19.7.13

Suspeito de assalto a banco em Paulo Afonso é preso.

Uma ação da Força Nacional (FN) em Arapiraca, que tinha como objetivo combater o roubo de veículos na cidade, resultou na prisão de um acusado de participar de vários assaltos a bancos, ocorridos em Alagoas, Bahia e Sergipe. Jadson Tadeu Cavalcante Gomes, 29, conhecido pelo apelido de “Jadinho”, foi flagrado dirigindo um carro roubado, no momento em que a FN e a Polícia Militar faziam uma batida policial.

Segundo informações da Polícia Civil, Jadson Tadeu possui extensa ficha criminal, incluindo condenação em Sergipe por assalto à mão armada e roubo de veículo. Ele também é investigado, em Alagoas, pelo envolvimento em assaltos a agências bancárias em Igaci, Batalha e Jacaré dos Homens, e também por roubo a banco em Paulo Afonso, na Bahia.
PATRÍCIA BASTOS da Gazeta Web.

Correios fecha parceria com Integração Nacional em apoio a vítimas de calamidade.

Os Correios e o Ministério da Integração Nacional (MI) assinaram, nesta quarta-feira (17), em Brasília (DF), contrato visando à prestação de serviços de operação logística integrada para atendimento emergencial às comunidades afetadas por desastres de qualquer natureza. Pela parceria, os Correios se comprometem a executar atividades como o recebimento de carga, conferência, armazenagem, controle de estoque, separação de pedidos, expedição, embarque e encaminhamento, bem como ficarão responsáveis por realizar a entrega de kits emergenciais em todo o País.
Na prática, a partir de agora, municípios que decretem estado de calamidade ao Ministério receberão, por meio dos Correios, kits pré-formatados (materiais de limpeza, higiene pessoal, alimentos, cobertores etc) para estas situações, o que garantirá maior agilidade no atendimento às vítimas. A operação contará com cinco centros regionais de distribuição, que devem ser implementados nas cidades de Manaus (AM), Recife (PE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).

“Usar nossa capilaridade em prol da população brasileira é nossa tarefa. Jamais podemos deixar de lado nossa característica integradora, típica da empresa pública”, declarou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira. “Este é um belo momento de demonstração de preocupação de todos os envolvidos com a vida das pessoas. Em razão das diversas dificuldades que já passamos, chegamos a um momento ímpar de atendimento à população”, declarou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.

Contrato autoriza início de estudos técnicos para a ponte Salvador-Itaparica.

Os estudos técnicos previstos no projeto da ponte Salvador-Itaparica começam nos próximos dias na Baía de Todos os Santos (BTS) e nas futuras cabeceiras da ponte, no bairro do Comércio, em Salvador, e em Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. Entre outros objetivos, o estudo permitirá a identificação do melhor tipo de tecnologia para construção da ponte.
O contrato para o início da sondagem no solo e subsolo da BTS foi assinado nesta quarta-feira (17), na Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra), pelos secretários estaduais de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, e do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e representantes da empresa paraense Geofort Fundações, vencedora da licitação.

A execução do serviço, que está orçado em R$ 7,7 milhões, deve ocorrer até o mês de dezembro deste ano, prazo para a empresa apresentar os resultados dos estudos realizados na área do projeto. “A partir desses estudos poderemos seguir com o projeto básico e até o primeiro semestre do próximo ano acredito que o governador Jaques Wagner pode publicar o edital de licitação da ponte Salvador-Itaparica”, disse Alencar.

16.7.13

Greve na Educação Municipal em Paulo Afonso na Bahia.

Em 2013 o repasse do FUNDEB foi de 7,97% e a nossa data base é janeiro e o Prefeito enviou Projeto de lei que somente em novembro receberemos o referido repasse.
Em 2012 o repasse do FUNDEB foi 22,22%. Enquanto a categoria recebeu do referido percentual dividido em três vezes, sem retroativo, e somente em setembro recebeu integralmente, tendo grandes perdas ao longo do ano. Agora em 2013, não achando pouco as perdas do ano anterior o Poder Executivo fraciona 2,5% em maio e agosto sem retroativo, somente a partir de novembro pratica a integralidade da valorização do magistério em 7,97%, ou seja, no penúltimo mês do ano, com dez meses sem repasse do referido Fundo. O que de fato ocorre na aplicação dos recursos na relação de pessoal, a educação é a pasta que mais tem recursos  para ser aplicado, no entanto, os gestores se equivocam ao contratar pessoas sem critérios, com vinculações eleitoreiras e esquecem que há um limite e o mesmo deve está na sua aplicação de fundo desatrelados de compromissos eleitoreiros e demais Secretarias. O grande desafio é aplicar a lei na íntegra porque 60% do fundo tem que ser aplicado aos Profissionais do Magistério em efetivo exercício, e demais 40% do fundo aplicar na mantenção do ensino e pagamento dos Trabalhadores em Educação. O Sindicato reuniu-se várias vezes com o governo que, em nenhuma oportunidade apresentou proposta que não houvesse perdas. Diante de tantos abusos do Poder Executivo, descumprindo o Plano de Carreira do Magistério, a categoria indignada e não aceitando mais perdas salariais resolveu em Assembleia Geral paralisar as atividades pedagógicas por tempo indeterminado ou até o Prefeito apresentar uma nova proposta.