção de forrageiras para alimentar pequenos rebanhos de caprinos e ovinos.
No município de Paulo Afonso foram beneficiadas as comunidades de Campos Novos (2 Kits), Caiçara I (2), Mandacaru (1), Juá (1) e Boa Esperança (3). Em Santa Brígida receberam o equipamento as localidades de  Ingazeira (1), Fortaleza (1), Serra das Drenhas (1), Canabrava (2), Poço da Carteira (1), Minuim (1), Baixa do Mulungú (2), Aroeira (1), Buri (1) e Caraibeiras (1).

Nenhum comentário: