16.3.13

ERA MELHOR UM VAMPIRO ARGENTINO E UM PAPA BRASILEIRO.


O mundo cristão acompanhou atentamente a escolha do novo papa e no dia 13 foi anunciado o “habemus papam” e o escolhido foi o arcebispo de Buenos Aires, o argentino Jorge Mario Bergoglio, que se chamará de Francisco. Francisco se deveu a São Francisco de Assis, por sua humildade, e a Francisco de Paula, o evangelizador da Ásia. De quebra foi primeiro papa latino-americano e jesuíta da história. Até ai tudo bonitinho.
O diário esportivo argentino Olé destacou em sua edição eletrônica a escolha do argentino como resultado da “La mano de Dios”, parafraseando a expressão usada para se referir ao gol de mão de Maradona na Copa do Mundo de Futebol contra a Inglaterra. Cá para nós, os argentinos além de Maradona agora têm um papa, não é de lascar?
O Brasil com sua ladainha de maior país católico com mais de 120 milhões de católicos permanecerá com seu grande herói Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, o anti-herói que tem medo do sobrenatural e das coisas do outro mundo e assim continuará por toda sua eternidade. O País serve para as estatísticas, e tanto é que começou a vazar que na escolha do novo papa estiveram disputando o Scola, o canadense, Bergoglio e nada de brasileiro.
Na noite do dia 13 e na manhã e noite do dia 14.03 estive assistindo alguns depoimentos sobre o novo papa em redes de televisão, incluindo-se as TVs católicas como a Aparecida e a Rede Vida e fiquei um tanto assustado sobre o que se disse do novo papa, especialmente da acusação de colaborador das ditaduras militares da Argentina e responsável por entregar os padres Orlando Yorio e Francisco Jalics aos militares que os seqüestraram e os torturam. O Arcebispo Jorge Mario Bergoglio, inclusive, chegou a ser inquirido pela Justiça argentina nas audiências sobre o regime responsável por 30 mil mortes.
Um teólogo ouvido na Rede Vida sobre a acusação de Bergoglio haver colaborado com a ditadura militar argentina, apresentou uma estranha explicação e foi infeliz ao comparar o trabalho de Bergoglio, na Argentina com o de Dom Evaristo Arns no Brasil. Para o teólogo, a conduta do papa na argentina seria para manter um diálogo com o regime e diminuir o sofrimento das pessoas. Ora, meu caro! Dom Paulo Evaristo Arns foi o refúgio contra o sofrimento sem entregar de pessoas.
No jornal nacional da Globo, edição de 14, a impressão passada por Ilze, por Uchoa e a segunda repórter era de que Bergoglio fosse um Deus, um onipotente, o caridoso, o humilde, o pais dos pais. Enquanto a biografia do novo papa é polida para encobrir escorregos e comprometimento dele com a ditadura militar argentina, o Wikileaks divulgou que para os EUA o envolvimento de papa com ditadura enfraquecia crítica aos Kirchner. Bergoglio não poupou forças na sua oposição aos Kirchner.
A Igreja católica perdeu influencia na Europa, na Ásia tem atuação limitada e perde território para o islamismo, principalmente, no norte da África, tendo seu feudo particular nas Américas do Sul e Central.
Embora um ilustre desconhecido para nós, o argentino Bergoglio que é da Igreja ultraconservadora, um ortodoxo cristão, quando da eleição do papa Bento XVI concorreu com esse e disputou de perto a indicação papal.

Como todo ortodoxo é contra o aborto, a união entre pessoas do mesmo sexo, a adoção de crianças por homossexuais, os métodos anticonceptivos como o uso da pílula e da camisinha.
Não sei a posição dele sobre as pesquisa com as células tronco e ai não deve ser diferente do que foram João Paulo II e Bento XVI, um atraso inaceitável para uma Igreja que não acompanha os novos tempos. Jovens cristãos ouvidos em Roma e os que estão voltados para a Jornada Mundial da juventude no Rio se disseram entusiasmados com o novo Papa sem apresentar um raciocínio como ele melhoraria a Igreja católica.
João Paulo II, o polaco, um ortodoxo, foi o escolhido quando as repúblicas do leste europeu já estavam em processo de decomposição, enquanto Bento XVI que fizera parte da juventude hitlerista, o que era uma imposição de Estado na época, e ambos eram da linha conservadora da Igreja Católica. Francisco que não será o Chico é opositor aos governos dos Kirchner e não será por caso que saia da América do Sul um papa quando a maioria ou quase a totalidade dos países da América do Sul e da América central do estão sob regime das esquerdas.
Nosso saudoso apresentador da TV Bandeirante Joelmir Betting quando se referia à estabilização dos preços das ações nas bolsas ou a cotação do dólar usava da expressão andar de banda. Com a escolha de Bergoglio a Igreja Católica estará andando de banda e será a mesma Igreja de João Paulo II e Bento XVI, para a alegria das demais Igrejas cristãs. Enquanto isso lê no Exame.com que o papa Francisco perdeu para Luan Santana entre os assuntos mais falados no Brasil no dia da escolha dele.
A Igreja católica que não serve é aquela que prega o conformismo e a pobreza como um castigo de Deus. Aliás, a fé pregada pela Igreja para os povos das Américas nada mais era do que instrumento de dominação dos colonizadores.
ATESTADO DE VIRGINDADE. Em meio ao tiroteio a eleição do novo Papa, eis que na Bahia de Jaques Wagner e parece que já é tempo dele pastar por ai, um dos requisitos para se submeter ao concurso de delegado de polícia, escrivão e em se tratando de candidato mulher é a virgindade, conforme EDITAL DE ABERTURA – SAEB/01/2013, de 11 de janeiro de 2013. O Edital dispensa a candidata que possui "hímen íntegro" de entregar os exames de colposcopia, citologia e microflora. A mulher que queira concorrer aos cargos deve apresentar atestado médico que comprove a referida condição com assinatura, carimbo e CRM do médico que o emitiu.
GORILA NA CBF. Como o Brasil não tem Papa para ser acusado de colaboração com as forças da repressão, a vez aqui é de Marin, presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF. Em discurso quando legislador ele pediu intervenção das forças de segurança na TV Cultura de São Paulo contra a infiltração de comunistas na emissora e como resultado da deduragem o jornalista Vladmir Herzog foi preso, torturado e morto nos subterrâneos da ditadura. Romário, ex-jogador de futebol e agora deputado federal pelo RJ, pretende uma audiência pública para discutir o caso Marin. Eu já subscrevi a petição eletrônica do“fora Marin”.
ESTADO E RELIGIÃO. Essa eu não sabia e saiu publicado no folha on-line, edição de hoje. A Argentina é um dos maiores países católicos e com seus 40 milhões, estima-se que católicos sejam entre 31 a 34 milhões. Até ai tudo bem. A novidade é por força de norma constitucional
o Estado mantém na folha de pagamento dos bispos, padres e seminaristas. Lá um Bispo recebe R$ 11.000,00, com direito a aposentadoria.
Paulo Afonso, 15 de março de 2013.
Fernando Montalvão.
Montalvão Advogados Associados.

14.3.13

Josias participa de ato que doa terreno a Univasf e adianta criação do curso de Medicina em Paulo Afonso.


O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, participou nesta quinta-feira, 14 do ato público que marcou a assinatura do termo de posse prévia do terreno doado pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), na cidade de Paulo Afonso. O evento foi realizado no Loteamento Sal Torrado II, área doada à Univasf e que vai abrigar o sexto campus da instituição e o terceiro na Bahia, previsto para entrar em funcionamento em 2015, inicialmente com o curso de Medicina e oferta de 40 vagas anuais.
Na opinião do parlamentar baiano, “o ato de doação do terreno consolida a luta que estamos empreendendo há tanto tempo em favor da expansão da Univasf, juntamente com o companheiro e deputado estadual Paulo Rangel, o prefeito Anilton Bastos, o reitor Julianelli Toletino, os dirigentes da Chesf, e tantos outros companheiros e companheiras que lutaram em prol dessa conquista extraordinária para a sociedade de Paulo Afonso”.
A área doada à universidade mede cerca de 100.000m², e conforme cronograma estabelecido pela Univasf, o processo de licitação para seleção da empresa para execução das obras ocorrerá ainda este ano. Além de salas de aula, laboratórios, biblioteca e setores administrativos, o projeto concebe infraestrutura urbanística e paisagística, equipamentos de apoio que incluem centro de convivência e de serviços que serão oferecidos dentro do campus. Além dos recursos destinados às instalações físicas, inicialmente de R$ 14 milhões, também está pactuado com o MEC o provimento de 90 vagas para concurso público, visando à contratação de 60 docentes e 30 técnicos-administrativos de nível médio e superior.
Conforme o assessor especial da Reitoria, professor Edmilson dos Santos, que está à frente dos trabalhos de expansão da universidade, a implantação do segundo curso de Medicina da Univasf está em consonância com projeto do Ministério da Educação de reduzir o déficit de médicos, com incentivo à ampliação de vagas e cursos oferecidos pelas universidades federais, especialmente na região Nordeste, cuja carência destes profissionais é maior que no resto do país. O curso de Medicina já é oferecido pela instituição, em Petrolina (PE), no campus sede, desde 2004, ano que a Univasf iniciou suas atividades acadêmicas.
Para o reitor Julianeli Tolentino, a implantação do campus de Paulo Afonso é fruto de “um trabalho em parceria”. Ele ressalta o apoio recebido que avalia ter sido decisivo para a viabilização do projeto. “A nossa proposta foi entendida”, destaca Julianeli. “O apoio que estamos recebendo da Chesf para uma empreitada deste porte; a interlocução com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e demais lideranças políticas possibilitaram esta ação, um sonho de tantas pessoas dessa região, e que deverá se consolidar muito em breve”, ressaltou.

MPF e PF apreendem máquinas caça-níqueis em Paulo Afonso.


O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso/BA e a Polícia Federal (PF) de Juazeiro/BA realizaram no fim da tarde da última terça-feira, 12, uma operação de busca e apreensão de máquinas caça-níqueis, no município de Paulo Afonso. Foram apreendidas três máquinas caça-níqueis no bairro de Tancredo Neves, na Rua Delmiro Gouveia, 830.
De acordo com o procurador da República Leandro Mitidieri, que acompanhou a operação, não havia dinheiro nas máquinas apreendidas e as investigações são voltadas a descobrir o esquema de distribuição dessas máquinas na região.

Um delegado, três agentes e dois peritos da PF participaram da operação, cujo mandado de busca e apreensão foi expedido pela Justiça Federal em Paulo Afonso.
O inquérito policial que apura o caso foi requisitado pelo MPF após denúncia anônima, sendo confirmada a existência da prática ilegal por um agente e um escrivão da PF, que estiveram previamente no local.
O uso de máquinas eletrônicas programáveis (MEP’s), conhecidas como caça-níqueis, vídeo-bingos e vídeo-pôquer, é contravenção penal que, praticada em conexão com o crime de contrabando ou descaminho, em relação a componente eletrônico presente nessas máquinas, determina a atribuição do MPF para a investigação.

Prefeitura de Canindé realizará “peixamento” no Rio São Francisco durante Semana da Água.


Na próxima terça-feira (19), a prefeitura de Canindé de São Francisco realizará a soltura de cerca de 15.000 alevinos, doados pela Codevasf e Chesf, de espécie nativa nas águas do Rio São Francisco (o chamado “peixamento”). A ação faz parte da programação da Semana da Água, que acontece na cidade e em todo o país entre os dias 18 e 22 deste mês, em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março).
Durante esse período, serão ministradas palestras e atividades educativas, que terão como público-alvo estudantes da rede municipal de ensino, organizações da sociedade civil e a população em geral. O evento é organizado pelas Secretarias de Planejamento através do departamento de Meio Ambiente. O prefeito de Aracaju, João Alves Filho, dará uma palestra com o tema “Água! O Tesouro do Sertão”.
Para o prefeito de Canindé, Heleno Silva, o peixamento no Rio São Francisco é um ato simbólico, mas de grande importância para os ribeirinhos e o rio. “Nós estaremos devolvendo às águas o que retiramos ao longo de vários anos. Recolocar alevinos e povoar as águas é um ato de preservação, para que no futuro não falte alimentos no Rio São Francisco, que é tão castigado pela pesca predatória e esgotos jogados diariamente sem tratamento algum”, explicou o gestor.
Abaixo, a programação da Semana da Água em Canindé:
Dia 18/03 (segunda-feira):
·       Atividades nas Unidades escolares do Município;
Dia 19/03 (terça-feira):
·       Peixamento no Rio São Francisco;
·       Premiação do concurso de redação e visita ao Canyon de Xingó (Saída da praça central);
Dia 20/03 (quarta-feira):
·       Palestra com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (Tema: Água! O Tesouro do Sertão);
·       Exposição itinerante – Rio São Francisco, oganizada por Luiza Pfal;
·       Lançamento do I Concurso Fotográfico, sob o tema “Um despertar para um novo mundo” (Local: Clube Altemar Dutra, às 19h);



Dia 21/03 (quinta-feira):
·       Palestra “Protagonismo juvenil e sua importância para a conservação dos recursos ambientais”, ministrada por Thiago Roberto Soares Vieira (Engenheiro, Engenheiro Florestal, Coordenador do Monumento Natural Grota do Angico – SEMARH). Local: Clube Altemar Dutra;
Dia 21/03 (sexta-feira):

·        XIV Caminhada pela Vida. Saída da Praça central, às 07h.

Ascom/Canindé-SE.

13.3.13

Em entrevista a Giuliano Ribeiro das Rádios Delmiro e ao Rogério Costa das Rádios Gazeta, Dilma fala da retirada de 22 milhões da miséria e do enfrentamento à seca.


A presidenta Dilma Rousseff conversou, na manhã desta quarta-feira (13), com rádios de Alagoas sobre as medidas adotadas para o enfrentamento da estiagem no Semiárido Nordestino, considerada uma das maiores dos últimos 50 anos, e para a retirada de 22 milhões de brasileiros da pobreza extrema. Dilma também falou da visita feita nesta terça às obras do Canal do Sertão Alagoano, que vai levar água do Rio São Francisco a 42 municípios do estado.
“O Bolsa Família veio de uma vontade política de acabar com a pobreza no Brasil. (…) Foi uma escolha política, cuidar dos cidadãos mais pobres do Brasil. (…) O Brasil era um dos países mais desiguais do mundo, no início dessa década. E, se não houvesse o Bolsa Família, teríamos 36 milhões de pessoas extremamente pobres. Portanto, foi preciso garantir para as pessoas uma rede de proteção social. (…) E essa garantia de R$ 70 mínimos por pessoa da família nos permitiu tirar 22 milhões da miséria”, afirma.
A presidenta ainda falou sobre a parceria para diminuir a violência em Alagoas. Segundo Dilma, já foram investidos pelo governo federal mais de R$ 38 milhões, e deslocados 230 agentes da Força Nacional, que ajudam no policiamento ostensivo e de proximidade. Para ela, as ações já mostram efeito, com a queda de 10% da média diária de crimes letais violentos.
Dilma lembrou que 4 mil armas de fogo foram apreendidas e destruídas, e 53 criminosos de alta periculosidade foram transferidos para presídios federais, o que desarticula as quadrilhas no estado. A presidenta afirmou que ainda serão investidos muitos milhões de reais para fortalecer o sistema prisional do estado, com a construção de uma cadeia pública em Maceió para 450 detentos, e para oferecer uma estrutura adequada à segurança pública e à justiça criminal.

12.3.13

MPF requisita estudo do valor histórico, cultural e paisagístico da Ponte Metálica Dom Pedro II.


A ponte é responsável pela ligação dos municípios de Paulo Afonso/BA e Delmiro Gouveia/AL.
O Ministério Público Federal (MPF) em Paulo Afonso/BA requisitou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o estudo do valor histórico, cultural e paisagístico da Ponte Dom Pedro II, como patrimônio histórico nacional, para fins de tombamento, conforme o Decreto-Lei nº 25, de 30 de novembro de 1937.
A ponte foi construída na década de 50, toda em metal e está encravada no canyon do Rio São Francisco, sendo responsável pela ligação dos municípios de Paulo Afonso/BA e Delmiro Gouveia/AL.
As informações vão subsidiar um inquérito civil que tramita no MPF em Paulo Afonso sobre o assunto.

11.3.13

Prefeitura Canindé recupera 200 km de estradas rurais.


O prefeito de Canindé de São Francisco, Heleno Silva, anunciou nesta segunda-feira, 11, que já foram recuperados 200 km de estradas rurais com piçarramento no município, serviço que não era feito há 16 anos. Entre as rodovias que receberam as obras, estão as que percorrem os povoados Curituba, Mandacaru I e II, Lagoa do Frio, Baixa Verde, Guaté, Serra Grande, Lagoa do Serrote, Capim Grosso, Pedra de Amolar e Quixabeira.
O serviço teve como objetivo retirar, com o uso de máquinas, as conhecidas costelas de vaca, irregularidades causadas pelo acúmulo de água da chuva na superfície da via não pavimentada. O serviço também contou com a aplicação uma cobertura de 18 cm de piçarra, que é uma mistura de terra, areia e cascalho que dará melhor sustentação ao leito das estradas, facilitando o tráfego de veículos.
Da última vez que um serviço como este foi feito, segundo o secretário de Obras Carlos Roberto Fonseca, já se passaram 16 anos. “Durante este período, as chuvas e a movimentação de automóveis desgastou as estradas a um nível que não se podia mais esperar pela recuperação”, justificou o secretário.
O prefeito de Canindé explicou que a administração municipal quis priorizar as rodovias usadas no transporte escolar e na região da bacia leiteira, para melhorar o escoamento do produto, mas deixou claro que as obras terão continuidade noutras localidades. “O serviço vai continuar até que todas as estradas do município estejam recuperadas e que possam ser trafegadas sem dificuldades”, completou Heleno Silva.
Ascom/Canindé-SE