Peça de Bertold Brecht é encenada pelo Movimento dos Pequenos Agricultores.

A arte teatral envolve as pessoas e conta as historias da sociedade por muitas gerações, atualmente num momento vivido de transformação tecnológica  o teatro e outras artes populares vão sendo soterradas por ferramentas individualistas. Nesse contexto o Grupo de  teatro Raízes Nordestinas   de Poço redondo estado do Sergipe assume a tarefa de colocar o povo  trabalhador e o teatro numa mesma sintonia, resgatando obras de grandes pensadores como Brecht, no entanto com uma boa pitada da realidade nordestina.
O Grupo existe deste o ano de 2000, tendo se constituído no processo de realização de atividades missionárias e de formação de grupos de jovens. atualmente faz parte do  MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores,  envolvidos com o objetivo da reafirmação da cultura camponesa, parte fundamental do Plano Camponeses.
Atuando não somente no município onde reside,  a trupe envolve jovens de comunidades camponesas de Maranduba e de Queimadas do Município de Poço Redondo   desenvolvendo  um trabalho em todo território do alto sertão sergipano, com ações nos campos da musica, educação  e comunicação popular além de se tornar uma grande referencia de organização da juventude, tudo isso baseado  na perspectiva da transformação social  com arte, ou melhor como uma arte.


O Grupo de Teatro Raízes Nordestinas é hoje uma importante referencia da arte e da cultura no Estado de Sergipe, tendo sido dirigido por profissionais do teatro sergipano como Isaac Galvão, Raimundo Venâncio, Luiz Carlos Reis e Virginia da Fonseca Menezes. Seus dois últimos trabalhos foram: A megera domada, uma adaptação de Virginia Lucia do clássico Willian Shakespeare e Os Corumbas, uma adaptação de Valfran de Brito do romance homônimo de Amando Fontes.
atualmete o grupo  faz a gestão de um Ponto de Cultura, "Rendar a Arte Com os Fios da Cultuar" e a gestão de uma Escola Popular de Musica mantendo um trabalho de iniciação teatral permanente com 40 adolescentes e jovens do campo e da cidade do município de Poço Redondo. Em dezembro de 2012 o Grupo inaugurou o primeiro espaço teatral da região que ganhou o nome de “Raízes Nordestinas”. 

Nenhum comentário: