12.7.13

Ministro da Integração Nacional vai estar amanhã em Canindé de São Francisco.

Hoje, 12 de julho, o ministro da integração nacional Fernando Bezerra chegará a Canindé de São Francisco. O objetivo da viagem é visitar a Barragem de Xingó e o Projeto Jacaré Curituba/Estação de bombeamento.
Ele será recepcionado pelo prefeito Heleno Silva, o governador em exercício Jakcson Barreto, o senador Antônio Carlos Valadares, o presidente da COIDRO Mardoqueu Bodano, o presidente a Emdagro Bernardo Lima e o presidente da Codevasf Paulo Viana às 10h30min no trevo da Prainha de Canindé.
A vinda do ministro é vista pelos politocos de Sergipe como mais uma ação do governo do estado e do governo de Canindé para consolidar as melhorias que devem ser feitas no Jacaré Curituba. O projeto beneficia, além de Canindé, o município de Poço Redondo. Ele irriga 5.000 hectares. A água é captada no Rio São Francisco, a partir do lago da Usina Hidroelétrica de Xingó, e bombeada para os canais de irrigação através de uma adutora com 1.400mm de diâmetro.

Para o Prefeito Heleno Silva amanhã será também um dia de oportunidades. Ele ira aproveitar a vinda do ministro para apresentar demandas existentes. “A vinda de mais um ministro para Canindé, além de ser um fator de prestigio para a cidade, é também o momento de fazer cobranças diretas para que os problemas do semiárido sejam solucionados” afirmou o prefeito.

Canindé realizou hoje a Conferência de Cultura.

A secretária da Cultura de Canindé de São Francisco realizou hoje, 11, a Conferência da Cultura que é uma etapa integrante da Conferência Estadual que acontecerá em Aracaju. O tema deste ano é "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura". Entre os objetivos está a definição de metas e prioridades para a cultura da cidade.
A secretária da cultura do estado Eloísa Galdino esteve presente e destacou a importância da cultura do sertão para o estado. Já Roberlange Feitosa secretária de cultura do município falou do trabalho que vem sendo feito para o resgate e incentivo das tradições existentes como, a cavalhada, a vaquejada e as quadrilhas juninas.
Durante a trade foram eleitos os representantes do município que vão participar da etapa estadual da conferência da cultura, e aprovadas as propostas em seus eixos temáticos; implementação do Sistema Nacional de Cultura; produção simbólica e diversidade cultural; cidadania e direitos culturais e cultura como desenvolvimento sustentável.

Heleno Silva esteve no FNDE em Brasília.

Quando recebeu a área de educação do município de Canindé de São Francisco, o prefeito Heleno Silva encontrou todas as escolas com problemas estruturais, algumas delas com salas onde não tinha havido reforma já há algum tempo. No inicio deste mês ele assinou a ordem de serviços de reforma em todas as 22 escolas. Os alunos ao retornar das férias escolares vão poder ter melhor qualidade de vida nos estudos.
Nesta semana, o prefeito esteve em Brasília no escritório do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e conseguiu mais duas escolas para a cidade. Cada uma delas com doze salas de aula e quadra esportiva coberta, quatro laboratórios e centro administrativo. Segundo Orinaldo Santana secretário de educação, a aquisição ira “desafogar as escolas em termo de carência de vagas em sala de aula”.

O prefeito Heleno informou que pais que não conseguiram matricular seus filhos, por falta de vaga, “uma defasagem que vem de anos trás, com a construção destas novas unidades escolares, vão poder realizar o sonho deles e o nosso. Já que educação no município é uma prioridade nossa”.

10.7.13

Associações comunitárias de Tucano recebem formação para potencializar ações desenvolvidas.

Associações comunitárias de Tucano estão recebendo uma formação nas áreas gerencial, contábil, jurídica e comercialização para aperfeiçoar as atividades desenvolvidas no município e ampliar a capacidade de acesso a projetos oferecidos pelos governos.
Para Carla Pimentel, moradora da comunidade do Rio do Peixe e integrante da associação local, a atividade está permitindo que ela adquira mais conhecimentos e possa reproduzir as informações onde mora. “Está sendo muito importante porque a gente está aprendendo a melhorar os nossos projetos e onde buscar estes projetos. Também novidades que fazem a gente pensar coletivamente e trazer mais sócios”, diz.
Segundo Thays Carvalho, representante da secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), uma das organizações responsáveis pela formação, o desconhecimento dos processos legais e das políticas públicas existentes são duas das principais dificuldades apresentadas no grupo, e que impedem as entidades de acessarem os benefícios. 

Além da Setre, a formação conta com o apoio da Companhia de Ação Regional (CAR), Superintendência de Economia Solidária (Sesol), Secretaria Municipal da Agricultura e Central das Associações Comunitárias de Tucano (Cactu).

Lídice pede esforço concentrado pelo Nordeste.

Uma concentração de esforços “obssessiva” de congressistas e representantes do executivo dos nove estados nordestinos em torno de uma agenda que vise a redução das desigualdades regionais. Este é o receituário oferecido pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para alavancar o crescimento da região durante audiência pública para debater alternativas para o desenvolvimento da Região Nordeste, realizada nesta quarta-feira, pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
“Não dá pra ficar na guerra fiscal. Ou trabalhamos de forma conjunta ou então não teremos capacidade de competitividade e essas disputas intrarregionais terminarão nos sufocando e se tornando impeditivas de nosso desenvolvimento”, declarou Lídice.
O debate mediado pelo presidente da CDR, senador Inácio Aruda (PCdoB-CE), foi proposto pelo Movimento Integra Brasil: Fórum Nordeste no Brasil e contou com a participação da professora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco, Vivian Alcântara, presidente do Centro Industrial do Ceará, e Armando Avena, professor da Universidade Federal da Bahia.
Na opinião de Lídice, o centenário do nascimento de Rômulo Almeida, a ser comemorado no próximo ano, enseja a ocasião ideal para o Nordeste reinserir sua pauta no Congresso. “2014 é ano de Copa, de eleições e do centenário de Rômulo Almeida, ano de retomar a discussão do planejamento enquanto ferramenta essencial de repensar o Brasil. E Rômulo Almeida incorpora isso tudo porque foi o primeiro planejador. Ao homenagear Rômulo em seu centenário, poderemos recuperar esse processo de modernização e renovação do planejamento nordestino”, assinalou.
O advogado Rômulo Barreto de Almeida nasceu em 18 de agosto de 1914, em Salvador. Foi membro do conselho consultivo da Chesf, presidente do Banco do Nordeste do Brasil, do MDB-Bahia, professor da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufba, da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica, da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (Ebap-FGV). é autor de vários liuvrso sobre economia e planejamento, a exemplo de “A experiência brasileira de planejamento”, de 1950.
Lídice defendeu uma série de medidas conjuntas, que, em sua opinião, proporcionariam as condições necessárias para a inserção do Nordeste brasileiro na pauta da integração nacional. Para a senadora, estão entre estas medidas a adoção de um novo modelo das universidades públicas, a política salarial conjunta dos estados nordestinos para o funcionalismo público, a mudança da tributação do comercio eletrônico, o compromisso no sentido de viabilizar e concluir as obras das ferrovias transordestina e Fiol.
Em relação ao transporte, Lídice apontou a falta de opções e o alto custo das passagens aéreas como um dos fatores de dificuldade de agregação entre os estados nordestinos. “É mais fácil a gente ir de Salvador para São Paulo e para o Rio que Fortaleza ou São Luís”, criticou a senadora, para quem o potencial turístico da região torna imperativa a adoção de uma política conjunta para o setor.
Outra distorção apontada por Lídice no plano iterregional é a questão da cultura, que, para ela, também precisa ser trabalhada de forma unificada. “A cultura do semiárido, que é riquíssima, acaba sendo subjugada pela cultura litorânea em todos os estados nordestinos.
A senadora baiana também pediu o apoio dos congressistas para aprovar na Câmara projeto de sua autoria a nova regulamentação das Zonas de Processamento de Exportação. O PLS 764/2011 (http://lidice.com.br/?p=3634) foi aprovado pelo plenário do Senado na noite desta terça e segue para votação na Câmara, onde Lídice prevê uma “nova batalha” contra os estados com parque industrial mais desenvolvido, contrários ao projeto. “Nós do Nordeste vamos ficamos chatos porque insistimos em políticas que não tratem os desiguais de forma igual, como diria Ruy Barbosa”.

Assessoria da senadora.

A menina da foto.

Quando postaram pela primeira vez nas redes sociais a foto de menina com o cartaz desrespeitoso ao ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva eu ate a achei bonitinha. Sim, confesso de público a beleza da garota. Pele lisa, daquelas tratadas com cremes caros. Criada com iogurte, leite e alimentação de primeira. Claro, ela não deve ter passado dificuldades na vida. Ao menos, me perdoe se eu estiver errado, pôde estudar sem dificuldades. Diferente da maioria da população brasileira que teve as universidades públicas invadidas por quem fez o ensino fundamental e médio em escolas particulares. Criando uma disputa diferenciada.
Mas de tão chula a escrita eu fiquei pensando aqui com meus poucos neurônios que ainda mês restam. O que danado ela quis informar a respeito do dedo do ex-presidente? Que o perdeu quando estava trabalhando. Se para cada orifício, ao menos o que ela disse estar, só cabe um. Como foi ela a indicar onde pode ser achado, suponho que ele a está incomodando, e isto é caso médico. Digo a ela que o melhor é procurar um médico, pode ate ser psiquiatra, já que após longos anos, só agora ela resolveu reclamar do dito cujo no seu. Teria então ela gostado durante o tempo que se passou? Esta resposta só à menina da foto poderá nos dar.
A foto virou o símbolo da rapaziada que acordou agora. Sim! Porque muitos de nós já estamos nas ruas cobrando mudanças há bastante tempo. Muitos dos quais correndo da policia, em época de ditadura. E se hoje essa menina pode exibir tal cartaz, alguém tem que a informar que foi porque, pessoas como Lula, doaram sua vida pela liberdade de expressão neste país.
Eu li que a menina está solicitando que a sua foto não seja exposta em sites e blogs, mas como disse o poeta, “quem tá na chuva é pra se molhar”.


9.7.13

Polo Industrial de Camaçari completa 35 anos em franca expansão

Em pleno processo de expansão, o Polo Industrial de Camaçari (PIC), maior complexo integrado industrial da América Latina, completa 35 anos, comemorados com um evento na próxima quinta-feira (11). O programa Conversa com o Governador desta semana, gravado de Brasília, onde o governador Jaques Wagner participa, nesta terça-feira (9), do lançamento do Pacto Nacional Pela Saúde, traz informações sobre o PIC, demonstrando o bom momento vivido pela economia baiana.
“Os empresários, em parceria com o nosso governo, projetam um futuro. Estamos na área petroquímica com o complexo acrílico, temos as indústrias automotivas já instaladas e outras se instalando, como a JAC Motors e a Fóton. Eu fico feliz de estar, como governador, podendo viver esses 35 anos e projetar mais 35, com muito vigor”, diz Wagner.
Também reforçando o bom momento da economia baiana, o governador fala sobre a participação, em São Paulo, da Feira Internacional de Calçados e Acessórios (Francal), que será aberta esta semana. Os investimentos na construção da Escola de Iniciação Científica e do Centro Integrado de Comando e Controle, que vai abrigar o Centro Estadual de Monitoramento de Alerta de Desastres Naturais, completam os temas do programa.
Indústria calçadista - Ao falar sobre a Francal, Wagner afirma que a Bahia é grande produtora de calçados no Brasil, país que detém a terceira colocação mundial no segmento. “Nesse caso, para nós, é extremamente importante porque estaremos conquistando uma nova empresa que vai ocupar galpões de Itororó, deixados pela Azaléia e, portanto, devolvendo os empregos à nossa gente”. Segundo Wagner, na Bahia existem aproximadamente 60 empresas produzindo calçados.
O governador afirma que o Pacto Nacional Pela Saúde é um alívio para os prefeitos. “Essa iniciativa do Governo Federal, do Ministério da Saúde e da presidenta Dilma [Rousseff] é uma iniciativa extremamente poderosa para diminuir a carência de médicos que nós temos e melhorar o atendimento em todos os nossos municípios, aliviando, inclusive, o orçamento das nossas prefeituras”.
Segundo Wagner, ainda em Brasília, ele vai participar de uma reunião com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para tratar do anúncio feito pela presidenta Dilma, de mais R$50 bilhões para serem investidos na área de transporte público e melhoria do tráfego. “E aí vamos disputar mais investimentos, mais projetos pra nossa capital, Salvador”.
Segurança - O outro assunto que diz respeito a Salvador, a assinatura das ordens de serviço para a construção da Escola de Iniciação Científica e do Centro Integrado de Comando e Controle, representa, segundo Wagner, investimentos de aproximadamente R$ 60 milhões. A escola será construída no Parque Tecnológico. “Como o próprio nome está dizendo, será um espaço para iniciação da nossa juventude na área de ciência.
Quanto ao Centro Integrado de Comando e Controle, será construído no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e vai incluir o Centro Estadual de Monitoramento de Alerta de Desastres Naturais. “Ele já é uma consequência de todo nosso preparativo, através do Pacto Pela Vida, da melhoria do nosso investimento e eficiência em segurança. A gente funcionou provisoriamente durante a Copa das Confederações, recebemos vários equipamentos vindos do governo federal, que já são preparatórios para aquilo que será instalado”.

De acordo com o Wagner, será um grande centro integrado, interligado com os 22 centros de comunicação em implantação no interior do estado. “Você pode imaginar o quanto isso vai melhorar a eficiência e a eficácia da nossa ação na área de segurança pública”.

Prefeito Heleno Silva participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Preocupados com a situação financeira em que se encontram os municípios brasileiros, mais de quatro mil prefeitos, vice-prefeitos e vereadores estão hoje em Brasília para pedir a presidenta Dilma Roussef mais recursos para os municípios, está é a 16ª Marcha dos Prefeitos.
O evento teve a sua abertura ontem, dia 9, e prossegue até quinta-feira. Os temas prioritários dos debates são; saúde, previdência e educação, além de outras áreas temáticas a serem discutidos durante o evento da marcha. O tema dessa edição é o desequilíbrio federativo e a crise nos municípios.
O prefeito de Canindé Heleno Silva está em Brasília participando do ato, assim como a maioria dos prefeitos sergipanos. Segundo ele “o objetivo é reforçar as reivindicações para a correção dos programas federais na saúde, educação e na assistência aos municípios, que hoje estão precisando que seja cumprido o pacto federativo. E para amanhã há uma expectativa da fala da presidente Dilma nesta direção” disse Heleno.


7.7.13

Manifesto Passe Livre - Usina Apolônio Sales.

Nós, moradores, trabalhadores, profissionais liberais, estudantes e residentes nas proximidades da Usina Apolônio Sales/CHESF prejudicados com a interdição de passagem livre sob esta Barragem conclamamos toda a comunidade que, por necessidade, depende exclusivamente do trânsito nesta, para uma mobilização pacífica e ordeira a se realizar nesta segunda-feira, dia 08 de julho, às 5h da manhã em frente à Usina no lado alagoano com o objetivo de sensibilizar a administração CHESF para liberar o tráfego de pessoas e veículos, sem distinção, assim como era até 14/06/2013, em atendimento ao art. 5º de nossa Constituição Federal - Direito de Ir e Vir.
 
Outra pauta a ser reivindicada é a água tratada e sem interrupções  para a comunidade de Moxotó-AL, considerando que esta localidade convive constantemente com a falta de água, sob responsabilidade da CHESF.
Abaixo, segue a solicitação formal feita pelo Vereador Cacau Correia, Câmara Municipal de Delmiro Gouveia, até o presente momento NÃO ATENDIDA pela CHESF.
 
REQUERIMENTO Nº 012 de 2013
 
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE DELMIRO GOUVEIA:
 
Requeremos à Mesa Diretora na forma Regimental, ouvido o Plenário, que este expediente seja encaminhado ao diretor administrativo da CHESF (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), Dr. José Pedro de Alcântara Júnior, requerendo o que se segue na exposição de motivos do presente:
 
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS
Senhor Presidente,
Senhora Vereadora e Senhores Vereadores,
 
Acusamos em data de 12 de junho de 2013, o recebimento de Comunicado da Administração Regional de Paulo Afonso – BA, que trata dos critérios de acesso ao complexo hidroelétrico de Paulo Afonso, especificamente da Usina Apolônio Sales.
Cumpre-nos, inicialmente, manifestar nossa concordância com a criação e elaboração de um sistema de controle para acesso e movimentação de veículos nas áreas da usina, contudo ressaltamos a importância de serem observadas as recomendações do código de ética e de responsabilidade social da empresa CHESF, nos princípios mais humanísticos aos quais se direcionam.
 
Salientamos que o acesso que possibilita a travessia de Paulo Afonso-BA a Delmiro Gouveia-AL, não ocorre dentro das instalações da usina Apolônio Sales, e sim, acima do complexo hidroelétrico, tal qual a Usina de Sobradinho-BA e Boa Esperança-PI, cujas limitações e restrições de acesso não foram impostas tal qual as do presente comunicado. Ainda, insta salientar que a passagem da Usina Apolônio Sales possibilita o acesso mais rápido aos distritos Barragem Leste e São Sebastião, como também, aos povoados: Moxotó-Alagoas, São José, Porto da Barra, Gangorra, Sinimbu, Alto Novo, Jardim Cordeiro, localidades onde residem funcionários e ex-funcionários da empresa e suas famílias. Ressaltamos ainda que, é na Cidade de Paulo Afonso-Ba, onde os cidadãos destas comunidades supracitadas realizam suas atividades comerciais, trabalhistas e de lazer, em virtude de que Delmiro Gouveia, se localiza muito mais distante do que a cidade de Paulo Afonso.
 
Esclarecemos ainda que, na área indicada, há trafego de ônibus coletivo que transporta moradores e estudantes, pertencentes à empresa VITRAN, cuja liberação foi fruto de uma intensa reivindicação à Diretoria da Chesf e a mais de trinta anos trafega, respeitando um contrato assinado com a Administração Regional de Paulo Afonso, com cláusulas de compromissos e sem exigências pessoais ou particulares de acesso aos passageiros, e que mesmo assim, não existe histórico de acidentes, vandalismo ou análogos nessa área de travessia.
Nessa linha de raciocínio solicitamos revisão dos itens estabelecidos, conforme abaixo salientamos, por considerá-los abusivos e contrariarem as diretrizes traçadas pela própria empresa, no que concerne a sua responsabilidade social, principalmente com a comunidade mais envolvida com as atividades da Usina, que são os trabalhadores e suas famílias, assim esclarecendo:
1. Item 1.1 – Sabe-se que muitos dos funcionários da empresa residem em cidades localizadas de um lado da área da usina e possuem famílias, que residem em lados opostos. Qualquer evento de lazer do empregado com a família, naturalmente, ultrapassará as 19:00H. A saída do funcionário, além desse horário pela Rodovia representa sério risco de assalto e violência, como os diversos casos ocorridos com frequência nos últimos meses. Solicitamos, assim, revisão do referido item, sem a imposição das limitações horárias nos finais de semana e feriados.
2. Itens 1.2 e 1.3 – As restrições a um membro da família impossibilitam que o exercício do direito de acesso de trafegar, através da Usina Apolônio Sales, dos próprios dependentes seja exercido. Como fazer a escolha de qual dependente poderá exercê-lo? De mesma sorte, o direito de acesso cabe, em nosso entender, a viúva (Pensionista) e filhos de funcionários ou aposentados. Solicitamos que seja viabilizado documento, seja individual ou coletivo, que possibilite a toda a família, inclusive viúvas e filhos, vinculados aos empregados e aposentados, assegurando o acesso da travessia a todos os membros do núcleo familiar, visto que identificados pelo vínculo com o funcionário ou aposentado.
3. Solicitamos também a autorização de acesso da travessia aos Vigilantes e funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviços à Chesf e a mais uma pessoa, estritamente identificada pelo empregado ou aposentado, mediante motivo justificado, haja vista, apresentamos como exemplo, casos em que mães e pais já idosos residem com familiares do funcionário/aposentado e necessitam realizar a travessia, com certa frequência ou urgência, por motivos pessoais e de saúde.
 
4. Solicitamos também a autorização para acesso dos ônibus pertencentes ao município de Delmiro Gouveia-AL, que trafega transportando estudantes, com o fim especifico de encurtar a viagem e torná-la, de igual sorte, mais rápida, visto que o tráfego pela rodovia BR 423 (via Jardim Cordeiro), além de ser mais longo, está provocando atrasos no horário de chegada às aulas, por ser deveras demorado, além de sacrificar nossos estudantes.
Adiantamos nosso interesse, enquanto representantes legais dos cidadãos, em participar de tais deliberações, em face de não ser o comunicado, aqui tratado, documento que possui efeito de norma empresarial, porém cujas medidas impositivas geram repercussões danosas às comunidades citadas e desta forma atingi os cidadãos no seu direito de locomoção, e principalmente os funcionários, ex-funcionários e seus familiares.
 
Na certeza de vossa sensibilidade, espírito público e determinação ética, ratificamos nosso entendimento e reiteramos os pedidos acima para deliberação no órgão competente.
Sala das Sessões da Câmara Municipal, 20 de junho de 2013.
Carlos Roberto Correia da Silva
Presidente
 
Edmo Sandro de Oliveira
2º Vice-Presidente
Marcos Antônio Silva
1º Secretário
Geraldo Xavier 
2º Secretário
 
Francisco de Assis Pereira de Sá
3º Secretário
José Milton Lisboa
Vereador
Edvaldo Francisco do Nascimento
Vereador
 
Henriqueta Eva Cardeal
Vereadora
 
Pedro Paulo de Farias Oliveira
Vereador
 
Carlos José Bezerra dos Santos
Vereador 
 
Ezequiel de Carvalho Costa
Vereador
7