3.1.14

Governador inaugura em Salinas a segunda unidade da Farmácia da Bahia.

Salinas da Margarida, no Recôncavo, será o segundo município a receber uma unidade da Farmácia da Bahia. A inauguração está marcada para este sábado (4), às 9h, com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla.

O Programa Farmácia da Bahia, elaborado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e implementado pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), tem o objetivo de fortalecer o processo da reestruturação dos serviços farmacêuticos.

A intenção é que a população tenha acesso a medicamentos e insumos, disponibilizados numa estrutura física adequadamente projetada para o fornecimento qualificado e humanizado. As farmácias são implantadas em cidades com até 15 mil habitantes. A primeira unidade foi inaugurada em novembro desse ano no município de Andaraí.

Governo lança Operação Verão para reforçar segurança nos principais pontos turísticos do estado

Cerca de 20 mil policiais militares participam da Operação Verão 2014,  lançada na manhã desta sexta-feira (3), no Jardim dos Namorados, em Salvador, pelo governador Jaques Wagner. O evento contou também com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades.

A operação contempla 36 localidades baianas com vocação turística como Ilhéus, Lençóis, Porto Seguro e Praia do Forte. Durante o lançamento, as tropas apresentaram equipamentos para operações no ar, na água e em terra, como helicópteros, viaturas, roupas e tanques de mergulho, bicicletas, entre outros.

Para o governador, a Operação Verão é uma tradição que reforça os bons resultados obtidos pelo planejamento da segurança pública baiana. “Fechamos o ano de 2013 com uma redução de 10% nos homicídios na Bahia. Esta vitória é coletiva, do programa Pacto pela Vida que completa dois anos de esforços conjuntos das polícias Civil, Militar e Técnica, secretarias de governo, Ministério Público e poderes Legislativo e Judiciário”.

2.1.14

Prefeito Heleno Silva se reúne hoje, 02, com secretários e faz avaliação de primeiro ano de administração.

Um ano após tomar posse como prefeito de Canindé de São Francisco, o Prefeito Heleno Silva convocou todos os secretários para uma reunião hoje, 02, para avaliação dos primeiros 365 de governo e para traçar as metas para o que se inicia. Será feito o planejamento das ações para 2014, segundo ele com, “cabeça e coração”.
Durante todo o mês de dezembro os secretários de Canindé foram entrevistados no Programa “A Hora de Canindé”. Eles falaram das ações que foram realizadas em 2013. Entre elas a construção da Praça de Capim Grosso, o Bolsa Canindé, hoje com R$ 200,00 aos beneficiários, o aumento no número de médicos, o pagamento do piso salarial dos professores, o reinicio da creche da agrovila, que será inaugurada no inicio deste ano, a construção da academia da saúde, a reforma nas 22 escolas do município, a construção do posto de saúde da olaria, as festas de carnaval, São João, do quiabo, das crianças, onde foram distribuídos 8. Mil presentes e o natal do povo com mais 8.600 presentes, a melhor casa de apoio do estado de Sergipe, a Casa da Gente Canindé. Tiveram também cursos profissionalizantes como, cuidador de idoso, cabeleireira, o primeiro baile de debutantes de Canindé, a distribuição de enxovais para crianças e cesta básica as famílias em necessidade. E tantas outras ações foram desenvolvidas ao logo de 2013, que o resultado é positivo.

Heleno Silva se diz satisfeito com este primeiro ano e renova o compromisso de que 2014 será ainda melhor. O encontro de hoje é o início da planejamento para que mais ações em beneficio da população de Canindé de São Francisco sejam planejadas e possam ser executadas no menor espaço de tempo possível.

Emiliano e as bestas do Apocalipse.

Meu amigo Venicio Lima, notável professor, intelectual raro, aconselhou-me a de vez em quando visitar a Bíblia pela sabedoria que encerra. Custo a seguir o conselho. Pensei, no entanto, agora, assim num assomo, no Apocalipse. É, o Apocalipse é um espectro que ronda a humanidade, para parafrasear Marx. Volta e meia o retiram da algibeira para assustar crentes. No ano que passou, vocês não observaram a Besta solta nos jornais, noticiários de TV e de rádio? A Europa em crise era um paraíso perto da crise vivida pelo Brasil. Quase aceito o conselho de Venicio tal a sorte de desgraças que batiam à porta. Talvez a Bíblia nos salvasse das sete pragas do Egito que rondavam nossas casas. Fui ver bem: as Bestas torciam, em seus sonhos o Apocalipse seria o cataclismo que podia derrotar a maligna distribuição de renda, que podia acabar com essa invasão dos aviões, shoppings, restaurantes, até lojas do exterior por essa gentinha pobre e sem classe. Era preciso chamar a inflação de volta, fazer crescer os juros, diminuir o consumo dos pobres, botar ordem na casa. E pra isso nada melhor do que difundir, provocar, chamar a Besta. Inflação, deficit fiscal, contas desordenadas, mundo desabando. E o ano se foi, as bestas enfiaram a viola no saco, e o Apocalipse não veio. E o diabo da Dilma lá em cima, pesquisas dando vitória no primeiro turno. As bestas afinam as cordas vocais, preparam as penas para danarem novamente a falar e escrever anunciando novos Apocalipses. Até porque as bestas consultaram a Bíblia e descobriram que neste ano 14 será 13! Vade retro! Das Muralhas de Jericó leitões, mervais, cantanhedes e jabores vão chamar a Besta novamente em socorro deles. Duro é enfrentar novamente a populacha, que sabe o paraíso longe, que sabe, no entanto, o quanto a vida melhorou e o quanto pode ainda melhorar. É Dilma de novo com o voto do povo! 14 será 13!
Emiliano José é Jornalista.

Canal do Sertão é destaque em congressos de engenharia.

O Canal do Sertão, maior obra de infraestrutura alagoana, foi destaque no III Congresso de Engenharia das Alagoas (CEA), realizado no Estado. A obra foi detalhada a estudantes e profissionais da engenharia pelo secretário adjunto da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Alzir Lima, que falou sobre o andamento dos serviços e sobre a importância do Canal do Sertão para a população do Sertão alagoano.

Na palestra “Os projetos que nascerão a partir do Canal do Sertão”, o secretário-adjunto falou sobre a interligação da obra às novas adutoras em construção na região, como a adutora do Alto Sertão, que já está em andamento e que levará água para Delmiro Gouveia, Pariconha, Inhapi, Canapi, Água Branca, Olho d’Água do Casado, Mata Grande e Piranhas.Os estudantes e profissionais questionaram o ritmo das obras e se mostraram animados com as informações do secretário-adjunto.

Fonte: ExtraAlagoas.


1.1.14

Turistas lotam a Prainha em Canindé no primeiro dia de 2014.

Após a festa da virada de ano, a Prainha em Canindé de São Francisco em 2014 começa lotada de turistas e moradores da cidade. Os responsáveis pela organização deste primeiro dia do ano montaram uma estrutura de segurança, atendimento médico, disponibilizaram ambulâncias para eventuais necessidades e fizeram o controle de transito já na descida da serra com a equipe da SMTT - Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.
Meio dia e os estacionamentos já estavam lotados de carros e motos. Foi preciso a atenção ser redobrada para facilitar a circulação dos veículos.
No palco que foi montado na Prainha tem apresentações das bandas Pra Curtir, da Bahia e Os Kebras de Canindé de São Francisco. No repertório muito Pagode, Axé e Arrocha. É promessa de que muitos iram, neste 1º de janeiro de 2014, começar o ano em festa.

A administração municipal vem investindo para que turistas e locais possam se divertir em segurança.

Canindé: Réveillon com musica e muita paz

Após a festa da virada de ano, a Prainha em Canindé de São Francisco em 2014 começa lotada de turistas e moradores da cidade. Os responsáveis pela organização deste primeiro dia do ano montaram uma estrutura de segurança, atendimento médico, disponibilizaram ambulâncias para eventuais necessidades e fizeram o controle de transito já na descida da serra com a equipe da SMTT - Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito.
Meio dia e os estacionamentos já estavam lotados de carros e motos. Foi preciso a atenção ser redobrada para facilitar a circulação dos veículos.
No palco que foi montado na Prainha tem apresentações das bandas Pra Curtir, da Bahia e Os Kebras de Canindé de São Francisco. No repertório muito Pagode, Axé e Arrocha. É promessa de que muitos iram, neste 1º de janeiro de 2014, começar o ano em festa.

A administração municipal vem investindo para que turistas e locais possam se divertir em segurança.

Wagner e Rui Costa passam réveillon em Salvador.

Foto: Governo da Bahia.

30.12.13

Eles estão condicionados a estar contra tudo o que Dilma fizer.

Jabor, Merval, Boris, Catanhede, Mirian, Veja, Estadão, Folha, Globo, Band e tantos outros tem um lado e deles não arredaram o pé um só milímetro. Eles não aceitam dividir os seus benefícios com os mais pobres, sejam estes salariais ou de status social. Não se conformam que foi nos governos do Partido dos Trabalhadores que as classes se encontraram nos aeroportos e adentraram no mesmo avião. Este tipo de gente prefere a desmoralização da “alta sociedade”, que joga ovos em quem passa no asfalto despercebido. Eles jogam mesmo sujo para manter seus privilégios, não olham na mesma direção do olho do povo. Querem estar sempre acima de todos, inclusive da lei. Ou locupletados com quem as deveria defender.
O governo, durante estes onze anos, já fez várias concessões em direção a este grupo. Definido muito bem como PIG – Partido da Imprensa golpista. Mas não há em nenhum momento deste período qualquer arrefecimento das criticas, ou mesmo da fabrica de denuncias que se tornaram. Neste quesito temos um os chamados “dois pesos e duas medidas” para acusações. Qualquer um destes veículos de comunicação ao relatarem denuncias envolvendo militantes do PT, as transforma no “maior escândalo já visto no país”. Praticam uma disputa de quem faz a manchete mais inquisitória contra o partido e seus lideres políticos. Já quando noticiam uma falcatrua de um grão ducado ligados intrinsecamente ao pensamento deles, o primeiro parágrafo é para chamar a atenção de que é somente uma acusação e carece de apuração. Nunca na história deste país um grupo que tirou milhões da miséria e deu qualidade de vida a classe mais pobre sofreu tanto ataque como o PT sofre diariamente.
Se ligarmos a TV, lá os comentaristas parecem que receberam um único e-mail com as informações a serem destiladas durante o dia. Falam na mesma hora com o mesmo conteúdo, com palavras idênticas e formato igual. Ou está faltando palavras no dicionário deles, ou tem algo articulado pelos donos de suas vozes. Nem Garrincha teria a coragem de perguntar se eles “combinaram com os Russos”, Neste caso os Russos/Patões determinam a quem e como eles devem atacar.

E estamos chegando ao final de 2013. Com muitas ranhuras, é verdade, mas prontos e dispostos a enfrentar os pit bulls da imprensa golpista. A enfrentar o santo palco inquisitório que se tornou o STF – Supremo Tribunal Federal. A enfrentar de frente os nossos erros e a lutar dia-após-dia pela reeleição da Presidenta Dilma e de nossos candidatos a Governador, Deputado Federal e Estaduais em cada canto deste imenso Brasil. Vamos do Oiapoque ao Chuí enfrentar cada batalha para ao final podermos juntos celebrarmos a vitória de cada um representante do Partido dos Trabalhadores.

Luiz Carlos Belluzzo vê Dilma reeleita este ano.

O economista Luiz Gonzaga Belluzzo, de 71 anos, catedrático da Universidade de Campinas (Unicamp) e ex-professor da presidenta Dilma Rousseff, aposta que o empresariado brasileiro, mesmo com severas críticas ao governo petista, tende a apoiar a campanha à reeleição, enquanto segue com o objetivo de manter a atual administração política e econômica do país em “uma camisa de 11 varas (dificuldade extrema, da qual é difícil ou impossível sair, segundo o dicionário Aurélio)”. Belluzo, em uma longa entrevista ao diário conservador paulistano Folha de S. Paulo, lembra que há um forte componente ideológico imposto por setores dominantes do mercado financeiro, o qual tem ganhado terreno frente às teses, supostamente desenvolvimentistas, defendidas pela equipe econômica do governo.

Fonte: Correio do Brasil.

29.12.13

Enquanto o próximo Natal não chega.

Eu hoje me emocionei com a chegada do Papai Noel ao estádio Andrezão em Canindé de São Francisco. Me lembrei da minha infância em Paulo Afonso na Bahia quando no antigo 120, estádio de futebol da cidade a Chesf – Companhia Hidrelétrica do São Francisco distribuía presentes aos filhos dos seus trabalhadores. As cenas daquela época me vieram a cabeça em fleches.
Não lembro o ano, mas tenho comigo imagens que não saem da minha mente. Eu ficava no alambrado, espremido pelos mais velhos e pelos filhos dos funcionários. Os que recebiam as senhas e eram identificados, recebiam a permissão para entrar no gramado do campo. Era lá que aconteciam as entregas dos presentes, enquanto eu permanecia vendo milhares de presentes serem distribuídos.
Eu lembro de um carro de plástico imitando uma carreta com três troncos de madeiras, também de plástico, em sua carroceria. Até hoje eu me lembro de ver os meus amigos de infância que tinha seus pais como funcionários da empresa puxando eles pelas ruas. Hoje eu lembrei dessas imagens. Talvez tenha sido a presença daquele casal de velhinhos, personagens do Natal consumista.
Hoje as crianças têm a oportunidade que não tive no passado. A felicidade está ao alcance das mãos e dos olhos de cada um. E é tão pouco para as administrações públicas. Ver, sentir o clima de emoção em cada rosto, das crianças e de seus pais, é algo impagável. E as lembranças do passado hoje surgem com um significado profundo de alguém que pode agora participar de uma festa onde todos, eu falei, todos, podem sentir o que não me foi proporcionado na infância. A minha alegria é muito grande hoje.


Inauguração de Praça leva milhares de pessoas ao Povoado Capim Grosso.


Ontem, 28, o Povoado Capim Grosso no município de Canindé de São Francisco recebeu milhares de pessoas durante a inauguração da nova Praça Júlio Nazário Luiz. Presentes o Prefeito Heleno Silva, o vice Avelar Feitosa, o vereador Luciano Ferreira e familiares do homenageado que declararam durante o descerramento da placa estarem felizes com tributo ao genitor.
O Prefeito Heleno ao subir ao palco, onde aconteceu a apresentação da Banda Marcelo Silva e Forrozão Beijo Colado, fez uma avaliação do trabalho que foi realizado durante o ano de 2013 por sua administração. Falou da importância do homenageado Júlio Nazário ser do próprio povoado, e fez um relato do que vem em 2014 para os moradores.

Com a Praça superlotada o cantor Marcelo Silva e a Banda Beijo Colado fizeram um show empolgante e contagiaram a todos. As crianças aproveitaram a oportunidade e brincaram nos aparelhos disponíveis na praça.

Solucionado o crime da Camisa de Bloco.


Um indivíduo de 21 anos foi preso após assassinar um gerente de duas lojas de roupas no centro de Paulo Afonso, a 434 km de Salvador. Willian da Silva Ribeiro, de 21 anos, foi detido por investigadores da 18ª Coorpin-Paulo Afonso (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), na noite de quinta-feira (26).
Flagrado na Praça do BTN, bairro BTN II, Ribeiro é responsável pela morte de Thiago Barbosa de Jesus, de 27 anos, no domingo (22).
Em depoimento, segundo a polícia, o acusado confessou a autoria do crime e disse que matou o gerente após roubar uma camisa de bloco carnavalesco, a vítima reagiu e Ribeiro, que portava um revólver calibre 32, atirou.
A arma, segundo o homicida, estaria com um amigo, identificado como Mário, que é foragido e está sendo procurado.
Gonte: Portal i9.

Piranhas em Alagoas é apontada como provável cidade a receber uma Usina Nuclear.

Governo brasileiro já projeta local onde uma usina nuclear poderá ser instalada no Nordeste. Agora a atenção está voltada para o município de Piranhas (291 km de Maceió) no sertão oeste alagoano, em função da declaração pública do chefe do escritório da Eletrobrás/Eletronuclear de Recife, apontando o município como o provável destino para a instalação da usina nuclear nordestina, as margens do Rio São Francisco.
Se vem dinheiro, vem também os problemas em caso de desastre nuclear, para a população e tido o meio ambiente.

Piranhas em Alagoas é apontada como provável cidade a receber uma Usina Nuclear.

Governo brasileiro já projeta local onde uma usina nuclear poderá ser instalada no Nordeste. Agora a atenção está voltada para o município de Piranhas (291 km de Maceió) no sertão oeste alagoano, em função da declaração pública do chefe do escritório da Eletrobrás/Eletronuclear de Recife, apontando o município como o provável destino para a instalação da usina nuclear nordestina, as margens do Rio São Francisco.
Se vem dinheiro, vem também os problemas em caso de desastre nuclear, para a população e tido o meio ambiente.